Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Qualcomm anuncia Snapdragon 780G, sucessor do 765G com recursos de topo de linha

Por| Editado por Wallace Moté | 25 de Março de 2021 às 08h30

Link copiado!

Monoar Rahman Rony/Pixabay
Monoar Rahman Rony/Pixabay

Inúmeros rumores divulgados nas últimas semanas indicavam que a Qualcomm preparava um novo chipset para a linha Snapdragon 700 para suceder o popular 765G. Até então, o chip pouco conhecido era referido como Snapdragon 775, que chegou a ter algumas de suas especificações vazadas mostrando novidades interessantes para o segmento intermediário. Então, de surpresa, na noite desta quarta (24), a Qualcomm publicou o anúncio oficial da novidade, que deve atender por outro nome: Snapdragon 780G.

A novidade foi divulgada antes da hora, considerando que a página marcava a data de hoje e já foi retirada do ar. Felizmente, o renomado leaker Roland Quandt e o site Wikimóvel coletaram algumas informações antes que isso acontecesse, e já temos boa parte dos detalhes e configurações do novo processador. O anúncio oficial deve acontecer ainda hoje (25).

Snapdragon 780G: Cortex-A78 e novo Spectra 570

Continua após a publicidade

De acordo com o Wikimóvel, o Snapdragon 780G deve chegar ao mercado em uma configuração de oito núcleos, sendo dois de alto desempenho e seis de baixo consumo. Os mais potentes serão os novos Kryo 670 Gold baseados no Cortex-A78 da ARM, presentes no Snapdragon 888, Exynos 2100 e nos concorrentes diretos Exynos 1080 e Dimensity 1200. Por aqui, os clocks atingem os 2,4 GHz, velocidade abaixo dos rivais, mas possivelmente suficiente para mostrar uma boa evolução em relação ao 765G.

O conjunto de baixo consumo traz os núcleos Kryo 670 Silver baseados no Cortex-A55,que atingem os 1,8 GHz. A CPU é construída usando o processo 5LPE de 5 nm da Samsung, também utilizada no Snapdragon 888 e Exynos 2100, sendo este o primeiro chipset da família 700 a chegar ao mercado utilizando uma litografia de 5 nm.

Há ainda suporte a memórias LPDDR4 a 4200 MHz, nova GPU Adreno 642, que teoricamente pode ser mais potente que a Adreno 640 do Snapdragon 860, e o modem Snapdragon X53, que habilita a conectividade 5G. Conclui o conjunto o Spectra 570, novo Image Signal Processor (ISP), ou Processador de Sinal de Imagem em tradução livre, e o motor de IA Hexagon 770, que habilitam as principais novidades do 780G.

Continua após a publicidade

Recursos de topo de linha

No material de divulgação, a Qualcomm destacou a estreia de alguns recursos no chip intermediário que até então estavam limitados aos processadores high-end da família Snapdragon 800. As primeiras grandes novidades estão no departamento de câmera, com o Spectra 570 sendo o "primeiro ISP triplo da linha 700".

Na prática, isso quer dizer que o Snapdragon 780G é capaz de gravar vídeos de três câmeras diferentes de 25 MP simultaneamente, com a empresa citando especificamente as lentes zoom, wide e ultrawide. O novo ISP também suporta novas tecnologias para captura de imagens em baixa luz, gravações de vídeos em HDR10+ e de vídeos em 4K HDR.

A capacidade de IA do Hexagon 770 é outro destaque, com o motor alcançando 12 TOPs de poder computacional, evolução considerável de mais de duas vezes em comparação ao Snapdragon 765G, que atingia apenas 5,5 TOPs. Com isso, a Qualcomm destaca o uso de IA em todas as chamadas, de áudio e vídeo, para melhor supressão de ruído e interações com as assistentes virtuais.

Continua após a publicidade

O Snapdragon 780G traz ainda diversos recursos do Snapdragon Elite Gaming, conjunto de otimizações para games da Qualcomm. Além de drivers da GPU que podem ser atualizados a cada jogo novo lançado por meio da loja de aplicativos, o chip conta com suporte a gameplay em True 10-bit HDR, que expande a cobertura de cores exibida.

Conectividade de topo de linha

O anúncio destaca também o modem Snapdragon X53, que promete entregar velocidades de download de até 3,3 Gbps no 5G Sub-6 GHz. Além disso, o sistema FastConnect 6900 habilita conectividade Wi-Fi 6 e Wi-Fi 6E, outra novidade na linha intermediária da fabricante. A promessa de velocidade, nesse caso, é de downloads na casa dos 3,6 Gbps, com latências muito baixas. Completa o conjunto os novos recursos da recém-anunciada iniciativa Snapdragon Sound, que visa aprimorar os recursos de som dos smartphones, incluindo redução na latência e cancelamento ativo de ruído (ANC) nativo em fones Bluetooth.

Presença no Mi 11 Lite 5G

Continua após a publicidade

A Qualcomm conclui afirmando que os primeiros smartphones com o Snapdragon 780G chegam ao mercado já no segundo trimestre de 2021, que compreende os meses de abril a junho. O anúncio e a data para estreia do chip reforçam a teoria de que a versão 5G do Mi 11 Lite, próximo intermediário premium da Xiaomi, será lançada com a novidade. O anúncio do Mi 11 Lite, que deve ser acompanhado ainda do Mi 11 Pro e Mi 11 Ultra, está previsto para acontecer na próxima terça-feira, 30 de março.

Fonte: Qualcomm (1, 2), Wikimóvel, Roland Quandt