Como corrigir problemas no Face ID

Como corrigir problemas no Face ID

Por Thiago Furquim | Editado por Guadalupe Carniel | 19 de Outubro de 2021 às 22h00
Divulgação/Apple

O Face ID é uma das formas de autenticação biométrica mais avançadas em smartphones produzidas pela Apple. A tecnologia está presente em diversos modelos de iPhone e em todas as gerações do iPad Pro, permitindo ao usuário ações como desbloquear seus aparelhos e autenticar compras de aplicativos.

Embora seja altamente confiável, existem situações em que o Face ID pode não funcionar corretamente ou falhar maneira constante. Se você estiver notando esse comportamento incomum, você deve rever alguns ajustes do iOS/iPadOS que devem corrigir eventuais bugs e outros problemas.

Confira, abaixo, dicas que podem ser úteis para você consertar o Face ID no seu aparelho Apple.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Verifique os ajustes do Face ID

É importante verificar se o Face ID e seus recursos estão devidamente ativados no sistema. Para isso, abra o app Ajustes e vá em "Face ID e Código". Marque todas as opções que você considerar importantes para seu uso e verifique o funcionamento.

Verifique se as opções da biometria facial estão ativados - Captura de tela: Thiago Furquim (Canaltech)

Veja se há alguma sujeira na câmera TrueDepht

Se você pensa que o Face ID funciona apenas com a câmera frontal, saiba que todo o notch (entalhe do topo da tela do aparelho) utiliza tecnologias que integram a autenticação facial do iPhone e iPad. Portanto, qualquer resíduo ou obstrução (trincos, capinhas) cobrindo essa área pode atrapalhar o funcionamento da biometria.

Verifique se há algo que está obstuindo a câmera TrueDepht - Imagem: Divulgação/Apple

Para entender melhor, há duas câmeras TrueDepht "escondidas" nos cantos extremos do notch. Isso também pode ter a ver com a forma que você esteja segurando o iPad, principalmente se estiver na horizontal, visto que os dedos podem encobrir, acidentalmente, a câmera do Face ID.

Retire acessórios que encubram o rosto

Em tempos de pandemia, muitas pessoas notaram que o Face ID simplesmente não funciona se estiverem utilizando uma máscara. Embora existam métodos que podem contornar esse problema — ou contar com auxílio de um Apple Watch —, a melhor solução é retirar momentaneamente a máscara e qualquer outro acessório para desbloquear o aparelho com a biometria facial.

Mantenha o iPhone de frente para você

Poucas pessoas sabem que a câmera TrueDepth do iPhone só funciona na posição vertical. Portanto, caso esteja deitado ou com o iPhone na horizontal, você não conseguirá utilizar a biometria facial. Já o Face ID pode ser utilizado no iPad em qualquer posição.

Note também que você precisa respeitar certa distância do aparelho com o rosto (de 25 cm a 50 cm) para que a câmera TrueDepht possa realizar seu trabalho e reconhecer o seu rosto de forma correta,

Utilize uma aparência alternativa

O Face ID entende a mudança do aspecto visual com o passar do tempo. Porém, se você mudou sua aparência de forma radical poderá adicionar um rosto alternativo nos ajustes do recurso para que ele volte a funcionar novamente. Essa dica também é valida para quem deseja utilizar o Face ID com máscara e não possui um Apple Watch. Confira neste link a matéria completa sobre o assunto que preparamos aqui no Canaltech.

Resete o Face ID

Se utilizar uma aparência alternativa não ajudou a solucionar o problema do Face ID, você precisará resetar o recurso e definir um rosto completamente novo para reconhecimento da câmera TrueDepth. Para isso, vá ao app Ajustes, toque em "Face ID e Código" e selecione a opção "Redefinir Face ID". Siga as instruções indicadas para redefinir a biometria facial.

Toque em "Redefinir Face ID" para reconfigurar a biometria - Captura de tela: Thiago Furquim (Canaltech)

Entre em contato com o suporte da Apple

Se nenhuma das dicas acima ajudaram a resolver o problema com o Face ID, você deve procurar atendimento com o Suporte da Apple. Assim, a empresa poderá te passar um diagnóstico preciso sobre o mau funcionamento e, se necessário, indicar reparo em uma loja oficial ou assistência técnica autorizada.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.