Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Suposto Exynos 2500 deve trazer GPU AMD com foco em otimizações

Por| Editado por Wallace Moté | 10 de Abril de 2023 às 09h30

Link copiado!

Samsung
Samsung
Tudo sobre Samsung

Mesmo sem ter lançado um Exynos 2300, a Samsung já estaria trabalhando em um suposto Exynos 2500, como aponta um novo rumor divulgado neste domingo (9). A nova geração da plataforma premium da gigante sul-coreana embarcaria uma GPU AMD de alta potência, como esperado diante do novo acordo firmado pelas companhias recentemente, mas teria um foco especial em otimizações.

As informações foram disponibilizadas pelo leaker Revegnus, e indicam que o processador em questão, provisoriamente referido como Exynos 2500, terá uma GPU com tecnologia da AMD e entregará alto desempenho. No entanto, o foco da fabricante deverá ser a otimização, o que, ao lado do aquecimento e baixa eficiência, é um dos pontos mais fracos do Exynos 2200, o primeiro processador a nascer da parceria das gigantes.

Continua após a publicidade

A partir desses detalhes, é possível tirar algumas conclusões, começando pela possível janela de lançamento do componente — 2025, considerando que os nomes usados pela Samsung em suas plataformas premium até então estão relacionados com o ano de lançamento. Dessa forma, o componente poderia muito bem ser o prometido chip desenvolvido especificamente para a família Galaxy, ponto reforçado pelo próprio informante em um tweet posterior.

Comentando outra postagem que estaria levantando preocupações acerca do suposto Exynos 2500, Revegnus sugere que a novidade é "diferente de tudo que foi feito antes", envolvendo até mesmo a divisão de redes sem fio da Samsung no projeto, aspecto que o faz destacar como o chip deve ser plenamente desenvolvido com a linha Galaxy em mente. Outro ponto interessante é que há uma boa chance da novidade estrear com um nome diferente.

Continua após a publicidade

Ao ser questionado sobre isso, o leaker indica como o processador deverá abandonar a marca Exynos, escolha que faz sentido de diversos ângulos: não apenas o nome renovado marcaria uma nova era para os chips Samsung, além de reforçar o trabalho mais profundo feito pela marca na plataforma, como ainda afasta a solução das inúmeras polêmicas de baixa performance e superaquecimento que envolvem a atual família de processadores da empresa.

Samsung e AMD estenderam sua parceria

Quando foi apresentado no início de 2022, o Exynos 2200 agitou as notícias por ser o primeiro fruto do trabalho conjunto da Samsung com a AMD, após pelo menos 3 anos de desenvolvimento — a parceria entre as duas companhias havia sido anunciada em 2019. A solução era equipada com a GPU Xclipse 920, munida da arquitetura RDNA 2 da AMD, mesma das placas de vídeo Radeon RX 6000, bem como do PS5 e Xbox Series X|S.

Continua após a publicidade

Presente na linha Galaxy S22 em alguns países, a tecnologia era promissora, mas entregou performance abaixo da esperada. Sem conseguir garantir a mesma potência da rival Adreno 730, GPU do Snapdragon 8 Gen 1 que equipava o Galaxy S22 na maior parte dos países, a Xclipse 920 sofria com aquecimento excessivo e consequente queda de performance, junto a um consumo bastante elevado.

Mesmo com esse início complicado, Samsung e AMD revelaram que manterão a parceria: em anúncio feito na última quinta-feira (6), as gigantes afirmaram que irão "expandir o alcance" de seu trabalho conjunto, devendo trazer a arquitetura RDNA a um número maior de plataformas Exynos — algo que curiosamente Revegnus já havia apontado em um rumor poucos dias antes.

Fonte: Revegnus, via SamMobile