Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Exynos com AMD vaza em teste gráfico superando o Snapdragon 888 em mais de 50%

Por| Editado por Wallace Moté | 29 de Junho de 2021 às 09h10

Link copiado!

Samsung
Samsung

Apesar de ainda apresentar problemas de desempenho, o Exynos 2100 mostrou uma evolução notável quando comparado ao antecessor, muito criticado pelas perdas substanciais de performance em virtude do aquecimento. Em meio às melhorias, a Samsung chamou a atenção quando anunciou uma parceria com a AMD para o desenvolvimento de uma GPU customizada para o próximo chipset da marca.

O suposto Exynos 2200, como é conhecido até então, já teve alguns detalhes oficiais revelados — o chip contará com gráficos baseados na microarquitetura RDNA 2, e oferecerá suporte a tecnologias modernas encontradas atualmente apenas em PCs e consoles, como Ray Tracing e Variable Rate Shading (VRS), que reduz a qualidade de elementos menos importantes da cena para aumentar o desempenho.

A solução também foi alvo de inúmeros vazamentos que sugerem que o novo Exynos pode abalar o mercado de processadores mobile, entregando saltos de desempenho marcantes em comparação aos chips da Apple, e ainda mais substanciais frente aos Snapdragon da Qualcomm. Nesta terça (29), o primeiro resultado real da nova GPU foi vazado, sendo um pouco mais conservador do que se esperava, mas ainda impressionante.

Continua após a publicidade

Exynos com AMD mostra desempenho 50% maior que o Snapdragon 888

Cortesia do leaker Ice Universe, cujo histórico de vazamentos é geralmente certeiro, tivemos a divulgação do primeiro teste real do novo Exynos com AMD, mais especificamente da GPU do chip. Trata-se de um resultado do 3DMark Wild Life que, como de costume nesse tipo de teste, avalia a estabilidade e a taxa de quadros, entregando assim uma pontuação.

A Radeon do novo Exynos atingiu impressionantes 8.134 pontos com taxa de quadros média de 50,3 FPS — a pontuação é cerca de 10% maior e a taxa de quadros é 14% mais alta que os números atingidos pelo A14 Bionic do iPhone 12 Pro Max. A comparação é ainda mais impressionante quando a colocamos para enfrentar os resultados do Galaxy S21 Ultra com Snapdragon 888.

Continua após a publicidade

A pontuação da GPU da AMD é 51% maior, e a taxa de quadros 56% mais alta quando colocada frente à Adreno 660 do atual chip topo de linha da Qualcomm, que marca apenas 5.379 pontos e atinge 32 FPS.

Há dois pontos importantes a se destacar: o chip de testes utilizado traz CPU equipada com núcleos Cortex-A77 — tratam-se de núcleos antigos, já sucedidos pelo Cortex-A78 e, mais recentemente, pelo Cortex-A710.

Além disso, a Samsung ainda deve estar aplicando otimizações no chip, que só estarão mais estáveis próximo ao lançamento da plataforma. Na prática, isso pode sugerir que os resultados devem ser ainda maiores no processador finalizado.

Continua após a publicidade

O que já se sabe do novo Exynos?

Segundo os rumores, o Exynos com GPU AMD Radeon será oficializado já em julho, quando informações oficiais a respeito de desempenho e, principalmente, de consumo serão reveladas. Espera-se que a novidade realmente ofereça alta performance, mas que também sofra com redução intensa de desempenho, o que não seria um problema muito grave, considerando que ainda assim estará à frente dos chips disponíveis atualmente.

Outro ponto interessante é que o próximo chipset da Samsung não deve ser uma exclusividade da família Galaxy. Acredita-se que a vivo estaria negociando com a gigante sul-coreana para empregar o componente em um futuro smartphone, o que seria conveniente para ambas: a fabricante chinesa usaria um dos chips mais robustos do mercado, enquanto a sul-coreana faria um teste em uso real do processador.

Continua após a publicidade

Fonte: PhoneArena, WCCFTech, 3DMark (1, 2)