Publicidade

O que é e como funciona o Face ID

Por  • Editado por  Guadalupe Carniel  | 

Compartilhe:
Reprodução
Reprodução
Tudo sobre Apple

Pela precisão e viabilidade do recurso, muitos usuários podem ter dúvidas sobre o que é e como funciona o Face ID — por qual motivo ele é tão confiável e pode garantir a proteção das informações contidas nos dispositivos.

O que é o Face ID

O Face ID é uma avançada tecnologia da Apple para autenticação e segurança do iPhone e iPad Pro. Estreou em novembro de 2017, com a apresentação do novo iPhone X, ele sucedeu à linha de iPhones que contavam com o sensor de impressão digital como principal método de biometria.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Atualmente, o Face ID ainda continua sendo o principal e mais avançado método de biometria no mercado de smartphones, garantindo autenticação biométrica com maior segurança e intuitividade que as tecnologias antepassadas. Além de desbloquear o aparelho, o reconhecimento facial da Apple também pode autenticar compras pelo Apple Pay, além de download e assinatura de apps na App Store.

Como funciona o Face ID

À primeira vista, pode parecer estranho e incomodo utilizar um iPhone com um entalhe enorme no topo da tela. O motivo é simples de explicar, mas envolve uma grande engenharia por trás dos panos: o sistema de câmera TrueDepth. Ele é o responsável pelo funcionamento do Face ID. Seu papel é mapear a geometria do rosto com precisão e, devido a isso, precisa ocupar uma parte maior da tela que comparado a uma câmera selfie comum.

Para entender melhor a mágica do TrueDepth, a sua tecnologia avançada - que integra hardware e software - faz a leitura de dados do rosto com precisão e projeta milhares de pontos invisíveis para desenvolver um mapa de profundidade, além de reforçar a sua precisão com uma imagem infravermelha da face. Isso impede definitivamente que uma simples foto consiga desbloquear o iPhone ou iPad Pro.

Esse recurso é possível graças a parte do Neural Engine, presente nos chips A11, A12 Bionic, A12X Bionic, A13 Bionic, A14 Bionic e A15 Bionic e protegida pelo Secure Enclave. Assim, o mapa de profundidade e a imagem infravermelha podem ser calculadas rapidamente para uma comparação de dados.

A inteligência do recurso é tamanha que o Face ID pode adaptar-se às mudanças do fenótipo de uma pessoa, ou seja, mesmo se usar maquiagem ou crescer a barba ainda é possível usar o reconhecimento facial. Além disso, se houver outro tipo de mudança mais brusca no rosto, basta usar o código de desbloqueio para confirmar a identidade que o Face ID irá atualizar o dados.

E não há problema se o usuário estiver em um ambiente iluminado ou no escuro, e ainda utilizar chapéu, lenço, óculos, lentes de contato, ou outros acessórios similares no rosto, o Face ID poderá ainda reconhecê-lo e fazer a autenticação dos dados. Um dos únicos contrapontos é a utilização de máscara, que já foi resolvido com o iPhone 12 (ou posterior) atualizado a partir do sistema iOS 15.4.

Continua após a publicidade

Dá pra burlar o Face ID?

Com as inúmeras tentativas de cópia do recurso da Apple em smartphones concorrentes, o consumidor pode ficar desconfiado quanto a segurança do próprio recurso original. Afinal, uma pessoa comum conseguiria burlar o Face ID utilizando uma foto ou outro recurso semelhante?

A resposta é: não. Não há como uma pessoa comum utilizar métodos alternativos para enganar o Face ID e acessar as informações do usuário. Isso não quer dizer que a tecnologia é a prova de falhas, alguns estudos já mostraram ser possível contornar a biometria e desbloquear o aparelho. Porém, pessoas comuns não precisam se preocupar, em geral as chances de acontecer com pessoas comuns são ínfimas.

Como configurar o Face ID

Continua após a publicidade

Para dar seus primeiros passos com o Face ID no iPhone ou iPad Pro, você precisa registrar o seu rosto no dispositivo. Para isso, siga os passos abaixo:

  1. Abra o app Ajustes. Em seguida, toque em "Face ID e Código";
  2. Digite o código de desbloqueio do dispositivo;
  3. Toque em "Configurar Face ID";
  4. Posicione seu rosto de frente para a câmera do dispositivo para configurar o Face ID. O recurso precisa ver seus olhos, com distância do alcance do braço de 25 a 50 cm do rosto.

Depois de registrar o rosto no Face ID, você pode começar a utilizá-lo no seu dispositivo Apple. Você deve utilizar o recurso para desbloquear o iPhone ou iPad Pro, autenticar compras na App Store, iTunes Store e confirmar o uso de um cartão de crédito ou débito no Apple Pay.

Continua após a publicidade

Se você estiver notando problemas de funcionamento do reconhecimento facial no seu dispositivo, acesse nosso guia sobre como corrigir problemas no Face ID ou entre em contato com o Suporte da Apple.