Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Processadores AMD Ryzen Zen 5 ganham previsão de lançamento

Por| Editado por Jones Oliveira | 27 de Maio de 2024 às 11h45

Link copiado!

AMD
AMD
Tudo sobre AMD

Segundo a AOOSTAR, fabricante de mini PCs, os novos processadores AMD Ryzen com arquitetura Zen 5 chegarão ao mercado em agosto em produtos mainstream, incluindo notebooks e desktops. Já os mini PCs da empresa estão previstos para lançamento em outubro, mas não está claro se essa é apenas a janela de lançamento da AOOSTAR ou do mercado como um todo.

A CEO da AMD, Lisa Su, irá conduzir o tradicional keynote da abertura da Computex 2024, e, ao que tudo indica, a estrela do evento será a nova família de CPUs Ryzen 9000 (nome ainda não confirmado). 

Além dos novos núcleos Zen 5, a nova APU Strix Point também chega com iGPUs RDNA 3+ e NPUs com arquitetura XDNA 2 de segunda geração. O salto de desempenho esperado em relação aos chips Hawk Point é de 3x ou mais, passando de 16 TOPS para mais de 45 TOPS, superando os novos Snapdragon X Elite e X Plus, dos Copilot+PCs da Qualcomm.

Continua após a publicidade

Design esperado dos AMD Ryzen Zen 5

Apesar de ainda não haver confirmação oficial, a AMD estaria, supostamente, mantendo o design monolítico para os novos chips Strix Point focando em dois projetos principais, um com 12 núcleos Zen 5 e 16 núcleos RDNA 3+ de iGPU, e um lineup topo de linha com 16 núcleos Zen 5 e até 40 núcleos RDNA 3+. 

Vale lembrar ainda que a AMD não trabalha com arquitetura de núcleos de desempenho e eficiência como a Intel. Isso significa que todos os núcleos Zen 5 têm suporte a multi-thread, criando chips de entrada e topo de linha, respectivamente, com 24 e 32 threads, podendo significar um enorme ganho de desempenho em uso geral.