Como funciona o modo Foco do iOS 15

Como funciona o modo Foco do iOS 15

Por Thiago Furquim | Editado por Bruno Salutes | 15 de Junho de 2021 às 10h50
Imagem: amritpaldesign/Envato Elements

Se você está acostumado em utilizar no iPhone o modo Não Perturbe, para evitar distrações durante o dia, e modo Sono, para evitar distrações durante a noite, precisa conhecer o modo Foco. A nova ferramenta para ajudar na concentração em momentos importantes para dar mais poder ao usuário de priorizar a sua atenção durante o dia, em momentos de trabalho e lazer, assim como a noite e em horário de sono.

O modo Foco, portanto, é uma grande evolução ao modo Não Perturbe: ele se adapta ao seu dia para você realmente ver o que precisa para se concentrar em uma atividade ou se afastar em momentos de relaxamento. O poder de personalização da ferramenta é muito maior, ele entrega quatro opções de foco para o seu dia e ainda há possibilidade para adicionar mais opções.

Escolha as opções do modo Foco ou crie uma de forma personalizada - Captura de tela: Thiago Furquim (Canaltech)

Se você for uma pessoa que não tem tempo de lembrar determina opção para trabalho e/ou lazer, pode deixar que o próprio iOS faça por você com recurso de localização. Para isso, basta determinar no Mapas qual seu local de trabalho e residência que o modo Foco irá automatizar o processo de troca. Além da automação por geolocalização, ele também funciona pelo horário do dia e quando você abrir um determinado aplicativo no iOS.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Automatize a ferramenta e deixe que ele ative e desative por você - Captura de tela: Thiago Furquim (Canaltech)

Por exemplo, se você inicia o dia abrindo um aplicativo de workstation, como o Slack, o iOS entende que esse é seu horário de trabalho e ativa automaticamente o modo Foco. Legal, não é mesmo? Então, você pode rearranjar a tela inicial apenas no momento de trabalho, para dar prioridade e esse e outros apps importantes — evitando distrações —, escolher quais aplicativos e pessoas podem enviar notificações, realizar ligações e outros recursos. Seus amigos ainda são avisados no iMessage e recebem mensagem automática do seu estado de Foco.

Escolha a tela de início ideal para seus momentos de Foco - Captura de tela: Thiago Furquim (Canaltech)

O modo Foco também pode ser acessado facilmente pela Central de Controle, assim como o modo Não Perturbe, com todas as opções da ferramenta disponíveis para serem acionadas instantaneamente. Você vai poder ajustar facilmente qualquer uma das categorias nos Ajustes do iOS e ver as alterações sendo aplicadas para o ecossistema Apple, no iPad (iPadOS 15), Apple Watch (watchOS 8) e macOS (Monterey). A sincronização é ativada por padrão, mas pode ser desligada facilmente.

Acione rapidamente o modo Foco pela Central de Controle - Captura de tela: Thiago Furquim (Canaltech)

E, após utilizar o Foco, a ferramenta prepara uma lista com as notificações em um resumo completo para te deixar a par do que aconteceu no dia com o que você optou por evitar ver. Segundo a Apple, o resumo é inteligente e fica ordenado por ordem de prioridade, com as notificações que são mais importantes para o usuário no topo. Notificações urgentes de apps e pessoas também podem ser exibidas mesmo com o Foco ativado, mas você pode desabilitar isso quando quiser nos ajustes.

Escolha se deseja receber notificações urgentes de apps e pessoas - Captura de tela: Thiago Furquim (Canaltech)

Entre outras categorias além do trabalho, o Foco é bastante útil para momentos de estudo, atividade física, lazer com amigos e outras situações que você mesmo pode criar e estabelecer um conjunto personalizado de ações para notificações, mensagens automáticas, ligações, entre outros.

O modo Foco estará disponível no lançamento oficial do iOS 15. Se você quer experimentar essa função de maneira antecipada, pode aguardar o lançamento das versões beta do sistema da Apple assim que forem liberados pela empresa. Confira nosso artigo sobre como instalar o beta público do iOS.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.