Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Queda na venda de consoles e GPUs Radeon encolhe setor Gaming da AMD

Por| Editado por Jones Oliveira | 02 de Maio de 2024 às 13h15

Link copiado!

 Totte Annerbrink/Unplash
Totte Annerbrink/Unplash
Tudo sobre AMD

A AMD apresentou seu balanço financeiro do último ano fiscal e o setor Gaming da empresa, entre placas de vídeo Radeon e produtos com SoCs AMD, teve receita 48% inferior ao ano anterior. Segundo o VP Executivo e CFO da AMD, Jean Hu, os resultados são reflexo, principalmente, da baixa procura pelas placas de vídeo AMD Radeon e pelos consoles PlayStation 5 e Xbox Series X e Series S.

Apesar de se tratar de uma receita de US$ 922 milhões, os números ainda apontam uma queda trimestral consecutiva de 33%, dado preocupante, mas previsível, uma vez que a atual geração de consoles está entrando em seu quinto ano e caminha para o fim de seu ciclo.

“O primeiro trimestre de vendas de SoC semi-custom apresentou queda acompanhando nossas projeções, uma vez que estamos agora no quinto do ciclo dos consoles [PS5 e Xbox Series]”, afirmou Lisa Su, Presidente e CEO da AMD.
Continua após a publicidade

Geração de consoles pouco expressiva

Apesar de a atual geração ainda ter de 2 a 4 anos pela frente, o auge do interesse já passou e a tendência é que as vendas continuem a cair. Isso coloca o PlayStation 5 e Xbox Series X e Series S como a geração recente de consoles menos popular.

Mesmo com o PS5 tendo vendido cerca de 50 milhões de unidades, os números ainda são menos da metade dos 117 milhões do PS4 e ficam atrás, inclusive, dos 58 milhões do Xbox One, fracasso que levou a Microsoft a mudar sua estratégia para o setor

Com o interesse crescente pelos consoles portáteis, tanto Sony quanto Microsoft já acenaram para a possibilidade de entrarem no segmento na próxima geração, além das plataformas tradicionais. Caso as empresas optem por soluções AMD, isso pode ser um bom sinal para a empresa de Lisa Su, que já equipam os portáteis Lenovo Legion Go, ASUS ROG Ally e Steam Deck.