Baldur’s Gate 3 roda a 30 FPS em Snapdragon Elite X com Auto SR
Por Daniel Trefilio • Editado por Jones Oliveira |

A Microsoft apresentou demos de Baldur’s Gate 3 e Borderlands 3 rodando em Windows ARM via emulação para destacar o potencial da ferramenta de upscaling Auto Super Resolution. Mesmo sem compatibilidade nativa e utilizando apenas a iGPU de um kit de desenvolvimento de Copilot+PCs com Snapdragon X Elite, os jogos rodaram em QuadHD (1440p) e com boa margem acima dos 30 FPS.
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Apesar de Borderlands 3 ser relativamente antigo e Baldur’s Gate 3 não ser tão exigente para entregar boa fluidez, o feito impressiona justamente por não se tratarem de jogos com compatibilidade nativa com ARM. Ao que tudo indica, a Microsoft está investindo pesado em avançar o ecossistema do Windows ARM para muito além da produtividade.
A novidade é uma excelente notícia considerando que, já em 2025, a NVIDIA planeja lançar um AI PC com chips ARM proprietários e iGPU RTX 5000, e a própria Microsoft já vem estudando migrar o próximo Xbox para a arquitetura ARM.
Games em ARM favorecem mais plataformas
Apesar da hegemonia da arquitetura x86 nos PCs gamer e consoles desde a geração do Xbox One e PlayStation 4, um dos mercados gamer que mais cresce é o de smartphones. Contudo, pelo desempenho até então bastante restrito em sistemas móveis, raramente compensa para um estúdio desenvolver jogos compatíveis com esse segmento.
Sendo assim, iniciativas como a da Apple de garantir jogos AAA rodando nos iPhone 15 Pro exigem um investimento direto da própria fabricante do hardware em buscar parcerias diretamente com desenvolvedoras específicas.
Com a Microsoft tomando a dianteira e facilitando e incentivando o desenvolvimento em ARM, é provável que em breve vejamos cada vez mais games compatíveis com sistemas compactos. Isso porque, mesmo os ports para Android, devem se beneficiar do movimento e enfrentar menos barreiras no código de baixo nível da arquitetura.