Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Qualcomm apresenta o chip Snapdragon Sound para "redefinir áudio sem fio"

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 04 de Março de 2021 às 13h05

Link copiado!

Divulgação/Qualcomm
Divulgação/Qualcomm
Tudo sobre Qualcomm

A Qualcomm criou uma solução para melhorar a qualidade do áudio sem fios chamada Snapdragon Sound, desenvolvida para oferecer experiência melhorada na reprodução de música, chamadas em áudio ou vídeo e também na hora de jogar no smartphone.

O Snapdragon Sound é um sistema que otimiza interações wireless entre os dispositivos para garantir experiência mais robusta e sem interrupções, com suporte a áudio de 24 bits e 96 KHz. A tecnologia, segundo a fabricante, reduz problemas comuns na reprodução de áudio entre dispositivos conectados sem fios, garantindo a melhor conectividade e compressão do áudio e reduzindo as falhas de áudio e a latência.

Fabricantes como Xiaomi e Audio-Technica já estão entre as empresas que adotarão o sistema em seus dispositivos. Inicialmente, celulares com o Snapdragon 888 serão compatíveis, e para aproveitar o máximo do Snapdragon Sound é recomendado conectar um celular a um fone de ouvido ou caixa de som que também tenha a tecnologia implementada.

Continua após a publicidade

“O ouvido humano é altamente sensível a falhas, latências e outros desafios comuns na transmissão de música, conferências em vídeo ou jogos em conexões sem fio. Focamos no ponta a ponta para tentar oferecer inovações para resolver problemas comuns em praticamente todos os pontos de interação de áudio”, explicou o vice-presidente e diretor geral de voz, música e vestíveis da Qualcomm Technologies, James Chapman.

Ao reproduzir músicas em conexões que aproveitam os benefícios do sistema, o usuário verá um selo do Snapdragon Sound na tela do celular. Dispositivos compatíveis terão a marca da tecnologia em suas caixas, segundo a Qualcomm.

Snapdragon Sound: recursos

Continua após a publicidade

Além do áudio de alta qualidade a 24 bits e 96 KHz em reprodução de música, o sistema da Qualcomm alcança 32 KHz em chamadas de voz, ambos até duas vezes superior à conexão sem fio mais comum. A latência é reduzida em até 45%, para 89 ms na reprodução de vídeos e em jogos. Também é possível aproveitar a tecnologia diretamente no celular com formatos de até 384 KHz em 32 bits com o Qualcomm Aqstic DAC incorporado.

O sistema também é compatível com várias tecnologias da Qualcomm, incluindo cancelamento de ruído, conectividade FastConnect 6900, conexões Bluetooth séries QCC514x, QCC515x e QCC3056, aptX Adaptive, aptX Voice, codec de áudio Aqstic e Communication Suite de áudio e voz.

Disponibilidade

Continua após a publicidade

O Snapdragon Sound é um sistema de hardware e software que será implementado em celulares e fones de ouvido sem fio para oferecer melhorias tanto na conexão entre os dispositivos como na qualidade do áudio. Xiaomi e Audio-Technica já anunciaram que vão utilizar a tecnologia em produtos a serem apresentados em breve, e outras fabricantes de smartphones e equipamentos de áudio devem aproveitar a solução ainda em 2021.