Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Qualcomm Snapdragon 895 tem benchmark vazado e resultados preocupam

Por| Editado por Wallace Moté | 08 de Julho de 2021 às 09h10

Link copiado!

Monoar Rahman Rony/Pixabay
Monoar Rahman Rony/Pixabay
Tudo sobre Qualcomm

O Snapdragon 895, suposto sucessor do atual chipset topo de linha da Qualcomm, tem dominado as notícias nas últimas semanas. A novidade ainda tem poucos detalhes conhecidos, mas acredita-se que o lançamento será feito ainda neste ano, com a fabricação sendo mantida sob a responsabilidade da Samsung, utilizando o novo processo 4LPE de 4 nm da gigante sul-coreana.

Agora, cortesia do leaker Tron, o novo processador acaba de ter as supostas configurações da CPU reveladas, além de resultados do primeiro benchmark. Caso esses dados se confirmem, a Qualcomm deve ter um ano de 2022 complicado diante da concorrência.

Chip pode contar com quatro clusters de núcleos

Continua após a publicidade

Segundo as informações, o Snapdragon 895 deve contar com recarga de 100 W e chegar em uma configuração inédita com quatro clusters de núcleos, sendo um Cortex-X2 de máximo desempenho, três Cortex-A710 de alto performance, dois Cortex-A510 de baixo consumo com clocks mais altos e dois Cortex-A510 com velocidades mais baixas. Em comparação, os processadores atuais do mundo Android usam apenas três ou mesmo dois clusters.

Ainda de acordo com Tron, a combinação traria um aumento considerável de desempenho frente ao Snapdragon 888, marcando 1.250 pontos em single-core e 4.000 pontos em multi-core no Geekbench. Apesar disso, o próximo chipset premium da Qualcomm seguiria perdendo para o A14 Bionic da Apple, capaz de marcar 1.596 pontos em single-core e 4.027 em multi-core, o que causa preocupação frente ao chip dos novos iPhone 13.

A diferença não é gritante, mas é importante lembrar que a gigante de Cupertino lançará em breve o A15 Bionic, devendo aumentar consideravelmente a distância entre as plataformas. Fora isso, o vazamento sugere que a Samsung também dará bastante trabalho para o Snapdragon com o novo Exynos com GPU produzida em parceria com a AMD.

Continua após a publicidade

Adreno 730 não deve superar Exynos com AMD

A segunda imagem compartilhada por Tron indica que, apesar dos avanços da Adreno 730, a GPU que equipará o Snapdragon 895, a Samsung finalmente será capaz de abrir vantagem sobre a Qualcomm. Essa mudança seria resultado da parceria com a AMD, que fornecerá um chip gráfico baseado na microarquitetura RDNA 2 para o novo processador da gigante sul-coreana.

As informações apontam que o próximo Exynos conseguirá superar sem problemas o desempenho gráfico do novo Snapdragon, quando configurado no modo de performance extrema. Caso a Samsung consiga lidar com os problemas de instabilidade da CPU vistos no atual Exynos 2100, é bastante provável que a Qualcomm comece a perder a liderança de desempenho que mantém atualmente no mundo Android.

Continua após a publicidade

Fonte: WCCFTech, Tron