Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

iOS 15 pode trazer novas opções de notificação

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 23 de Abril de 2021 às 12h10

Link copiado!

Reprodução/Tech Blood
Reprodução/Tech Blood

Com a proximidade da conferência anual de desenvolvedores da Apple chegando, é natural que a expectativa cresça e traga com ela uma série de rumores — alguns bem fundados, outros frutos de pura especulação. A novidade do momento é sobre um recurso que permitiria definir diferentes preferências de notificação no iOS 15.

Os avisos seriam adaptados conforme o status do usuário, o que também seria facilmente alterado por uma função na tela de bloqueio, na central de controle do telefone ou por voz, com apoio da Siri. Algumas opções predefinidas ajudariam a configurar as notificações, como dirigindo, almoçando, trabalhando ou dormindo — apesar de ser possível criar outras, conforme a sua necessidade.

Em cada status, seria possível personalizar como o telefone deve agir: se produz ou não sons, bloqueia notificações de aplicativos relacionados ao trabalho após o término do expediente ou evita avisos do WhatsApp pessoal durante o expediente. O rumor também aponta a possibilidade de criar respostas automáticas para cada caso, em um aprimoramento do que hoje já existe ao receber ligações.

Continua após a publicidade

A Apple adicionou alguns recursos de notificação exclusivos nos últimos updates, como o Não Perturbe e Modo de Suspensão, mas ambos possuem opções limitadas. Se o rumor se concretizar, seria possível alterar todo o sistema operacional para se ajustar ao momento do usuário.

Novidades no iMessage e para donos de iPad

Outra novidade seria um futuro aprimoramento do iMessage, que deixaria de ser apenas um app de mensagens para virar algo mais parecido com uma plataforma social. A ideia é dotá-lo de recursos que permitam rivalizar com o WhatsApp e o Telegram.

Já o iPadOS 15 pode desembarcar com suporte para widgets na tela inicial, assim como ocorreu com o iOS 14. Isso deve oferecer uma nova usabilidade, já que, com a tela maior dos tablets, tais recursos podem ser bastante funcionais para o usuário.

Continua após a publicidade

Por fim, tanto o iOS 15 quanto o iPadOS 15 devem ter novas proteções de privacidade, o que inclui um novo menu com destaque para quais aplicativos coletam dados silenciosamente sobre você. O objetivo é oferecer ao usuário mais controle sobre os acessos para ajudar a preservar a segurança digital.

Autenticação biométrica dupla e outros recursos

No início de abril, o Canaltech falou sobre outros rumores envolvendo o novo sistema da Apple. O iOS deve ter o design da Central de Controle mais parecido com a presente no macOS Big Sur. A ideia é tornar a janela mais compacta, porém com maior suporte a personalizações.

Continua após a publicidade

A empresa também estaria supostamente trabalhando em um sistema de autenticação biométrica mais apurado, com possibilidade de combinar reconhecimento facial e digital ao mesmo tempo. Neste caso, pode ser que isto seja liberado apenas para o iPhone 13, já que seus antecessores não saíram de fábrica prontos para isto — e, ao que parece, não é algo resolvido via atualização de software.

A gigante de Cupertino provavelmente anunciará as atualizações de software, de codinome Sky, em sua Worldwide Developers Conference (WWDC), realizada entre os dias 7 e 11 de junho de 2021. Por enquanto, tudo não passa de rumores e só cabe aos fãs da Maçã aguardar mais um pouquinho.

Como anda a sua animação para o novo iOS? O que espera ver nos novos sistemas operacionais da Apple? Deixe sua opinião nos comentários.

Continua após a publicidade

Fonte: Bloomberg