Suposto Exynos 2500 deve trazer GPU AMD com foco em otimizações
Por Renan da Silva Dores • Editado por Wallace Moté |

Mesmo sem ter lançado um Exynos 2300, a Samsung já estaria trabalhando em um suposto Exynos 2500, como aponta um novo rumor divulgado neste domingo (9). A nova geração da plataforma premium da gigante sul-coreana embarcaria uma GPU AMD de alta potência, como esperado diante do novo acordo firmado pelas companhias recentemente, mas teria um foco especial em otimizações.
- Galaxy S24 pode marcar volta de versão com Exynos, aponta rumor
- Galaxy Z Fold 5 e Z Flip 5 podem ganhar câmeras melhores
As informações foram disponibilizadas pelo leaker Revegnus, e indicam que o processador em questão, provisoriamente referido como Exynos 2500, terá uma GPU com tecnologia da AMD e entregará alto desempenho. No entanto, o foco da fabricante deverá ser a otimização, o que, ao lado do aquecimento e baixa eficiência, é um dos pontos mais fracos do Exynos 2200, o primeiro processador a nascer da parceria das gigantes.
A partir desses detalhes, é possível tirar algumas conclusões, começando pela possível janela de lançamento do componente — 2025, considerando que os nomes usados pela Samsung em suas plataformas premium até então estão relacionados com o ano de lançamento. Dessa forma, o componente poderia muito bem ser o prometido chip desenvolvido especificamente para a família Galaxy, ponto reforçado pelo próprio informante em um tweet posterior.
Comentando outra postagem que estaria levantando preocupações acerca do suposto Exynos 2500, Revegnus sugere que a novidade é "diferente de tudo que foi feito antes", envolvendo até mesmo a divisão de redes sem fio da Samsung no projeto, aspecto que o faz destacar como o chip deve ser plenamente desenvolvido com a linha Galaxy em mente. Outro ponto interessante é que há uma boa chance da novidade estrear com um nome diferente.
Ao ser questionado sobre isso, o leaker indica como o processador deverá abandonar a marca Exynos, escolha que faz sentido de diversos ângulos: não apenas o nome renovado marcaria uma nova era para os chips Samsung, além de reforçar o trabalho mais profundo feito pela marca na plataforma, como ainda afasta a solução das inúmeras polêmicas de baixa performance e superaquecimento que envolvem a atual família de processadores da empresa.
Samsung e AMD estenderam sua parceria
Quando foi apresentado no início de 2022, o Exynos 2200 agitou as notícias por ser o primeiro fruto do trabalho conjunto da Samsung com a AMD, após pelo menos 3 anos de desenvolvimento — a parceria entre as duas companhias havia sido anunciada em 2019. A solução era equipada com a GPU Xclipse 920, munida da arquitetura RDNA 2 da AMD, mesma das placas de vídeo Radeon RX 6000, bem como do PS5 e Xbox Series X|S.
Presente na linha Galaxy S22 em alguns países, a tecnologia era promissora, mas entregou performance abaixo da esperada. Sem conseguir garantir a mesma potência da rival Adreno 730, GPU do Snapdragon 8 Gen 1 que equipava o Galaxy S22 na maior parte dos países, a Xclipse 920 sofria com aquecimento excessivo e consequente queda de performance, junto a um consumo bastante elevado.
Mesmo com esse início complicado, Samsung e AMD revelaram que manterão a parceria: em anúncio feito na última quinta-feira (6), as gigantes afirmaram que irão "expandir o alcance" de seu trabalho conjunto, devendo trazer a arquitetura RDNA a um número maior de plataformas Exynos — algo que curiosamente Revegnus já havia apontado em um rumor poucos dias antes.
Fonte: Revegnus, via SamMobile