Publicidade

Qualcomm oficializa o Snapdragon 860, versão revisada do 855+

Por| Editado por Wallace Moté | 22 de Março de 2021 às 14h50

Link copiado!

Reprodução/Qualcomm
Reprodução/Qualcomm
Tudo sobre Qualcomm

A POCO realizou na manhã desta segunda (22) evento em que anunciou dois novos smartphones, o POCO F3 e o POCO X3 Pro. Voltados para o segmento de topos de linha mais básicos, focados no custo-benefício, os dois aparelhos trazem versões revisadas de chips mais antigos da Qualcomm. O destaque vai para o X3 Pro, que estreia o até então desconhecido Snapdragon 860.

Aproveitando o lançamento do POCO X3 Pro, a Qualcomm oficializou o Snapdragon 860. Diferente do Snapdragon 870, que trouxe aumentos de clock em relação ao 865+, o processador anunciado hoje é basicamente uma revisão do Snapdragon 855+, sendo inclusive listado junto ao antecessor no site oficial da companhia. As especificações dos dois chipsets são bastante semelhantes, ainda que haja algumas mudanças pontuais no novo modelo.

Continua após a publicidade

A novidade é fabricada no processo de 7 nm da TSMC, mesmo utilizado nas famílias 855 e 865, e oferece oito núcleos em uma configuração de três conjuntos: um núcleo Prime com clock de até 2,96 GHz, três núcleos de alto desempenho rodando a 2,42 GHz e quatro núcleos de baixo consumo com velocidade de 1,8 GHz. Apesar de não contar com 5G, a empresa o posiciona como uma opção mais robusta em relação ao Snapdragon 765G, havendo grande foco na acessibilidade.

O que há de diferente entre o 860 e o 855+?

No geral, trata-se exatamente do mesmo processador, e aparentemente as mudanças parecem estar exclusivamente ligadas ao processamento de imagem. De acordo com o XDA Developers, a nova versão do chipset da Qualcomm suporta agora modo noturno na lente ultrawide, modo noturno na câmera de selfies, além de comportar a captura de vídeos com as câmeras frontal e traseira simultaneamente. O Snapdragon 860 parece estar posicionado como uma evolução do 855, e não do 855+.

Continua após a publicidade

O chip fará sua estreia no mercado já nesta semana, com a chegada do POCO X3 Pro às lojas no dia 24 de março. O aparelho da fabricante chinesa conta ainda com até 8 GB de RAM, até 156 GB de armazenamento, tela IPS LCD com taxa de atualização de 120 Hz e amostragem de toque de 240 Hz para maior fluidez, além de uma bateria generosa de 5.160 mAh com carregamento rápido de 33 W.

Fonte: XDA Developers, Qualcomm