O que mudou no iOS 15: primeiras impressões
Por Thiago Furquim • Editado por Douglas Ciriaco | •
Após alguns meses em teste, eis que o novo sistema dos iPhones chega em sua versão final. A nova atualização vem cheia de novidades, com aprimoramentos focados em recursos do sistema que envolvem produtividade, conexão entre pessoas, acessibilidade e exploração do mundo.
- Como atualizar o iPhone
- Como atualizar o Apple Watch
- Como atualizar o Mac
- Como atualizar o iPad
- Como atualizar a Apple TV
A parte visual também sofrerá algumas alterações importantes, como as notificações redesenhadas, a nova forma de navegar pelo Safari, detalhes incríveis do Mapas, o Tempo ainda mais informativo, entre outras alterações. No entanto, não espere por grandes mudanças visuais na Tela de Início, no todo, ela ainda aparência idêntica à versão anterior do sistema operacional.
Confira as principais novidades que o Canaltech testou no iOS 15 para você aproveitar todos os recursos que estarão embarcando no novo sistema operacional do iPhone!
iOS 15 vídeo hands-on
Assista ao vídeo com as primeiras impressões do iOS 15:
iOS 15: novo modo Foco
O modo Foco chegou para proporcionar uma nova experiência de utilizar o iPhone. Por ele, você pode configurar o smartphone para se comportar de forma que contribua com sua concentração, seja para ter mais atenção no trabalho, nos estudos ou para dormir sem ser incomodado. Essas e outras inúmeras situações podem ser configurados de forma personalizada facilmente.
Além disso, outras pessoas que utilizam o iPhone também saberão que você está em um momento que deseja ter foco em alguma atividade. Ao habilitar o recurso, o seu status modifica automaticamente no iMessage e fica visível aos seus amigos e familiares. Você também pode configurar para que o app notifique você se uma pessoa precisa de sua atenção com urgência.
E, se precisar, você pode personalizar a tela inicial para acessar aplicativos específicos enquanto o Foco estiver habilitado. Ele também pode ser ajustado para habilitar o Foco quando você chega ao trabalho pela sua localização. Ao sair, o iOS pode voltar ao normal ou entrar no modo "Dirigindo". Prático, não é mesmo?
iOS 15: novo formato das Notificações
As notificações do iOS 15 estão de cara nova, com design que dá destaque para o tamanho dos ícones de aplicativos e fotos de contatos para que você identifique-os rapidamente. Tudo está mais compactado e visualmente agradável em comparação ao layout anterior e, integrado ao modo Foco, está mais funcional e organizado.
Assim, logo que você ativa uma opção de Foco, apareça um resumo de notificações em um horário definido. Ele organiza de forma inteligente para dar destaque aos alertas mais importantes, dispondo-os na parte superior.
iOS 15: FaceTime aprimorado
O FaceTime ganhou muitas melhorias no iOS 15 e passou a ser uma excelente ferramenta para reuniões de trabalho e com amigos. Agora, assim com no Google Meet, é possível criar um link compartilhável para convidar outras pessoas com mais praticidade, sem obter seus números de telefone.
Outras novidades incluem a visualização de pessoas em Grade, que mostra quadros do mesmo tamanho, dando destaque para quem está falando. Isso facilita a conversa em grupos com vários usuários conectados em simultâneo.
O Modo Retrato também foi incluído no FaceTime pela Apple, e este efeito dá ainda mais atenção para quem está falando, removendo as distrações que apacerem no fundo do ambiente. Em conjunto, o Isolamento de Voz, novo recurso do microfone, atenua os ruídos de fundo, exceto se uma música estiver tocando e você considerá-la importante para a chamada.
Outra novidade muito interessante é o SharePlay: agora você pode compartilhar o conteúdo da tela com outras pessoas para assistir filmes e séries do Disney+, Apple TV+. Paramout, entre outros; ouvir músicas pelo Apple Music; mostrar táticas do Apple Arcade; além de compartilhamento de tela. Em outras palavas, pode fazer um verdadeiro cinema à distância, ou criar um centro de entretenimento com todos os amigos e familiares interagindo e assistindo ao conteúdo simultaneamente.
Os serviços compatíveis atualmente com o SharePlay são:
iOS 15: Texto ao Vivo
O iOS 15 agora pode reconhecer textos em imagens para você copiar o conteúdo facilmente. O recurso Texto ao Vivo funciona de forma nativa, nas imagens salvas no Fotos ou pelo aplicativo de câmera, e reconhece até seis idiomas (incluindo a língua portuguesa).
Assim, você pode aproveitar informações relevantes nas fotos que tirar, seja para copiar textos extensos de livros ou documentos, seja para realizar pesquisas na internet e ligações mais rapidamente pela foto de uma placa de publicidade — basta, apenas, selecionar o número e ligar ou entrar em contato pelo WhatsApp.
O Spotlight também será um grande aliado deste novo recurso, sugerindo imagens e outras fotos do local em que a foto foi tirada. Além disso, o Memory Mixes, novo recurso do aplicativo Fotos, será mais inteligente ao organizar fotos e criar memórias, sugerindo músicas para serem tocadas que terão a ver com o momento.
iOS 15: Mapas mais detalhado
O Mapas recebeu atualização que deverá auxiliar ainda mais o usuário ao navegar por ruas, estradas e rodovias. Alguns locais estão recebendo um visual 3D detalhado, com formas interativas e destaques para as condições de trânsito, ciclovias e faixas de conversões. O app conta também com recurso de realidade aumentada, que orienta a direção em que você deve ir a partir de imagens geradas virtualmente que compõem o cenário real.
Se você gosta de conhecer novos lugares pleo aplicativo, poderá navegar em cidades com visuais mais precisos, incluindo detalhes de prédios, árvores, ruas, estradas e outros. Veja, por exemplo, a Ferry Building localizada em São Francisco, nos Estados Unidos, com uma aparência impressionante.
iOS 15: navegue melhor pelo Safari
O Safari ganhou grande atenção da Apple nesta atualização do iOS 15. A cada novo sistema beta lançado para o iPhone, o aplicativo ganhava uma remodelagem conforme a opinião dos testadores. Por fim, a nova aba de navegação por sites continua localizada na parte inferior da tela, entretanto, mantém um formato semelhante ao modelo anterior, longe do visual minimalista anunciado na WWDC 2021.
Outras novidades incluem o agrupamento de abas, permitindo que você salve e organize os sites abertos no navegador para achá-los com mais facilidade (e sincronizados com outros dispositivos Apple), além a busca na web por voz, facilitando a digitação rápida no app sem a necessidade de utilizar as mãos.
Por fim, a inclusão de Extensões é uma atualização que deve agradar a muitos usuários. Agora, você pode utilizá-las para diversas finalidades que aprimoram a experiência na web e, assim como no Mac, escolher o momento que deseja mantê-las ativadas.
iOS 15: app Mensagens bem organizado
A Apple também decidiu trazer melhorias na forma que seus usuários interagem no Mensagens. Uma das principais novidades é o filtro de SMS exclusivo para o Brasil, em que o sistema operacional reconhece por inteligência as mensagens de spam, marketing e indesejáveis em categorias listadas como: Transações, Promoções e Spam.
Outros recursos incluem o compartilhamento de imagens, links e outros conteúdos que aparecem em aplicativos compatíveis na seção Compartilhado com Você. Isso inclui responder direto nos apps, sem precisar retornar ao app de Mensagens.
O Mesangens também conta com o recurso Coleções de fotos para aprimorar a visualização de imagens enviadas. Por ele, você pode exibi-las como uma colagem ou um conjunto de fotos facilmente deslizável com o dedo. Em seguida, é possível salvá-los rapidamente.
iOS 15: mais recursos de privacidade e iCloud+
O iOS 15 permite que você tenha ainda mais controle da privacidade graças a novos recuros implementados no sistema. Entre as novidades, o Relatório de Privacidade de apps revela quais aplicativos acessaram suas informações pessoais e outros dados baseados nas permissões concedidas.
O e-mail também ganhou bastante reforço nessa área com dois recursos: o Proteção de Privacidade e o Ocultar Meu E-mail (este apenas funciona com o iCloud+). Conte com a proteção dos seus dados ao abrir e-mails, evitando que saibam seu endereço de IP ou suas atividades, e também gere contas de e-mails aleatórias e únicas para encaminhar mensagens para sua caixa principal. Assim, você não precisa informar seu verdadeiro e-mail e evita spams e outras mensagens indesejadas.
iCloud+
O iCloud+ é um novo serviço de assinatura integrado à nuvem da Apple que proporciona uma experiência ainda mais aprimorada. Por ele, você usufrui dos recursos do iCloud e conta com novas opções de segurança — entre elas, a Retransmissão Privada, opção que dá ao usuário navegação privada e segura com o Safari. Ou seja, o tráfego de saída do aparelho é criptografado, então ninguém sabe o que você faaz na internet, onde você está ou qual seu IP.
iOS 15: demais novidades
O app Saúde também ganhou novos recursos e permitira ao usuário a compartilhar de maneira segura os dados registrados no aplicativo para não deixar nenhum aspecto passar em branco na hora de relatar sua condição de saúde a um médico.
Ainda é possível saber como está seu rendimento físico pelo recurso Tendências de Saúde. Ele estará monitorando desempenhos como de Energia Ativa, Lances de Escada, Horas em Pé e Batimentos em Repouso. Caso ocorra uma mudança fora dos padrões, você será alertado prontamente.
O aplicativo Tempo recebeu sua atualização mais significativa desde o iOS 7. Agora, ele está mais inteligente, com aspecto renovado e entrega informações essenciais, servindo principalmente a pessoas que desejam viajar e ter dados mais detalhados do clima.
iPhones compatíveis com o iOS 15
Neste ano, a Apple surpreendeu a todos e manteve os iPhone 6s, 6s Plus e SE (1ª geração) na lista de smartphones compatíveis com o iOS 15. Abaixo, segue a lista completa dos modelos compatíveis: