Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

MediaTek pode usar GPU Nvidia em chip premium de celular já em 2024

Por| Editado por Wallace Moté | 16 de Maio de 2023 às 09h42

Link copiado!

Divulgação/MediaTek
Divulgação/MediaTek
Tudo sobre MediaTek

A MediaTek deve trabalhar com a Nvidia para utilizar gráficos GeForce em seus processadores para celular, conforme sugerem fontes da agência asiática de notícias DigiTimes. A ideia não seria apenas turbinar o poder da linha de chips Dimensity para games e Inteligência Artificial, mas também estabelecer uma solução forte o suficiente para que ambas as gigantes possam entrar no segmento de notebooks da plataforma Windows On ARM.

Rumores que indicam uma parceria entre MediaTek e Nvidia não são novos, mas é a primeira vez que uma fonte de boa reputação diretamente ligada com a indústria de chips cita o trabalho conjunto das gigantes, bem como uma janela para vermos os resultados. Segundo as informações, as tecnologias da família GeForce RTX seriam integradas em um chipset premium ainda não anunciado da MediaTek para smartphones já em 2024, permitindo que a fabricante taiwanesa desse um boost nos gráficos em suas soluções para celulares.

Continua após a publicidade

Além da alta performance gráfica, a Nvidia é conhecida por ter tecnologias muito robustas para processamento de Ray Tracing e especialmente de Inteligência Artificial, graças aos RT Cores e Tensor Cores, núcleos especializados da gigante. Essa seria a primeira vez que veríamos ambos serem adotados em componentes de baixo consumo focados em usuários comuns — a empresa possui um chip ARM próprio com a suíte RTX, mas voltado para robótica, e no momento há apenas rumores de que o sucessor do Nintendo Switch traga esses recursos.

As informações do DigiTimes indicam ainda que as companhias estariam mirando em mais um segmento: o de notebooks com Windows On ARM. Atualmente, apenas a Qualcomm atua na categoria, ainda que a MediaTek já tenha mostrado interesse de abocanhar uma fatia desse mercado por diversas vezes. Com auxílio de uma GPU poderosa, a tentativa de atrair consumidores tem mais chance de dar certo.

Vale lembrar que uma cooperação de peso como essa já acontece com a Samsung e sua família Exynos — a gigante sul-coreana trabalha com a AMD e as tecnologias da arquitetura RDNA, presente nos consoles e placas de vídeo Radeon para PCs. Curiosamente, AMD e Nvidia são concorrentes diretas em diversos segmentos, e uma eventual chegada da linha GeForce aos smartphones significaria o início da competição das duas em mais uma ou mesmo duas categorias, já que o Exynos com Radeon também pode chegar ao Windows.

Continua após a publicidade

Fonte: DigiTimes, via VideoCardz