Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Snapdragon X75 estreia como primeiro modem compatível com 5G Advanced

Por| Editado por Wallace Moté | 15 de Fevereiro de 2023 às 09h43

Link copiado!

Qualcomm
Qualcomm
Tudo sobre Qualcomm

A Qualcomm apresentou nesta quarta-feira (15) o Snapdragon X75, inédito modem 5G da empresa que seria o primeiro do mundo compatível com as redes 5G Advanced. Junto à novidade, foram anunciados ainda o Snapdragon X72, solução mais simples que visa "popularizar a banda larga sem fio", e a Qualcomm Fixed Wireless Access Gen 3, plataforma de redes fixas sem fio (FWA) que combina o 5G mmWave e Sub-6 GHz ao Wi-Fi 7 e rede cabeada de 10 Gb para entregar internet de alta velocidade em locais onde o acesso à fibra é limitado.

Destaque dos lançamentos, o Snapdragon X75 é embarcado com diversos recursos dedicados a aprimorar a eficiência energética dos smartphones e outros dispositivos com acesso ao 5G. O componente também seria o primeiro do mundo a ser compatível com redes 5G Advanced, formato de nova geração liberado pela 3GPP — consórcio global de órgãos de telecomunicações que gerenciam as redes móveis — com a disponibilização das especificações do Release 18.

O 5G Advanced foi estabelecido diante das observações feitas após a maior adoção do 5G pelo mundo, e busca corrigir algumas das limitações encontradas, incluindo a elevada latência (o atraso na chegada da informação ao usuário) e o alto consumo de bateria em dispositivos móveis. Para isso, essa rede tem como maior destaque a integração de processamento de Inteligência Artificial, que realiza ajustes em tempo real para direcionamento dos sinais de alta frequência, como o mmWave, e melhor conectividade para Realidade Estendida (XR).

Continua após a publicidade

Para atender a essas demandas, o novo modem da Qualcomm seria ainda o primeiro modem 5G a contar com um acelerador de IA dedicado, o AI Processor Gen 2, que trabalha com Tensor, um formato de dados de IA avançado. Combinado a uma suíte de software especializado, esse módulo entregaria desempenho de Inteligência Artificial 2,5 vezes superior à primeira geração. Na prática, sua função não apenas seria aprimorar a eficiência energética, como também a qualidade do sinal.

O conjunto inteligente trabalha com um sistema que direciona o feixe de 5G mmWave para intensificar a recepção, utilizando ainda um sensor baseado em IA e dados de localização para garantir o acesso do usuário à rede mesmo em locais mais desafiadores, como o metrô, aeroportos e elevadores. Há também software dedicado para reduzir o consumo de energia com as suítes 5G PowerSave Gen 4 e RF Power Efficiency, e o sistema DSDA Gen 2, que permite que dispositivos Dual SIM mantenham acesso a redes 5G ou 4G nos dois SIM simultaneamente.

O Snapdragon X75 inaugura ainda novas capacidade de agregação de bandas mmWave e Sub-6 GHz, e conta com o Smart Transmit Gen 4, otimizando o uso do espectro e consequentemente ampliando as velocidades de download e upload.

Continua após a publicidade

Fecha o pacote o suporte ao Snapdragon Satellite, a tecnologia de comunicação 5G via satélite apresentada pela Qualcomm na CES 2023 e já disponível para celulares com o processador Snapdragon 8 Gen 2 — graças ao X75, a implementação desse recurso deve ser facilitada, já que menos componentes são exigidos.

Além do modem premium, a companhia apresentou ainda o Snapdragon X72, solução 5G simplificada que ainda não teve os aspectos técnicos confirmados, mesmo que recursos como as otimizações por IA e ajustes para redução de consumo estejam presentes. A empresa afirma que o X72 terá a missão de "popularizar o acesso a bandas largas móveis", sendo compatível com velocidades de transmissão na casa dos Gigabit (Gb).

A Qualcomm confirmou apenas que o Snapdragon X75 chega aos consumidores ainda neste ano, em dispositivo previstos para chegar às lojas até o segundo semestre de 2023 — existe uma vaga possibilidade de que o vejamos no próximo iPhone, além de possivelmente integrar o próprio Snapdragon 8 Gen 3. Disponibilidade e uso para o Snapdragon X72 não foram reveladas, mas é provável que o componente seja integrado em um futuro chipset da família Snapdragon 7.

Continua após a publicidade

Qualcomm lança Fixed Wireless Access Platform Gen 3

Além dos modems, a Qualcomm apresentou também a Fixed Wireless Access Platform Gen 3 (FWA Gen 3), plataforma dedicada aos chamados CPEs, termo usado pelas operadoras para se referir a equipamentos que fornecem os serviços de internet. A ideia dessa solução é atender a uma nova categoria de serviço, o Fixed Wireless Access (FWA), ou banda larga sem fio, que usa o 5G de alta velocidade para entregar conexões que seriam tão rápidas quanto as redes com fio via fibra em áreas onde esse tipo de banda larga não é fornecido.

Com CPU quad-core para lidar com o processamento das tarefas, a FWA Gen 3 emprega o Snapdragon X75 e os seus benefícios para fornecer conectividade 5G Advanced otimizada, tanto nas faixas mmWave quanto Sub-6 GHz, além de permitir a conexão de dispositivos via o novo Wi-Fi 7 ou mesmo cabeada, com porta LAN de 10 Gb. Fora isso, há alguns recursos adicionais pensados para o fornecimento de FWA.

Continua após a publicidade

O componente exige menos componentes dedicados ao mmWave e Sub-6 GHz, emprega o sistema Dynamic Antenna Steering Gen 2 para facilitar a instalação entregando a melhor qualidade de sinal e RF Sensing Suite para instalação otimizada voltada ao mmWave, conta com Wi-Fi 7 Tri-Band para turbinar as velocidades da rede sem fio e reduzir latências, além de ser Dual SIM com Dual SIM Dual Active (DSDA) e Dual SIM Dual Standby (DSDS), mantendo o sinal 5G ativo em ambos os chips.