Como desbloquear o iPhone com Face ID usando máscara

Por Lucas Wetten | Editado por Bruno Salutes | 11 de Março de 2021 às 10h50
Foto: Fábio Lucas (Unsplash)

Com o uso de máscaras de proteção se tornando obrigatório em diversos locais desde o ano passado, um problema surgiu ao utilizar o reconhecimento facial do iPhone: para desbloquear a tela, era necessário remover a máscara ou então digitar o código de senha.

O recurso de Face ID foi introduzido no iOS 13 no final de 2017, e está disponível desde a geração do iPhone X em diante. Em abril do ano passado, diante dessa questão da máscara, a Apple lançou uma nova atualização, o iOS 13.5, que passou a trazer uma melhoria na agilidade do iPhone em reconhecer que o seu rosto está obstruído pela máscara e não poderá desbloquear o celular automaticamente pelo Face ID. Em menos de 1 segundo após este reconhecimento, a tela de senha aparece para você digitar o seu código.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Porém, isso não resolve bem o problema. Existe uma alternativa de reconfigurar o reconhecimento facial para que ele funcione mesmo com o uso da máscara no rosto. Confira o passo a passo abaixo e teste no seu iPhone:

Passo 1: em "Ajustes", desça até a opção "Face ID e Código", digite o seu código de acesso e clique em "Redefinir Face ID", destacado em vermelho;

Selecione "Redefinir Face ID", destacado em vermelho, para reconfigurar o reconhecimento facial do seu iPhone. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Passo 2: com a configuração redefinida, clique em "Configurar Face ID" e coloque a sua máscara ocupando apenas a metade do seu rosto. Faça os dois escaneamentos desta forma, com a máscara em um só lado do seu rosto;

Cubra apenas um dos lados durante este passo. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

É possível que a mensagem "Rosto Obstruído" apareça durante algum dos escaneamentos, isso vai depender de como o seu nariz está aparecendo ao mover-se durante a nova configuração. Caso apareça, siga as instruções de mover a cabeça para o lado indicado tirando um pouco a máscara de cima do nariz.

Passo 3: ao concluir, você voltará para a tela inicial e verá a opção "Configurar um Visual Alternativo". Selecione, utilizando a sua máscara apenas do outro lado do seu rosto, e faça os dois escaneamentos do visual alternativo desta maneira;

Para a configuração do visual alternativo, cubra o outro lado do rosto com a máscara. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Com o Face ID redefinido, bloqueie o seu iPhone e faça o teste. Tenha em mente que talvez seja preciso refazer algumas vezes este processo até que funcione, pois tanto a posição do nariz durante a configuração como a variedade de diferentes tamanhos de máscaras podem influenciar no reconhecimento facial do iPhone.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.