Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

ASUS marca evento em que pode anunciar notebooks com chips Intel Alder Lake-HX

Por| Editado por Wallace Moté | 19 de Abril de 2022 às 13h20

Link copiado!

ASUS
ASUS
Tudo sobre ASUS

A ASUS acaba de anunciar um evento para apresentar novos aparelhos equipados com Windows 11, com data marcada para 9 de maio, às 13h no horário de Brasília. Chamada "o auge da performance", a apresentação deve revelar ao menos três novos notebooks da marca que, ao que tudo indica, podem ser alguns dos primeiros dispositivos do mercado a serem equipados com os inéditos chips Alder Lake-HX da Intel.

ASUS marca evento para mostrar "o auge da performance"

O convite divulgado no site oficial da empresa não revela muitos detalhes sobre os produtos a serem anunciados, mas apresenta algumas dicas sobre o que podemos esperar, começando pelo nome da apresentação. As máquinas devem contar com hardware extremamente potente, para atender à proposta do "auge da performance", o que levou às especulações sobre o uso dos chips Alder Lake-HX.

Continua após a publicidade

Os componentes, ainda não anunciados, já vazaram por diversas vezes com especificações ainda mais robustas que os atuais processadores mobile da Intel, atingindo os 16 núcleos, configuração nunca vista em notebooks. A página conta ainda com três "rotas de exploração", que sugerem que ao menos três novos dispositivos devem ser anunciados.

Acessar cada uma delas exibe imagens com laptops de diferentes linhas da marca — a de "Criador sem concessões" exibe os modelos mais poderosos, como o Zenbook Duo, enquanto a de "Viajante estiloso" mostra os Zenbooks mais premium, incluindo o recém-anunciado 14X com tela OLED. A última rota, de "Jovem criador de tendências", apresenta os notebooks mais focados em portabilidade e versatilidade, com formato 2 em 1.

Continua após a publicidade

Considerando essas informações, é provável que a ASUS atualize todas as linhas durante o evento, com modelos renovados com a 12ª geração da Intel. Também não se pode descartar a possibilidade de vermos algumas das novidades munidas da família Ryzen 6000 da AMD, especialmente diante da aproximação das companhias nos últimos anos.

Linha Alder Lake-HX deve levar chips de desktop aos notebooks

De acordo com os rumores e vazamentos, a linha Intel Alder Lake-HX vai trazer aos notebooks os dies utilizados nos processadores da empresa para desktops. Os modelos teriam as mesmas especificações, mas em formato BGA soldado e com otimizações para atingir o máximo de performance em um consumo médio de 55 W, limitado para atender melhor o formato e as capacidades térmicas dos notebooks.

Continua após a publicidade

As informações vazadas também já deram detalhes sobre quatro dos modelos, liderados pelo Core i9 12950HX. O componente traria 16 núcleos e 24 threads, sendo 8 P-Cores de alto desempenho a 4,9 GHz e 8 E-Cores de baixo consumo, com 30 MB de cache L3. Logo abaixo estaria o Core i9 12900HX, com as mesmas especificações — é provável que haja mais limitações energéticas e térmicas nesse caso.

Para máquinas um pouco menos avançadas, a Intel estaria preparando o Core i7 12850HX, também de 16 núcleos e 24 threads, mas com clocks mais conservadores de até 4,7 GHz e cache menor de 25 MB. Por fim, notebooks intermediários teriam acesso ao Core i5 12650HX, de 12 núcleos e 16 threads, sendo 6 P-Cores a até 4,6 GHz e 8 E-Cores, junto a 18 MB de cache.

Fonte: ASUS, WCCFTech