Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Snapdragon 8 Gen 3: teste preliminar mostra chip mais poderoso que A16 Bionic

Por| Editado por Wallace Moté | 07 de Fevereiro de 2023 às 12h51

Link copiado!

Reprodução/Qualcomm
Reprodução/Qualcomm
Tudo sobre Qualcomm

A Qualcomm já trabalha no seu próximo chipset de alto desempenho para equipar os principais smartphones Android a partir do final deste ano, e um usuário do fórum coreano DCInside compartilhou uma suposta captura de tela exibindo o resultado de performance do ainda não revelado Snapdragon 8 Gen 3. De acordo com o teste, seu desempenho em CPU supera o A16 Bionic, chip que equipa o iPhone 14 Pro e iPhone 14 Pro Max.

Na imagem abaixo, vemos os 1.930 pontos em teste single-core e 6.236 pontos em teste multi-core no Geekbench 5.4.4. Para efeito de comparação, o maior resultado para o Apple A16 Bionic na mesma plataforma de análise de desempenho é de 1.874 pontos em single-core e 5.384 pontos em multi-core — ou seja, um incremento singelo de 3% em single-core, mas na casa de 15% em multi-core.

Continua após a publicidade

Ainda segundo o vazamento, é indicado que a Qualcomm estaria focada em reduzir o consumo do Snapdragon 8 Gen 3 em até 20% quando comparado com o Snapdragon 8 Gen 2, que por sua vez já mostrou grande avanço neste quesito se comparado ao Snapdragon 8 Gen 1.

Isso reforça teorias de que o futuro chipset pode estrear em nova litografia de 3 nanômetros, representando um grande salto de processamento e eficiência de consumo de energia em smartphones.

Embora o Snapdragon 8 Gen 3 supere o A16 Bionic, é provável que o futuro Apple A17 continue na liderança entre os processadores de smartphones quando se fala de CPU pela fabricação em litografia de 3 nanômetros mais eficiente, podendo ainda finalmente receber melhorias gráficas já presentes em rivais, como Ray Tracing.

Continua após a publicidade

Apesar disso, a Apple deve priorizar a alta duração de bateria em vez de performance para oferecer menor consumo de energia em seus futuros celulares, o que poderia fazer com que os ganhos do A17 não fossem suficientes para superar o Snapdragon 8 Gen 3 em números.

De qualquer forma, mais novidades relacionadas aos futuros chips da Qualcomm e Apple devem surgir nos próximos meses, uma vez que o desenvolvimento de ambas as plataformas ainda estaria em estágio inicial ou intermediário.

Fonte: Wccftech