Snapdragon 898 tem possível teste de desempenho vazado

Snapdragon 898 tem possível teste de desempenho vazado

Por Renan da Silva Dores | Editado por Wallace Moté | 05 de Novembro de 2021 às 09h15
Qualcomm

Com o final do ano se aproximando, rumores acerca dos chipsets topo de linha de 2022 já começaram a vazar com maior intensidade. Entre os lançamentos mais aguardados está o Snapdragon 898, como é conhecido até o momento, próxima geração da principal solução da Qualcomm para celulares premium que pode estrear ainda em 2021.

Um dos primeiros processadores a utilizar por completo a nova versão da arquitetura ARM, a solução acaba de ter o possível primeiro resultado de benchmark vazado, cortesia do leaker Ice Universe. Os números mostram boa evolução em relação à atual geração da família Snapdragon, mas ainda deixam a desejar frente à concorrência, ao menos a princípio.

Snapdragon 898 tem possível teste do Geekbench vazado

Segundo o leaker, no teste do Geekbench 5, o Snapdragon 898 marca 1.200 pontos em single-core e 3.900 pontos em multi-core. Em comparação com o celular Android mais poderoso do ranking do benchmark equipado com Snapdragon 888, o Microsoft Surface Duo 2, a evolução é respeitável, ainda que não represente um salto tão grande.

O aparelho da Microsoft atinge os 1.051 pontos em single-core e 3.313 pontos em multi-core, o que representa saltos de 15% e 18% de desempenho, respectivamente. Comparação mais interessante pode ser feita com os resultados vazados do Exynos 2200, próximo chip premium da Samsung também completamente baseado na nova versão da arquitetura ARM.

O componente da gigante sul-coreana, supostamente equipado em um Galaxy S22 Plus, marca 1.073 pontos em single-core e 3.389 pontos em multi-core, o que dá vantagem de 12% em single-core e 15% em multi-core para o processador da Qualcomm. Apesar dos avanços, os resultados são bem menos empolgantes quando comparados ao A15 Bionic da Apple.

Apesar dos avanços, o Snapdragon 898 ainda não é capaz de alcançar o principal rival da Apple, o A15 Bionic, cuja vantagem chega a impressionantes 42% (Imagem: Reprodução/Apple)

Equipado em um iPhone 13 Pro Max, o atual chip de alto desempenho da gigante de Cupertino e rival direto do Snapdragon 898 atinge os 1.704 pontos em single-core e os 4.643 pontos em multi-core, mantendo a liderança isolada da Maçã com vantagem de impressionantes 42% e 20%, respectivamente.

Vale lembrar que o resultado do Snapdragon 898 ainda pode melhorar até a estreia oficial, já que a solução deve ganhar uma série de otimizações e melhor suporte em apps — ponto também válido para os resultados do Exynos 2200, cujo lançamento só deve ocorrer em 2022, e que deve ganhar uma versão mais potente para equipar o Galaxy S22 Ultra.

Chip pode estrear ainda neste ano em novo flagship da Xiaomi

Segundo os rumores e vazamentos, o Snapdragon 898 estreia ainda neste ano seguindo a estratégia de parceria com a Xiaomi vista na geração anterior, no suposto Xiaomi 12, que pode ser oficializado no final de 2021 e comercializado já no início de 2022.

A solução deve contar com 8 núcleos baseados na arquitetura ARMv9, sendo um Cortex-X2 de máxima performance rodando a 3,0 GHz, três Cortex-A710 de alto desempenho rodando a 2,5 GHz e quatro Cortex-A510 de baixo consumo rodando a 1,8 GHz, acompanhados de GPU Adreno 730.

Vazamentos já confirmaram a configuração dos núcleos do Snapdragon 898, incluindo clocks e a presença da GPU Adreno 730 (Imagem: Reprodução/TuttoAndroid/Weibo)

Antes líder isolada de desempenho no mundo Android, a Qualcomm pode encarar concorrência bem mais acirrada nesta geração — enquanto a Samsung promete desempenho gráfico inigualável graças à adoção de uma GPU desenvolvida em parceria com a AMD, a MediaTek pode finalmente avançar de maneira agressiva no segmento premium com o Dimensity 2000, especulado para ser o primeiro do mercado baseado na litografia de 4 nm da TSMC.

Fonte: Ice Universe, Geekbench Browser (1, 2)

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.