Nem os estúdios entendem a necessidade de um PS5 Pro
Por Felipe Demartini • Editado por Durval Ramos |
Você não está sozinho quando questiona a necessidade de um PlayStation 5 Pro. Os desenvolvedores de jogos também estão nessa e, durante a Game Developers Conference (GDC), comentaram nem mesmo entender a ideia de uma atualização de meio de geração em um momento em que muitos produtores ainda nem mesmo aproveitaram a capacidade total do console da Sony.
Os comentários foram citados pelo editor do site Games Industry, Chris Dring, em uma edição de podcast dedicada à GDC. Como não poderia deixar de ser, a ainda não confirmada nova versão do console foi um dos temas das conversas informais durante o evento, diante do vazamento de possíveis especificações e uma suposta entrega de informações às empresas parceiras da fabricante do PS5.
Nas conversas, outro tópico que costuma surgir bastante entre os jogadores, sobre a sensação de que a nova geração de consoles mal começou. Enquanto estamos nos encaminhando para o quarto aniversário do PlayStation 5 e também do Xbox Series X|S, a visão geral é de que o potencial completo destas plataformas ainda está longe de ser aproveitado, enquanto as fabricantes já falam em estagnação e uma necessidade de expandir o mercado.
Um PS5 Pro, apontam os desenvolvedores, não seria a solução para isso, porém. Para eles, apostar em ideias mais originais e inovadoras usando o hardware atual soa mais interessante do que uma atualização gráfica. Os especialistas apontam, ainda, que a ideia de que o potencial das plataformas não foi aproveitado não vem de questões de hardware, e sim, dos impactos econômicos da pandemia de covid-19 e das recentes turbulências nas empresas de games.
Especificações do PS5 Pro já vazaram
Enquanto a ideia de que a Sony faria uma atualização de meio de geração para o PlayStation 5 já era esperada— aconteceu na passada, com o PS4 —, as conversas esquentaram na última semana. As especificações do suposto novo console vazaram após a Sony, teoricamente, ter entregado tais dados às produtoras parceiras, para que elas trabalhem em patches de melhoria para games atuais e futuros.
Até mesmo kits de desenvolvimento da nova plataforma já estaria nas mãos das produtoras, enquanto a Sony não comenta sobre o assunto. A expectativa é de um lançamento ainda neste ano, possivelmente na temporada de Natal, trazendo uma opção mais poderosa de PS5 às prateleiras, ao lado das recentes edições Slim do vídeo game.
Em termos de hardware, estamos falando de um console que seria capaz de rodar jogos em resolução de até 8K, com o triplo do poder de performance do PlayStation 5 atual. Tecnologias como ray tracing se beneficiariam amplamente disso, enquanto os títulos carregariam mais rapidamente devido a um poder de renderização 45% maior e mais de 100 GBs a mais de memória disponível.
Por enquanto, nada de confirmação oficial de um PS5 Pro. Porém, se a programação é lançar a nova versão do console neste final de ano, um anúncio não deve demorar a vir. A empresa, claro, não fala nada sobre o assunto.