OPPO encerrará divisão de chips, e futuro do MariSilicon está indefinido
Por Vinícius Moschen • Editado por Wallace Moté |
De forma abrupta, a Oppo confirmou o encerramento de sua unidade de design Zeku, responsável pela produção de chips próprios da marca. Portanto, o futuro do desenvolvimento de componentes como o MariSilicon X e Y está indefinido.
- OPPO Find X6 Pro é o novo líder de câmeras do DXOMARK
- OPPO suspende atividade na Alemanha, mas afirma que não deixará o país
De acordo com declarações oficiais da empresa publicadas nesta sexta-feira (12), a iniciativa foi tomada por conta de “incertezas na economia global e no mercado de smartphones”. Além disso, a marca apontou que se trata de uma “decisão difícíl”.
Fontes internas apontaram que os funcionários de Zeku receberam a notícia de surpresa, ao simplesmente serem orientados a não irem trabalhar a partir de hoje. Um empregado, que preferiu não se identificar, apontou que não conseguiu voltar nem para buscar seu notebook.
O movimento trouxe ainda mais espanto quando se considera que a fábrica de Zeku tinha vagas abertas para novas contratações há apenas duas semanas.
Chips MariSilicon trazem melhorias em fotos, IA e Bluetooth
A OPPO trabalha na produção de chips próprios em Zeku desde 2019, dois anos antes do anúncio do MariSilicon X. Trata-se de uma iniciativa da marca para aumentar o controle sobre o hardware de seus aparelhos, especialmente nos aspectos de processamento de imagem e recursos de inteligência artificial (AI).
O chip está presente nos aparelhos mais recentes da marca, incluindo a linha Find X6 Pro. Ele é capaz de entregar melhorias para gravações em 4K HDR, além de melhorar a qualidade de conteúdos capturados em condições precárias de luz, ao reduzir os níveis de ruído das fotos e vídeos.
No final do ano passado, a OPPO aumentou suas opções de chips próprios com o MariSilicon Y. Neste caso, a solução é voltada para a transmissão de áudio Bluetooth com maior qualidade e velocidade de conexão.
Seja por coincidência ou não, a página oficial da OPPO relacionada ao MariSilicon Y está fora do ar:
Os usuários de aparelhos que já contam com os chips MariSilicon não devem perceber quaisquer mudanças, e alguns modelos futuros ainda podem trazer unidades restantes dos componentes. Contudo, depois disso não há como saber qual será a estratégia da OPPO.
Fonte: Android Authority, South China Morning Post, OPPO