Publicidade

Qualcomm anuncia Snapdragon 778G como novo chip para intermediários premium

Por| Editado por Wallace Moté | 19 de Maio de 2021 às 13h10

Link copiado!

Monoar Rahman Rony/Pixabay
Monoar Rahman Rony/Pixabay
Tudo sobre Qualcomm

Diversos rumores divulgados nos últimos meses indicavam que a Qualcomm preparava um sucessor para o popular Snapdragon 765G, que equipa alguns dos intermediários mais potentes do mercado. A empresa surpreendeu quando anunciou no final de março o Snapdragon 780G, que se destacou por oferecer recursos da linha 800 a preços mais baixos.

No entanto, novos rumores publicados nesta semana sugeriram que mais um chip intermediário premium deve ser revelado nesta quarta (19), durante a conferência 5G Summit, fato reforçado por um teaser divulgado pela Qualcomm. Agora, a fabricante oficializou o novo processador após publicar sua página antes da hora na noite de ontem (18), mostrando o que podemos esperar dos próximos intermediários premium que chegam ao mercado ainda este ano.

Snapdragon 778G é versão "simplificada" do 780G

Continua após a publicidade

As informações confirmam o que o leaker Digital Chat Station havia divulgado, com o Snapdragon 778G chegando como uma versão ligeiramente simplificada do Snapdragon 780G. A CPU é mantida, contando com os novos núcleos Kryo 670 baseados nos Cortex-A78, também presentes em soluções mais poderosas como o Snapdragon 870, mas sofre uma mudança importante: a litografia.

A novidade é fabricada no processo de 6 nm, possivelmente da TSMC, e curiosamente pode apresentar vantagens quando comparado ao irmão mais potente. Isso porque, apesar de contar com transístores maiores, a litografia de 6 nm da TSMC tem maior densidade que o processo de 5 nm da Samsung utilizado no 780G, elemento mais importante em termos de eficiência energética e desempenho.

Ainda é cedo para afirmar que essa diferença irá realmente se traduzir em resultados melhores para o usuário, mas ainda assim a mudança é promissora. As semelhanças persistem em outros departamentos, como GPU, processamento de imagem e recursos.

Continua após a publicidade

Recursos premium para intermediários

Assim como o modelo mais robusto, o Snapdragon 778G engloba diversos recursos antes exclusivos de lançamentos da família Snapdragon 800. Além da capacidade de gravar e reproduzir vídeos em HDR10+, a novidade também traz opções modernas de conectividade, como Wi-Fi 6E e Bluetooth 5.2, e foca em games e reprodução de áudio com as suítes Snapdragon Elite Gaming e Snapdragon Sound.

Outro destaque é a capacidade de processamento de IA, liderada pelo chip Hexagon 770. Mesmo equipado no Snapdragon 780G, o novo motor de Inteligência Artificial entrega até 12 TOPs, o número de operações de IA por segundo, número mais de duas vezes maior que o entregue pelo Snapdragon 765G, que atingia os 5,5 TOPs.

Continua após a publicidade

O modem Snapdragon X53 é o responsável pela conectividade 5G, que curiosamente sofre um upgrade quando comparado ao Snapdragon 780G. Além dos protocolos DSS e Sub-6GHz, presentes no chip mais potente, o Snapdragon 778G também é compatível com conexões mmWave, tidas como o "5G puro" pelas altas velocidades que alcançam.

O processador de sinal de imagem (ISP), o Spectra 570L, também figura entre as novidades mais importantes. Segundo ISP "triplo" a integrar a família Snapdragon 700, o chip de imagem habilita gravação simultânea de até três câmeras de 22 MP, além de sensor único de 192 MP. Tecnologias de redução de ruído, como a Multi-Frame Noise Reduction (MFNR), prometem ótimos resultados noturnos.

Por fim, a GPU Adreno 642L promete desempenho gráfico 40% superior à da Adreno 620 do Snapdragon 765G, mas as diferenças para a Adreno 642 do Snapdragon 780G ainda não estão claras. As informações revelam que o chip gráfico suporta ainda telas Full HD+ com taxa de atualização de 144 Hz e profundidade de cor de 10-bit.

Continua após a publicidade

As diferenças estão nos detalhes

Apesar das inúmeras similaridades, o Snapdragon 778G sofre alguns downgrades em comparação ao 780G. Além da já citada GPU Adreno 642L, há menos protocolos de GPS, enquanto o ISP Spectra 570L tem suporte a gravação tripla com câmeras de 22 MP, contra sensores de 25 MP da Spectra 570. Fora isso, gravações em câmera lenta estão limitadas a 240 FPS, contra 480 FPS.

Ainda assim, a experiência oferecida pelo novo processador deve ser suficiente para a maioria esmagadora dos usuários e, em virtude da litografia mais eficiente, pode acabar sendo mais interessante que a apresentada pelo Snapdragon 780G. Oficializado hoje durante apresentação da empresa em seu evento 5G Summit, o Snapdragon 778G deve chegar ao mercado nos próximos meses, já sendo confirmado que Realme, Xiaomi, Motorola e muitas outras empresas lançarão dispositivos com a plataforma.

Continua após a publicidade

Fonte: Qualcomm