Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Samsung Exynos 2200 terá GPU AMD Radeon "Voyager" e novo processo de fabricação

Por| Editado por Wallace Moté | 15 de Julho de 2021 às 07h50

Link copiado!

Reprodução/Samsung
Reprodução/Samsung
Tudo sobre Samsung

Com o início do segundo semestre, os rumores sobre os próximos grandes lançamentos do mundo dos smartphones começaram a se intensificar, em especial sobre a próxima aposta da Samsung para sua linha de processadores Exynos. Conhecido até o momento como Exynos 2200, o novo chipset topo de linha da gigante sul-coreana será o primeiro fruto da parceria com a AMD, oficializada em 2019.

Prometendo levar a família Exynos de volta ao estrelato, o novo processador acaba de ganhar novidades, mais especificamente relacionadas aos supostos codinomes pelos quais o componente e sua GPU Radeon são identificados.

Exynos 2200 é conhecido como "Pamir"

Continua após a publicidade

Segundo informações divulgadas pelo leaker Ice Universe, o Exynos 2200 é referido internamente pela Samsung como "Pamir", enquanto a GPU desenvolvida em parceria com a AMD atende pelo nome "Voyager". O rumor também revela que o chipset será fabricado no processo de 4 nm da gigante sul-coreana, detalhe que já havia sido apontado por outros rumores recentes.

Ao que se sabe, a litografia 4LPE de 4 nm da empresa deve, na verdade, ser uma versão turbinada da litografia de 5 nm utilizada atualmente no Exynos 2100 e Snapdragon 888, renomeada para representar os ganhos de desempenho. Independente disso, a plataforma pode compensar eventuais limitações da CPU com impressionante nível de performance gráfica, como indicam supostos benchmarks vazados.

Chip promete ser novo campeão do mundo Android

Continua após a publicidade

Desde janeiro, rumores indicavam que o Exynos 2200 agitaria o mercado mobile com desempenho que chegaria a superar o A14 Bionic, processador adotado no iPhone 12. As especulações ganharam força recentemente, com a divulgação de testes gráficos em que a plataforma da Samsung superou o concorrente da Apple em até 14%, enquanto deixou o Snapdragon 888 para trás por uma margem significativamente maior, de 56%.

Considerando os detalhes oficiais já conhecidos, não será surpreendente se o chipset de fato apresentar vantagens tão marcantes. A GPU adotada é baseada na microarquitetura RDNA 2, presente nos consoles de nova geração e placas RX 6000, mantendo recursos como suporte a Ray Tracing e Variable Rate Shading (VRS), que reduz os detalhes de pontos menos importantes da imagem para turbinar o desempenho.

Fonte: WCCFTech, Gizmochina