Publicidade

Como funciona o Live Text do iOS 15 que reconhece textos em imagens

Por  • Editado por  Bruno Salutes  | 

Compartilhe:
Imagem: itscroma/Envato Elements
Imagem: itscroma/Envato Elements
iPhone 2G

A WWDC 21 revelou muitas novidades para o lançamento do iOS 15, próxima grande atualização para o sistema operacional do iPhone. Entre eles, um dos recursos que deverão ser bastante aproveitado pelos usuários é o Live Text: funcionando como um OCR, ou sistema de reconhecimento óptico de caracteres, o recurso é capaz de visualizar o conteúdo de fotos para captar texto contido e revelar outras informações relacionadas.

Essa novidade bastante aguardada para iPhone já, há algum tempo, é um recurso bastante popular em aparelhos Android, com o Google Lens. A Apple apresentou sua solução com muitas semelhanças à sua concorrente, identificando rapidamente qualquer texto em foto, tornando letras, números e símbolos selecionáveis para copiar ou fazer pesquisas. O Live Text e ficará disponível em todo o sistema operacional, facilitando o acesso ao usuário para usá-lo em diversas situações.

Exemplificando na prática, se você visualizar uma imagem do Safari e querer copiar o seu texto, basta pressioná-la com o dedo para aparecer o menu de opções e, depois, selecionar o Live Text. Caso esteja numa sala de aula e queria tirar uma foto do quadro, no app Câmera aparecerá um ícone do recurso no canto da tela para copiar todas as informações. Se o app não permitir seleção de imagem? Tire um print e use o Live Text. Simples, não é mesmo?

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

E se não bastante tamanha disponibilidade, o Live Text também está integrado ao Spotlight e poderá reconhecer objetos em fotos para exibir informações de localização e sugestões de imagens semelhantes. Apesar de funcionar bem, toda a capacidade das duas ferramentas juntas ainda não estão disponíveis para o Brasil.

Apesar do iOS 15 ter uma ampla lista de iPhones compatíveis com o sistema, infelizmente o Live Text estará restrito aos lançamentos mais recentes, a partir de aparelhos que foram produzidos com o processador A12 Bionic, segundo a Apple. Isso significa que apenas donos do iPhone XR, XS, XS Max, assim como do iPad Air, iPad Mini de 2019 e iPad (2020), e mais recentes, poderão utilizar o recurso. Uma das explicações mais convincentes para tamanha restrição pode estar no fato de que a CPU A12 Bionic conta com a Neural Engine: tecnologia voltada para dar alta capacidade de aprendizado de máquina.

E se você possui um Mac, certifique-se que ele conta com um chip M1. Computadores com processadores Intel também ficarão de fora da lista do Live Text. Segundo a Apple, a queda de desempenho devido a necessidade de refazer os algoritmos pode ser um impasse, assim como suas restrições de privacidade não dão segurança suficiente de que as informações do usuário serão preservadas ao utilizar o recurso. O Google Lens, de fato, exige uso da internet para funcionar ao passo que a solução da empresa da maçã dispõe do uso offline.

Dito isso, se o seu dispositivo Apple não for agraciado com o Live Text e você não tem grandes preocupações com a privacidade, vale reforçar que o Google Lens e o Google Fotos abarcam uma grande variedade de aparelhos, entre smartphones, tablets e computadores. Portanto, nessa situação, vale a pena procurar soluções alternativas à Apple.