Publicidade

Gigabyte confirma novas CPUs Ryzen 9000 em atualização

Por| Editado por Jones Oliveira | 24 de Abril de 2024 às 16h20

Link copiado!

AMD
AMD

Após diversas fabricantes confirmarem a compatibilidade de suas placas-mãe AM5 com os futuros processadores da AMD, chegou a vez da Gigabyte anunciar oficialmente essa informação. Em um comunicado em seu site, a companhia detalhou não somente o suporte para suas placas-mãe da série 600, como também confirmou o nome dos vindouros Ryzen 9000 de desktop.

Por mais que diversos vazamentos já tenham sido divulgados a respeito dessas CPUs, essa é a primeira vez que uma companhia cita o nome direto dos produtos oficialmente. Vale lembrar que o milhar 9000 não segue a nomenclatura linear dos Ryzen, visto que em 2022 tivemos os Ryzen 7000 e era esperado que os Ryzen 8000 recém-lançados também fizessem parte da nova família.

Contudo, parece que a AMD quer diferenciar suas famílias de produtos. Os atuais Ryzen 8000G são APUs com gráficos integrados e arquitetura Zen 4. Já os futuros Ryzen 9000 serão processadores estruturalmente diferentes, baseados na arquitetura Zen 5, que devem oferecer um salto de IPC (Instruções por Ciclo) e velocidade de núcleos considerável.

Continua após a publicidade

Sobre a Gigabyte, a companhia disponibilizou uma nova atualização de BIOS para todas as suas placas-mãe 600, desde os modelos de entrada até os topo de linha. Como a AMD prometeu suporte a motherboards com o soquete AM5, os Ryzen 9000 funcionarão nas placas atuais sem problemas.

Esperados para lançar no segundo semestre do ano, os Ryzen 9000 devem ser formalmente anunciados pela AMD no começo de junho, na Computex 2024.