Publicidade

MWC 2024 | Qualcomm lança novos modems 5G e Wi-Fi 7 turbinados por IA

Por  • Editado por Wallace Moté | 

Compartilhe:
(Imagem: Divulgação/Qualcomm)
(Imagem: Divulgação/Qualcomm)
Tudo sobre Qualcomm

Participando da MWC 2024, principal feira de tecnologia mobile do ano, a Qualcomm expandiu seu portfólio de soluções de redes sem fio com duas novidades: o FastConnect 7900, primeiro modem a unificar o processamento de Wi-Fi, Bluetooth e UWB em um único chip, e o Snapdragon X80, modem preparado para a era do 5G Advanced compatível com comunicação via satélite. Ambos chegam recheados de otimizações de Inteligência Artificial, responsáveis não apenas por aprimorar a recepção de sinal, como também ampliar a eficiência energética.

FastConnect 7900 une Wi-Fi, Bluetooth e UWB

Destinado a smartphones, PCs e até óculos de Realidade Estendida (XR), o Qualcomm FastConnect 7900 é o primeiro modem de redes sem fio a combinar em um único chip o processamento de Wi-Fi, Bluetooth e UWB. Essa característica teria como principais vantagens a redução de custos e consumo de energia, já que não são necessários processadores adicionais para cada padrão, e a redução do espaço ocupado nos circuitos dos dispositivos, dando mais margens para as fabricantes implementarem outros tipos de recursos.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Outro ponto forte dessa abordagem é o funcionamento integrado das três tecnologias, que expandiria as capacidades de reconhecimento de dispositivos por proximidade — pense em smarttags como a Galaxy SmartTag da Samsung, as chaves digitais de carros e a comunicação com smartwatches e outros vestíveis — e turbinaria algumas das soluções recém-anunciadas da Qualcomm, incluindo o XPAN, a tecnologia que usa Wi-Fi e Bluetooth para oferecer som de alta definição em fones sem fio, e o Snapdragon Seamless, o "ecossistema" da marca.

O FastConnect 7900 seria ainda o primeiro modem compatível com o protocolo Wi-Fi 7 a embarcar otimizações de IA, responsáveis por aprimorar a qualidade da recepção e envio de sinal, reduzir a latência (o atraso no recebimento de dados) e consequentemente aumentar a eficiência energética. Somando essas otimizações aos novos módulos de recepção de sinal (os chamados RF FEMs), a redução de consumo de energia chegaria a 40% em relação ao FastConnect 7800.

Partindo para os aspectos mais técnicos, além de Wi-Fi 7, a novidade opera com padrão Bluetooth 5.4, sendo compatível com Bluetooth Channel Sounding — recurso que trabalha junto ao UWB para estimar com maior precisão a distância entre dois dispositivos —, codecs de áudio aptX Adaptive e aptX Lossless para som de alta definição e áudio espacial, aptX Voice para ligações de voz mais cristalinas, e a tecnologia LE Audio com transmissão para múltiplos dispositivos via Auracast.

A Qualcomm afirma que o FastConnect 7900 "estreia comercialmente" na segunda metade de 2024, o que indica que este deve ser o período em que veremos as primeiras aplicações da solução sendo anunciadas. É muito provável ainda que vejamos o modem ser integrado ao Snapdragon 8 Gen 4, próximo processador da marca para smartphones premium cujo lançamento também é esperado para o segundo semestre.

Snapdragon X80 suporta 5G NB-NTN

Mirando em uma gama ainda maior de aplicações, que vão dos smartphones aos automóveis e até à Internet das Coisas (IoT), o modem Snapdragon X80 é a nova solução da Qualcomm preparada para o 5G Advanced (ou 5.5G), que tem como um dos diferenciais a implementação de IA para turbinar as velocidades e reduzir a latência.

Continua após a publicidade

A solução tem quatro principais destaques, começando pela chegada do suporte a sistemas de até seis antenas em celulares, com recepção gerenciada por Inteligência Artificial. O lançamento também suporta a agregação de até seis bandas para ampliar as velocidades na faixa Sub-6 GHz, e emprega IA para adaptar a recepção de sinal do 5G mmWave com maior eficiência, novidade pensada especificamente para redes 5G FWA (Fixed Wireless Access, os serviços de internet fixa 5G vendidos pelas operadoras).

Os ganhos oferecidos pela combinação desses fatores em relação à geração passada chamam atenção: segundo a gigante, os pontos de FWA conseguiriam aumentar a recepção em até 60%, enquanto os celulares munidos do componente conseguiriam reduzir o consumo em até 10% ao usar o 5G mmWave. A definição de localização do dispositivo seria 30% mais rápida, enquanto o tempo para definir a célula (basicamente a antena da operadora) com melhor sinal cairia em 20%, havendo estabelecimento de conexão 30% mais rápido.

Talvez a novidade mais interessante seja a integração de comunicação via satélite, no padrão 5G NB-NTN (Narrowband Non-Terrestrial Networks, ou Redes Não Terrestres de Banda Estreita) — como o nome indica, esse padrão utiliza bandas mais limitadas para reduzir o consumo de energia e garantir a menor latência, possibilitando a troca de mensagens simples. Mesmo que o foco seja dispositivos de IoT, também devemos ver telefones utilizando esse recurso, conforme indica a Qualcomm.

Continua após a publicidade

Assim como o FastConnect 7900, o Snapdragon X80 5G está previsto para ser implementado em dispositivos com lançamento aguardado para a segunda metade de 2024 e, novamente, é muito provável que o vejamos ser incluído em smartphones que utilizem o Snapdragon 8 Gen 4.