PlayStation 5 entra na etapa final do seu ciclo, afirma Sony
Por Durval Ramos |
O PlayStation 5 pode já estar caminhando para o final de seu ciclo de vida. Foi o que a própria Sony afirmou durante sua mais recente reunião com acionistas no início desta semana — declaração que fez muita gente se assustar. Afinal, estaria o console com seus dias contados?
- PS5 Pro pode ter desempenho equivalente ao da Radeon RX 7800 XT
- PlayStation 6 deve chegar em 2028 com foco em path tracing
A afirmação foi feita pela vice-presidente sênior da fabricante japonesa, Naomi Matsuoka, em uma fala em que apresentava o desempenho de vendas do console no último trimestre e o planejamento para os próximos anos. Segundo ela, o PS5 já alcançou metade do seu ciclo e entra em seu “estágio final”, o que significa, na prática, uma mudança de estratégia por parte da companhia.
“Nós vamos dar muito mais ênfase no equilíbrio entre lucratividade e vendas”, explica a executiva. “Por essa razão, esperamos que o ritmo anual de vendas do console comece a cair a partir do próximo ano fiscal”.
A fala pegou muita gente de surpresa, principalmente porque a impressão geral é de que o PlayStation 5 ainda é um console muito recente. Contudo, como ele foi lançado em novembro de 2020, ele caminha para completar seu quarto aniversário, o que faz com que a fala de Matsuoka faça muito mais sentido.
Em comparação com a geração anterior, o PlayStation 4 foi lançado em 2013 e seu sucessor chegou ao mercado em 2020. Assim, é fácil realmente perceber como o PS5 está atualmente bem no meio desse ciclo.
PS5 ainda tem muita lenha para queimar
Isso não quer dizer, porém, que o console está com os dias contados e que o inevitável PlayStation 6 será anunciado a qualquer momento. A declaração da vice-presidente da Sony é muito mais um posicionamento sobre o futuro do PS5 e o que os acionistas podem esperar em relação à estratégia da empresa em termos de vendas e números.
Tanto que, durante esta última reunião, a companhia já apresentou uma revisão no número de PlayStation 5 que devem ser vendidos até março de 2025, reduzindo a meta de 25 milhões de unidades para 21 milhões. E foi nesta mesma conversa que foi revelado que o console não terá nenhuma de suas principais franquias ganhando novos títulos no período.
Ao mesmo tempo, a gente sabe que há outros jogos em desenvolvimento ainda para o PS5, como os exclusivos Marvel’s Wolverine e Physint, novo game de espionagem de Hideo Kojima apresentado durante o mais recente PlayStation Showcase. Isso sem falar de jogos multiplataforma, como GTA 6 e o remake de Silent Hill 2, que mostram como a atual geração ainda tem muito fôlego pela frente.
Além disso, é só lembrar também como a segunda metade da geração do PlayStation 4 foi prolífica para o console. Foi na etapa final de seu ciclo que jogos como The Last of Us Parte 2, Ghost of Tsushima e Death Stranding foram lançados.
Assim, antes que você entre em pânico achando que já é hora de vender seu PS5, pense que a declaração da Sony aponta muito mais para uma etapa de maturidade do console do que uma obsolescência.