Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Galaxy S22 Plus surge no Geekbench com Exynos 2200 e Android 12

Por| Editado por Wallace Moté | 13 de Setembro de 2021 às 08h29

Link copiado!

Divulgação/Samsung
Divulgação/Samsung

Com estreia aguardada para o início de 2022, a família Galaxy S22 deve trazer como uma de suas principais novidades o chipset Exynos 2200, primeiro nascido da parceria entre Samsung e AMD. Segundo rumores, a nova plataforma da gigante sul-coreana deve assumir o posto de chip mais poderoso do mundo Android, especialmente em processamento gráfico, superando até mesmo a Qualcomm, que manteve o título nos últimos anos.

Após meses de resultados especulados, finalmente temos o primeiro registro real de um teste do novo Exynos com AMD Radeon, possivelmente equipado em um Galaxy S22 Plus. Além de nos dar uma ideia da capacidade da CPU da novidade, o teste também confirma alguns detalhes do telefone, incluindo memórias e sistema operacional.

Teste do Galaxy S22 Plus mostra poder da CPU do Exynos com AMD

Continua após a publicidade

Encontrado pelo site MySmartPrice, o registro refere-se ao modelo SM-S906B, cujos rumores indicam ser o Galaxy S22 Plus. Os dados revelam que o aparelho é equipado com 8 GB de RAM e já está rodando o Android 12, algo esperado se considerarmos a suposta janela de lançamento do celular. O que realmente chama a atenção é o chipset equipado e os resultados atingidos.

O suposto Galaxy S22 Plus conta com placa-mãe s5e9925, apontada no passado como a plataforma utilizada no novo Exynos 2200. A presença do componente é basicamente confirmada pelos metadados do teste, que descrevem a GPU Voyager e citam explicitamente a AMD. De acordo com o registro, a CPU da solução atinge 1.073 pontos em single-core e 3.389 pontos em multi-core, valores próximos dos já entregues pelo Exynos 2100.

É necessário ressaltar alguns pontos do resultado: em primeiro lugar, o chip ainda está no estágio de otimização e deve apresentar um ganho considerável de desempenho até o lançamento. Fora isso, os clocks dos núcleos estão notavelmente mais baixos que os do Exynos 2100, o que reforça a falta de otimização, ou mesmo sugere que a Samsung pode assumir uma postura mais conservadora no novo chip.

Continua após a publicidade

A questão mais curiosa, no entanto, é a presença da arquitetura ARMv8 — espera-se que o Exynos 2200 seja um dos primeiros a adotar a nova ARMv9. No fim, o ideal é que esperemos por mais registros de testes para realmente sabermos do que a novidade será capaz, algo que não deve demorar agora que a etapa de ajustes do processador teve seu início praticamente confirmado.

O que se sabe do Galaxy S22 Plus?

Reunindo as informações divulgadas por rumores, espera-se que o Samsung Galaxy S22 Plus siga a tendência de dar maior ênfase para o modelo Ultra iniciada com a família Galaxy S21, enquanto a variante padrão e a versão Plus assumirão o posto de topos de linha mais acessíveis. Infelizmente, essa postura deve significar downgrades para a próxima geração.

Continua após a publicidade

O aparelho deve chegar com tela de 6,55 polegadas, tamanho significativamente menor que as 6,7 polegadas do Galaxy S21 Plus. Reduções também deve ocorrer na bateria, que sai dos 4.800 mAh da geração anterior para mais modestos 4.500 mAh. Os destaques ficarão para as câmeras, que devem incluir a lente de 10 MP com zoom óptico de 3x do Galaxy S21 Ultra, bem como pelo chipset, que pode dar trabalho para o A14 Bionic em desempenho gráfico.

Fonte: SamMobile, MySmartPrice