Publicidade

20 dicas imperdíveis para quem está usando o iOS 15

Por| Editado por Guadalupe Carniel | 25 de Novembro de 2021 às 17h05

Link copiado!

Ivo Meneghel Jr/ Canaltech
Ivo Meneghel Jr/ Canaltech

A Apple já disponibilizou aos usuários o iOS 15, a atualização do sistema operacional da companhia para iPhone. A nova versão do SO está repleta de novidades para o usuário, com novas funções e modificações que aprimoram a experiência com o smartphone.

Principais dicas para o iOS 15

Muitas pessoas já estão aproveitando as principais novidades do iOS 15 no iPhone, como os novos recursos do modo Foco e o Safari redesenhado. Porém, existem funções que poucos usuários sabem e que podem melhorar ainda mais o uso do smartphone. O Canaltech preparou uma lista com as principais dicas e truques do novo sistema operacional da Apple.

Continua após a publicidade

1. Organize o Resumo de Notificações

Uma das principais novidades é o novo gerenciamento de alertas pelo Resumo de Notificações. Por ele, notificações pouco urgentes podem ser ajustadas para aparecerem em um horário específico, organizadas na tela de bloqueio. Essa função é extremamente útil para ajudar a ter foco no dia a dia, evitando que o celular constantemente te interrompa por algum marketing ou notícia que você poderia ver posteriormente.

Por exemplo: um app que entrega notícias de política pode enviar notificações programadas a cada hora. Você pode ajustar para que essas notificações apareçam organizadas no Resumo de Notificações no final do dia, em um horário deseado.

Continua após a publicidade

Veja mais sobre como ativar o resumo de notificações do iPhone e aprenda a entrar na configurações do recurso para adicionar aplicativos e ajustar o horário de entrega das notificações.

2. Use os recursos do Modo Foco

A mudança de como o usuário lidará com as notificações pelo Modo Foco também é uma das grandes novidades do iOS 15. Agora, um novo menu com opções personalizadas e mais completas está à disposição. Essas funções possibilitarão definir vários status para determinar como o sistema lida com as notificações caso o usuário esteja dirigindo, no trabalho ou em horário de descanso.

No modo Sono, por exemplo, todos os alertas sonoros e vibratórios serão desativados e nenhuma notificação aparecerá na tela. Tudo fica integrado ao iMessage para que sua famílai saiba que você está dormindo e não deseja ser incomodado.

Continua após a publicidade

Confira o artigo que criamos no Canaltech sobre como funciona o modo Foco do iOS 15 e aproveite todas as funções que ela tem a oferecer.

3. Use o Modo Retrato no FaceTime e apps de terceiros

O FaceTime apresentou diversas melhorias para tornar as conversas ainda mais imersivas e eficazes e assimilou recursos do sistema. Um deles é o fundo desfocado pelo Modo Retrato em uma chamada de vídeo, que evita distrações e concentra o foco da transmissão em você.

Continua após a publicidade

O fundo desfocado também pode ser utilizado em apps de terceiros, e você ver como gravar Stories com o fundo desfocado no iPhone Para o FaceTime, em especial, confira a matéria que fizemos para usar o fundo desfocado (Modo Retrato) no FaceTime.

4. Ative o isolamento de voz

O iOS 15 trouxe um recurso chamado Voice Isolation para permitir anular os sons de fundo e focar na voz do interlocutor. Mesmo em ambientes públicos barulhentos, o microfone vai buscar apenas a pessoa que está mais próxima do microfone do dispositivo, o que permitirá o aprimoramento da qualidade da conversa.

Continua após a publicidade

Saiba como usar o isolamento de voz e reduzir ruídos em chamadas no iPhone pelo FaceTime e outros aplicativos de chamadas de voz via internet.

5. Envie links de reuniões do FaceTime

Outra novidade importante é o link de conversa do FaceTime: ele pode ser enviado para qualquer pessoa e acessado de outros dispositivos, incluindo dispositivos Android e Windows (ambos via navegador).

Continua após a publicidade

Para isso, basta abrir o FaceTime no seu iPhone e tocar na opção "Criar Link". Em seguida, ao abrir a janela de compartilhamento, escolha para qual app ou pessoa você deseja enviar o link criado para a reunião.

6. Assista filmes e séries com outras pessoas pelo SharePlay

O SharePlay é uma das novidades mais surpreendentes do iOS 15 para o FaceTime. Ele permite que você assista a filmes, séries e compartilhe a tela do iPhone em tempo real com amigos e familiares.

Continua após a publicidade

Aplicativos de terceiros e serviços de streaming podem funcionar no SharePlay usando uma API disponível para desenvolvedores. A Apple já trabalha com Disney +, Hulu, HBO Max, TikTok e Twitch, entre outros. Veja como usar o recurso para compartilhar a tela do iPhone em ligação do FaceTime.

7. Selecione o texto em imagens pelo Texto Ao Vivo

Aqui no Canaltech, já comentamos sobre tudo que você pode fazer com o novo recurso do Texto Ao Vivo. Agora, o sistema de IA do iOS 15 reconhece o texto em imagens capturadas pela câmera do iPhone, em imagens do Safari ou armazenadas na Fototeca do app Fotos.

Continua após a publicidade

Use bastante o recurso para copiar textos muito longos em fotos, ou traduzir o trecho de um livro que você não tem certeza do significado. Além disso, você pode capturar o número de uma placa de publicidade e fazer ligação instantaneamente, sem correr o risco de tentar decorar e discar o telefone errado.

8. Arraste e solte imagens no iPhone

Em um computador de mesa, é bastante comum usar o mouse para arrastar uma imagem e colocá-la em uma pasta ou armazená-la em um software. No iOS 15, você pode fazer a mesma tarefa utilizando apenas o dedo. Prático, não é mesmo?

Continua após a publicidade

Nós preparamos um artigo detalhado para você aprender como arrastar e soltar imagens de um aplicativo para outro. Você pode, por exemplo, selecionar uma foto no Safari e levá-la diretamente para o app Fotos.

9. Salve múltiplas imagens de uma vez

Se você precisa salvar várias imagens ou arrastá-las para outro app, não há nada pior que precisar abrir um por um, não é mesmo? Para resolver isso, o iOS 15 permite que você selecione múltiplas imagens de uma vez.

Continua após a publicidade

Para isso, basta selecionar uma imagem e arrastá-la para baixo. Depois, com outro dedo, toque nas demais imagens que você queria selecionar e, por fim, use o multitouch para trocar de aplicativo e soltá-lo.

10. Oculte o seu endereço de e-mail

Umas das novidades bastante úteis lançadas pela Apple no seu pacote de serviços iCloud+ é o Hide My Email, ou oculte o meu e-mail. Assim, é possível evitar que a sua conta pessoal seja alvo de empresas que promovem spam e lixo virtual. Sua ação é muito simples: um e-mail aleatório é gerado para encaminhar mensagens recebidas no e-mail principal, preservando a identidade do seu endereço.

Para obter as vantagens do Hide My Email, você deve assinar um pacote do serviço com planos a partir de R$ 3,50, que ainda oferecem mais espaço de armazenamento do iCloud e outros recursos extras.

11. Ative a Retransmissão Privada

Conhecida pelos usuários como "VPN da Apple", a Retransmissão Privada é um dos recursos que acompanham o iCloud+ para dar privacidade ao usuário em sua navegação pela internet. Por ele, o seu endereço IP e atividades do Safari são ocultadas para impedir o rastreamento e a coleta de informações privadas.

Confira nossa matéria completa sobre a Retransmissão Privada, tudo sobre o recurso e como ativá-lo no seu iPhone com iOS 15.

12. Use a Siri offline

Agora, a Siri também funciona sem conexão com a internet no iOS 15. A Neural Engine é a grande responsável pela novidade e acompanha os chipsets mais recentes dos iPhones, tornando a Siri capaz de compreender a nossa fala e processar um número significativo de informações para atender às soliticações mesmo offline.

O único problema, entretanto, é que a versão brasileira da assistente virtual dos iPhones não está incluida nessa novidade. Se interagir com a Siri em inglês não for um problema para você, veja nossa matéria sobre como usar a Siri sem internet no iPhone.

13. Escolha um vestuário para os Memojis

Os Memojis também receberam atenção da Apple no iOS 15. Os avatares da Apple agora contam com opções de vestuário, tornando-os ainda mais personalizáveis nas suas opções de edição.

São diversos modelos de camistas e cores que você pode escolher para dar a combinação perfeita ao seu Memoji. Confira nosso tutorial completo para editar e personalizar o seu avatar no iPhone.

14. Receba notificações do clima no app Tempo

O app Tempo sofreu uma grande atualização da sua interface no iOS 15 e conta com muito mais informações úteis e recursos. Além das previsões habituais do clima, você pode ver um mapa da temperatura em uma região, saber o índice de raios UV, o horário do por do sol e outros detalhes.

Caso você precise de uma atenção maior sobre a variação de temperatura em uma cidade, é possível ativar um alerta para enviar essas informações na tela de bloqueio. Para isso, no app Tempo, toque no botão de lista (representado por três traços) no canto inferior direito da tela. Depois, vá em "Notificações" e ative a opção "Meu Local".

15. Use gestos para interagir com o Safari

O Safari também é um app que recebeu um grande update da Apple no iOS 15. Além do visual reformulado, o navegador do iPhone também ganhou diversos gestos para tornar a experiência de interação com as páginas e abas ainda mais fluída.

Agora, você pode mover as abas do Safari na parte inferior da tela para a esquerda ou para a direita, como se estivesse interagindo com o multitarefa. O navegador também permite atualizar a página apenas puxando a página totalmente para baixo - ação bastante semelhante ao que o Google Chrome oferece.

16. Tonalize o Safari

Além das novas funcionalidade que o Safari recebeu, agora, o navegador do iPhone também adapta suas cores ao site visitado. Por exemplo, se uma determinada página da web tem a cor azul predominante, a interface do app terá o mesmo tom. i

Caso você prefira que o Safari permaneça com a tonalidade neutra, vá ao app Ajustes e toque em "Safari". Por fim, desative a opção "Permitir Tonalização do SIte".

17. Veja informações mais detalhadas das fotos

O app Fotos ganhou um aprimoramento muito útil no iOS 15: o detalhamento técnico de imagens e vídeos armazenados. Esse recurso permite ver a origem da foto - qual aplicativo foi baixado ou capturado -, além da data em que foi salva, informações da cãmera e a localização.

Para acessar essa função, basta abrir uma imagem no app Fotos e arrastar para cima. Simples assim.

18. Altere a velocidade de reprodução em vídeos

Você costuma assistir a tutoriais ou videoaulas no iPhone? Essas atividades podem ser cansativas no modo de velocidade normal. Para ganhar tempo, o iOS 15 permite que você altere a velocidade do vídeo em até 2x.

Se, ao contrário, você quiser diminuir a velocidade do vídeo para acompanhar uma receita, por exemplo, pode reduzi-la em até 0,5x. Veja nossa matéria completa sobre como alterar a velocidade de reprodução de vídeos no iPhone.

19. Localize um iPhone desligado

Os usuários que possuem um iPhone 11 ou superior contam com uma excelente novidade no iOS 15: a possibilidade de localizar o dispositivo desligado. O recurso dá um prazo de 24 horas para ser localizado através do app Buscar.

Lembre-se de que a opção de Buscar iPhone, nos ajustes do aplicativo, esteja ativado, assim como o Bluetooth do aparelho. Assim, o modo Low Power Find My, ou Buscar com Baixa Energia, irá emitir sinais para dispositivos próximos e calcular um rastreamento aproximado. Confira mais detalhes na matéria que fizemos aqui no Canaltech sobre como rastrear o iPhone desligado.

20. Faça ações com apps no Spotlight

O Spotilight ganhou mais atenção da Apple no iOS 15 e, agora, permite que o usuário acesse as opções do app pelo 3D Touch para ações rápidas ou, mesmo, apagá-lo rapidamente. Além disso, também é possível baixar outros aplicativos da App Store diretamente no Spotlight.

Para acessá-lo, basta que você arraste a tela de início ou a tela bloqueada para baixo. No campo de busca, pesquise por um app, faça o download de outros ou pesquise por demais assuntos do seu interesse.