Publicidade

Snapdragon 8 Gen 3 pode ser lançado antes do esperado

Por| Editado por Wallace Moté | 14 de Fevereiro de 2023 às 10h43

Link copiado!

Qualcomm
Qualcomm
Tudo sobre Qualcomm

Rumores sugerem que o Snapdragon 8 Gen 3, próximo chipset da Qualcomm para celulares premium, deve chegar antes do esperado, redesenhando o cronograma de lançamentos da gigante e possivelmente acabando com a existência da série Snapdragon 8 Plus. Ao que tudo indica, a plataforma da próxima geração estrearia ainda mais cedo que o antecessor, equipando smartphones topos de linha a serem anunciados no último trimestre de 2023.

A possibilidade é levantada pelo leaker Digital Chat Station em resposta a um usuário da rede social chinesa Weibo, e aponta para um anúncio antecipado do Snapdragon 8 Gen 3 em relação ao 8 Gen 2. O mais curioso é que o chipset premium da 2ª geração já havia sido apresentado em uma data antecipada, em novembro de 2022 — tanto o 8 Gen 1 quanto o 888 foram lançados pela Qualcomm apenas em dezembro dos respectivos anos de estreia.

Continua após a publicidade

Se a novidade estrear ainda mais cedo, é provável que tenhamos uma apresentação em outubro, abrindo margem para que os primeiros celulares com o Snapdragon 8 Gen 3 sejam revelados no último trimestre do ano, entre outubro e dezembro, como aponta o informante. Essa nova estratégia poderia resultar em um efeito dominó, considerando que este é o período em que a companhia atualiza o processador anterior com uma variante Plus.

Nesse novo cenário, a Qualcomm não teria espaço suficiente para apresentar um eventual Snapdragon 8 Plus Gen 2 a tempo das fabricantes o adotarem, já que poderia ser mais interessante seguir diretamente para o 8 Gen 3. Dito tudo isso, é importante ressaltar que essas informações ainda são rumores, e podem acabar não acontecendo. Ainda assim, além do bom histórico de Digital Chat Station, a existência do Snapdragon exclusivo da Samsung dá mais fôlego a essa possibilidade.

Snapdragon for Galaxy pode ter modificado cronograma

A Samsung surpreendeu neste ano durante o anúncio da família Galaxy S23 ao confirmar que, diferente das gerações anteriores da linha, não traria ao mercado variantes com o Exynos, chip proprietário da gigante sul-coreana alvo de críticas por anos frente ao aquecimento excessivo e baixa eficiência energética que entregava. Em seu lugar, a companhia adotou globalmente o Snapdragon 8 Gen 2 for Galaxy, versão levemente aprimorada do modelo padrão exclusiva para smartphones da Samsung.

Continua após a publicidade

No lançamento, muitos acreditavam que o chip era basicamente um Snapdragon 8 Plus Gen 2, por apresentar melhorias similares às de outras soluções da série Plus, incluindo clocks mais altos de CPU e GPU e algumas otimizações para as câmeras. A expectativa era que esse componente estrearia como 8 Plus Gen 2 eventualmente, sendo disponibilizado para outras fabricantes. Porém, com a suposta antecipação do Snapdragon 8 Gen 3, esse pode não ser o caso.

A situação sugere que o acordo de exclusividade entre Samsung e Qualcomm redesenhou o cronograma de lançamentos das plataformas, o que não é necessariamente ruim se for confirmada: enquanto a sul-coreana recebe uma variante levemente superior ao processador do ano, as outras empresas terão acesso mais rápido à nova geração. O cenário também auxiliaria a Qualcomm a ser mais competitiva com a Apple, já que permitiria a adoção de novas tecnologias, como os aguardados núcleos customizados da Nuvia, de forma mais rápida.

Continua após a publicidade

Em contrapartida, celulares que costumavam ter o ciclo de lançamento alinhado à chegada da série Snapdragon 8 Plus, incluindo os dobráveis da família Galaxy Z, estarão limitados ao modelo padrão do ano anterior, não trazendo tantos avanços em comparação aos topos de linha do primeiro semestre, como era o costume. Resta aguardar para saber se esta realmente será a estratégia da Qualcomm daqui em diante.

Fonte: TechRadar