Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Chip da Samsung com a AMD poderá ser usado até em notebooks, diz rumor

Por| Editado por Wallace Moté | 10 de Maio de 2021 às 09h40

Link copiado!

Samsung
Samsung
Tudo sobre Samsung

O futuro chip da Samsung em parceria com a AMD continua previsto para o segundo semestre deste ano e vem sendo visto como um possível concorrente para o poderoso Apple M1 e o Snapdragon 8cx Gen 2, da Qualcomm. Fontes da indústria revelaram neste domingo (9) que o novo Exynos poderá ser usado até mesmo em tablets e notebooks.

De acordo com informações obtidas pelo site The Korea Economic Daily, o inédito processador da família Samsung Exynos, provavelmente chamado de Exynos 2200, deve fazer sua estreia em laptops Windows 10 baseados na arquitetura ARM, a mesma usada pela Apple no chip M1 e pela Qualcomm na segunda geração do Snapdragon 8cx.

"O novo Exynos oferecerá funções aprimoradas, incluindo potência extraordinária de computação e eficiência de bateria, utilizando uma tecnologia de processamento de 5 nanômetros (nm). Isso será bom tanto para laptops quanto para smartphone", disse uma fonte para a reportagem. O novo boato reforça rumores de março deste ano, também vindos da Coreia do Sul, os quais revelaram que a Samsung poderia lançar o novo Exynos com GPU da AMD em computadores.

Continua após a publicidade

O chipset ainda não teve nenhuma informação oficial revelada pela Samsung, mas um suposto teste de benchmark da plataforma GFXBench, que mede o desempenho gráfico, qualidade de renderização e consumo de energia dos processadores, revelou que ele tem desempenho bastante superior ao A14 Bionic, presente no iPhone 12.

A Samsung e a AMD anunciaram em 2019 um acordo para o licenciamento da GPU Radeaon para uso nos chipsets Exynos, mas o lançamento do primeiro resultado da parceria ainda não tem uma previsão de estreia. Em outubro passado, o popular informante Ice Universe revelou que o processador seria lançado apenas em 2023, mas parece que ele deve chegar já no próximo trimestre.

Fonte: Korea Economic Daily