Posso desbloquear um iPhone com iCloud bloqueado?

Posso desbloquear um iPhone com iCloud bloqueado?

Por Thiago Furquim | Editado por Bruno Salutes | 30 de Maio de 2022 às 22h00
Imagem: Shiwa ID/Unsplash

Antes de comprar um iPhone usado, é importante verificar se o aparelho está devidamente desbloqueado e pronto para receber suas configurações do ID Apple. Isso significa que, desbloquear um iPhone com iCloud bloqueado pode ser uma missão impossível se você não souber a procedência do smartphone.

Para contextualizar, o iCloud é um serviço de nuvem da Apple que também está associado ao ID Apple e ao aplicativo Buscar — responsável pela segurança de privacidade e rastreamento do iPhone. Isso significa que, após registrar a sua conta ID no smartphone, ainda que o aparelho seja formatado, não há como reverter esse processo senão o próprio dono.

Por isso, é importante saber a procedência do iPhone antes de entregar seu dinheiro a uma pessoa desconhecida. É preciso, sempre, verificar se o iCloud está desbloqueado e pronto para receber o registro de um novo ID Apple.

Como verificar se o iCloud está desbloqueado

Existem algumas maneiras de verificar se o iCloud está desbloqueado antes de comprar um iPhone usado. Veja abaixo:

  • Abra o app Ajustes e verifique se, no topo da tela, contém o nome da pessoa ou "Iniciar sessão no iPhone". Se for a segunda opção, isso significa que a conta do iCloud anterior foi retirada e é possível logar em uma nova conta;
  • No app Ajustes, toque em "Geral" e verifique se a opção "Atualização de Software" está na tela. Se não houver, é possível que o aparelho tenha passado por um jailbreak e esteja bloqueado para uma nova conta do iCloud;
  • Veja a condição do IMEI. Para isso, insira o seu chip SIM e verifique se o iPhone está recebendo sinal da sua operadora de telefone. Você também pode entrar no site da Anatel para consultar a situação.

Como remover o bloqueio de ativação

Se você está com um iPhone de boa procedência, mas tem dúvidas sobre como remover o bloqueio de ativação no dispositivo, seja por perda de senha do ID Apple, basta tentar recuperar ou redefinir a senha da conta. Depois, basta entrar nas configurações do app Ajustes e remover o iCloud. Lembre-se de que precisa de uma internet para isso.

Se não houver conexão com a internet, veja como remover o bloqueio do iPhone offline em um navegador web:

  1. Acesse o site icloud.com/find;
  2. Inicie a sessão com o ID Apple e senha do dono do iPhone;
  3. Selecione o dispositivo que deseja remover o bloqueio do iCloud;
  4. Clique em "Continuar" e siga as instruções na tela para remover a conta.
Apague um iPhone para desbloquear do iCloud (Imagem: Thiago Furquim/Canaltech)

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.