Como arrastar e soltar imagens entre aplicativos no iPhone

Como arrastar e soltar imagens entre aplicativos no iPhone

Por Thiago Furquim | Editado por Guadalupe Carniel | 23 de Setembro de 2021 às 22h00
Ivo/Canaltech

Os usuários de Mac e iPad estão acostumados com o recurso de arrastar e soltar devido à funcionalidade Split View do multitarefa, que divide a tela em dois apps. Assim, basta selecionar um conteúdo como imagem ou texto e movimentá-lo para entre os aplicativos facilmente. Agora, o iOS 15 também permite realizar a mesma tarefa no iPhone.

O arrastar e soltar para iPhone funciona de maneira bastante simples e, assim como em outros dispositivos, possibilita selecionar uma foto e "soltá-lo" em outro app rapidamente, sem precisar baixar e lotar o app Fotos com imagens que você não precisa armazenar ou textos que você não precisa acumular no Notas.

Dá para arrastar e soltar qualquer arquivo?

O iPhone contempla uma vasta gama de arquivos que você pode selecionar para arrastar e soltar entre aplicativos. Além das imagens e textos, é possível também movimentar PDFs, documentos, áudios, vídeos e links. Ou seja, é como se você estivesse, de fato, fazendo a mesma ação em um computador ou tablet.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

O problema é que nem todos os aplicativos de terceiros suportam o recurso no iPhone. O WhatsApp, por exemplo, falhou em nossos testes e não conseguimos arrastar e soltar conteúdos na plataforma de mensagens. Cabe aos desenvolvedores implementarem a funcionalidade para os usuários aproveitarem a função em seus apps.

Já os aplicativos nativos do iPhone suportam o arrastar e soltar perfeitamente, como o Safari, Mail, Mensagens, Arquivos e Notas. Seu uso garante um fluxo de trabalho mais eficiente e facilita a troca de informações entre apps no smartphone.

Como arrastar e soltar arquivos no iPhone?

Antes de começar, precisamos lembrar de que ainda não é possível dividir a tela do iPhone assim como no Mac ou iPad. Por isso, para usar o recurso de arrastar e soltar é preciso usar em conjunto com o multitarefa. Acompanhe, abaixo, o passo a passo que preparamos para você.

Passo 1: abra dois aplicativos compatíveis com o arrastar e soltar. Para este tutorial, utilizaremos o Safari e o Notas. Em seguida, selecione uma imagem no Safari.

Selecione uma imagem para arrastar e soltar entre apps - Captura de tela: Thiago Furquim (Canaltech)

Passo 2: mantenha o dedo pressionado na imagem. Com outro dedo, abra o multitarefa como você faria normalmente para abrir o Notas. Em seguida, com o dedo pressionado na imagem, solte-o no app de anotações.

Abra outro app compatível no multitarefa para soltar um arquivo - Captura de tela: Thiago Furquim (Canaltech)

Fácil, não é mesmo?

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.