iOS 15 pode trazer novas opções de notificação

iOS 15 pode trazer novas opções de notificação

Por Alveni Lisboa | Editado por Douglas Ciriaco | 23 de Abril de 2021 às 12h10
Reprodução/Tech Blood

Com a proximidade da conferência anual de desenvolvedores da Apple chegando, é natural que a expectativa cresça e traga com ela uma série de rumores — alguns bem fundados, outros frutos de pura especulação. A novidade do momento é sobre um recurso que permitiria definir diferentes preferências de notificação no iOS 15.

Os avisos seriam adaptados conforme o status do usuário, o que também seria facilmente alterado por uma função na tela de bloqueio, na central de controle do telefone ou por voz, com apoio da Siri. Algumas opções predefinidas ajudariam a configurar as notificações, como dirigindo, almoçando, trabalhando ou dormindo — apesar de ser possível criar outras, conforme a sua necessidade.

Em cada status, seria possível personalizar como o telefone deve agir: se produz ou não sons, bloqueia notificações de aplicativos relacionados ao trabalho após o término do expediente ou evita avisos do WhatsApp pessoal durante o expediente. O rumor também aponta a possibilidade de criar respostas automáticas para cada caso, em um aprimoramento do que hoje já existe ao receber ligações.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

A Apple adicionou alguns recursos de notificação exclusivos nos últimos updates, como o Não Perturbe e Modo de Suspensão, mas ambos possuem opções limitadas. Se o rumor se concretizar, seria possível alterar todo o sistema operacional para se ajustar ao momento do usuário.

Novidades no iMessage e para donos de iPad

Outra novidade seria um futuro aprimoramento do iMessage, que deixaria de ser apenas um app de mensagens para virar algo mais parecido com uma plataforma social. A ideia é dotá-lo de recursos que permitam rivalizar com o WhatsApp e o Telegram.

Já o iPadOS 15 pode desembarcar com suporte para widgets na tela inicial, assim como ocorreu com o iOS 14. Isso deve oferecer uma nova usabilidade, já que, com a tela maior dos tablets, tais recursos podem ser bastante funcionais para o usuário.

No iOS, os widgets já fazem sucesso desde a versão 14 (Captura de tela: Bruno Salutes/Canaltech)

Por fim, tanto o iOS 15 quanto o iPadOS 15 devem ter novas proteções de privacidade, o que inclui um novo menu com destaque para quais aplicativos coletam dados silenciosamente sobre você. O objetivo é oferecer ao usuário mais controle sobre os acessos para ajudar a preservar a segurança digital.

Autenticação biométrica dupla e outros recursos

No início de abril, o Canaltech falou sobre outros rumores envolvendo o novo sistema da Apple. O iOS deve ter o design da Central de Controle mais parecido com a presente no macOS Big Sur. A ideia é tornar a janela mais compacta, porém com maior suporte a personalizações.

Novo iOS pode ter interface mais parecida com o macOS BigSur (Imagem: Divulgação/Apple)

A empresa também estaria supostamente trabalhando em um sistema de autenticação biométrica mais apurado, com possibilidade de combinar reconhecimento facial e digital ao mesmo tempo. Neste caso, pode ser que isto seja liberado apenas para o iPhone 13, já que seus antecessores não saíram de fábrica prontos para isto — e, ao que parece, não é algo resolvido via atualização de software.

A gigante de Cupertino provavelmente anunciará as atualizações de software, de codinome Sky, em sua Worldwide Developers Conference (WWDC), realizada entre os dias 7 e 11 de junho de 2021. Por enquanto, tudo não passa de rumores e só cabe aos fãs da Maçã aguardar mais um pouquinho.

Como anda a sua animação para o novo iOS? O que espera ver nos novos sistemas operacionais da Apple? Deixe sua opinião nos comentários.

Fonte: Bloomberg

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.