Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Como corrigir problemas no Face ID

Por| Editado por Guadalupe Carniel | 19 de Outubro de 2021 às 22h00

Link copiado!

Divulgação/Apple
Divulgação/Apple

O Face ID é uma das formas de autenticação biométrica mais avançadas em smartphones produzidas pela Apple. A tecnologia está presente em diversos modelos de iPhone e em todas as gerações do iPad Pro, permitindo ao usuário ações como desbloquear seus aparelhos e autenticar compras de aplicativos.

Embora seja altamente confiável, existem situações em que o Face ID pode não funcionar corretamente ou falhar maneira constante. Se você estiver notando esse comportamento incomum, você deve rever alguns ajustes do iOS/iPadOS que devem corrigir eventuais bugs e outros problemas.

Confira, abaixo, dicas que podem ser úteis para você consertar o Face ID no seu aparelho Apple.

Continua após a publicidade

Verifique os ajustes do Face ID

É importante verificar se o Face ID e seus recursos estão devidamente ativados no sistema. Para isso, abra o app Ajustes e vá em "Face ID e Código". Marque todas as opções que você considerar importantes para seu uso e verifique o funcionamento.

Veja se há alguma sujeira na câmera TrueDepht

Continua após a publicidade

Se você pensa que o Face ID funciona apenas com a câmera frontal, saiba que todo o notch (entalhe do topo da tela do aparelho) utiliza tecnologias que integram a autenticação facial do iPhone e iPad. Portanto, qualquer resíduo ou obstrução (trincos, capinhas) cobrindo essa área pode atrapalhar o funcionamento da biometria.

Para entender melhor, há duas câmeras TrueDepht "escondidas" nos cantos extremos do notch. Isso também pode ter a ver com a forma que você esteja segurando o iPad, principalmente se estiver na horizontal, visto que os dedos podem encobrir, acidentalmente, a câmera do Face ID.

Retire acessórios que encubram o rosto

Continua após a publicidade

Em tempos de pandemia, muitas pessoas notaram que o Face ID simplesmente não funciona se estiverem utilizando uma máscara. Embora existam métodos que podem contornar esse problema — ou contar com auxílio de um Apple Watch —, a melhor solução é retirar momentaneamente a máscara e qualquer outro acessório para desbloquear o aparelho com a biometria facial.

Mantenha o iPhone de frente para você

Poucas pessoas sabem que a câmera TrueDepth do iPhone só funciona na posição vertical. Portanto, caso esteja deitado ou com o iPhone na horizontal, você não conseguirá utilizar a biometria facial. Já o Face ID pode ser utilizado no iPad em qualquer posição.

Note também que você precisa respeitar certa distância do aparelho com o rosto (de 25 cm a 50 cm) para que a câmera TrueDepht possa realizar seu trabalho e reconhecer o seu rosto de forma correta,

Continua após a publicidade

Utilize uma aparência alternativa

O Face ID entende a mudança do aspecto visual com o passar do tempo. Porém, se você mudou sua aparência de forma radical poderá adicionar um rosto alternativo nos ajustes do recurso para que ele volte a funcionar novamente. Essa dica também é valida para quem deseja utilizar o Face ID com máscara e não possui um Apple Watch. Confira neste link a matéria completa sobre o assunto que preparamos aqui no Canaltech.

Resete o Face ID

Se utilizar uma aparência alternativa não ajudou a solucionar o problema do Face ID, você precisará resetar o recurso e definir um rosto completamente novo para reconhecimento da câmera TrueDepth. Para isso, vá ao app Ajustes, toque em "Face ID e Código" e selecione a opção "Redefinir Face ID". Siga as instruções indicadas para redefinir a biometria facial.

Continua após a publicidade

Entre em contato com o suporte da Apple

Se nenhuma das dicas acima ajudaram a resolver o problema com o Face ID, você deve procurar atendimento com o Suporte da Apple. Assim, a empresa poderá te passar um diagnóstico preciso sobre o mau funcionamento e, se necessário, indicar reparo em uma loja oficial ou assistência técnica autorizada.