Cuidado Nintendo! Qualcomm estaria planejando lançar clone do Switch com Android

Cuidado Nintendo! Qualcomm estaria planejando lançar clone do Switch com Android

Por Renan da Silva Dores | Editado por Wallace Moté | 24 de Março de 2021 às 09h05
Divulgação/Nintendo

Já bastante popular pelas suas franquias exclusivas, o Nintendo Switch viu seu número de vendas subir vertiginosamente com o início da pandemia e as medidas de distanciamento social. A popularidade do aparelho chegou a inspirar outras companhias, como a Alienware, que revelou um PC portátil nos moldes do console japonês, além de diversas outras empresas chinesas, como a popular GPD.

A família de clones do Switch não deve parar por aí, conforme indicam fontes do site Android Police, com a entrada de ninguém menos que a Qualcomm no mercado de portáteis. A ideia do novo aparelho seria exibir as capacidades dos chips Snapdragon em um novo formato, seguindo os investimentos voltados para games mobile que a fabricante tem aplicado nos últimos anos.

Cara de Switch com tecnologia da Qualcomm

De acordo com o Android Police, que afirma ter visto imagens não-finalizadas do aparelho, o "Switch da Qualcomm" lembra bastante o console da Nintendo, contando com "joy-cons" removíveis nas laterais do corpo, sendo similar a um smartphone mais espesso que o tradicional. As dimensões avantajadas estariam associadas a um sistema de resfriamento muito mais complexo que os encontrados nos celulares atuais.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

O console da Qualcomm teria formato similar ao Switch, empregando o Quick Charge e sistema mais robusto de resfriamento (Imagem: Reprodução/Dbrand)

O novo portátil também traria uma bateria de 6.000 mAh, com tecnologia Quick Charge de carregamento rápido, além de espaço para cartão MicroSD para expansão de memória, Android 12 e a capacidade de se conectar a uma TV ou monitor externo. Não está claro, porém, se a exibição ficaria a cargo da porta USB-C ou se o dispositivo traria um conector HDMI dedicado para isso. Completariam o conjunto sensores tradicionais como Bluetooth, GPS, acelerômetro e de feedback háptico duplo, e haveria conectividade 5G, ainda que utilizando o já ultrapassado modem Snapdragon X55.

Epic Games Store e possibilidade de cloud streaming

As informações também indicam que a Qualcomm trará compatibilidade com a Google Play Store, e espera integrar a ainda não anunciada versão mobile da Epic Games Store, além de uma loja própria. Não está claro se a empresa pretende estabelecer parcerias com serviços de streaming de games como o Google Stadia e o Nvidia GeForce NOW, mas o Android Police aposta que a companhia deve focar na reprodução local de conteúdo, justamente para exibir as capacidades do Snapdragon.

Lançamento em 2022 e inspiração para fabricantes

O Android Police encerra seu relatório indicando que o console da Qualcomm deve ser lançado logo no início de 2022, no primeiro trimestre. Dessa maneira, acredita-se que o aparelho trará a nova geração da linha Snapdragon 800, possivelmente o já especulado Snapdragon 895. A fabricante estaria mirando na faixa dos US$ 300 (cerca de R$ 1.650 em conversão direta) e venderia o dispositivo diretamente aos consumidores, ao mesmo tempo em que fecharia acordo com algumas operadoras de telefonia nos EUA.

A ideia da Qualcomm não seria competir com o Switch, mas sim inspirar fabricantes de smartphones com novos formatos (Imagem: Divulgação/Qualcomm)

Os relatos também apontam que a Qualcomm não estaria mirando diretamente no Switch, mas sim desejando incentivar fabricantes parceiras para o desenvolvimento de novos formatos para o mercado, especialmente em um período em que jogos mobile e games mais robustos estão cada vez mais mesclados, separados por uma linha tênue. Vale lembrar que, como todo produto ainda em fase de testes, há a possibilidade de a companhia desistir do projeto antes de seu lançamento. Contatada pelo Android Police, a Qualcomm disse não comentar rumores.

Fonte: Android Police, WinFuture

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.