Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Nvidia Jetson AGX Orin é anunciado com 6x mais desempenho que o antecessor

Por| Editado por Wallace Moté | 09 de Novembro de 2021 às 11h20

Link copiado!

Divulgação: Nvidia
Divulgação: Nvidia
Tudo sobre Nvidia

A Nvidia realiza nesta semana o GPU Technology Conference (GTC) 2021, um dos principais eventos da marca no ano, em que são anunciadas novidades focadas em servidores, computação na nuvem, direção autônoma e mais. Neste ano, um dos anúncios de destaque da companhia é a expansão do uso do chip Orin em mais áreas da computação.

Lançado originalmente em 2019, a solução era dedicada à direção autônoma, e agora chega também para processamento avançado de IA, computação sensorial e uso na medicina e outras áreas com o lançamento dos kits de desenvolvimento AGX Orin e Jetson AGX Orin.

Nvidia AGX Orin é nova solução de robótica

Continua após a publicidade

O Nvidia AGX Orin é o mais novo kit de desenvolvimento da Nvidia com foco na automação e robótica, desenvolvido como um instrumento de computação de detecção. A solução será destinada às indústrias de fabricação de produtos, medicina, economia e outras, que exigem cada vez mais processamento veloz e aumentam a aplicação de Inteligência Artificial.

Além de contar com placas de vídeo até a RTX A6000 e conectividade de alta velocidade proporcionada pelo kit ConnectX-7, o AGX Orin traz, como sugere o nome, o SoC Nvidia Orin — fabricado pela Samsung em 8 nm, o sistema traz 17 bilhões de transistores e engloba 12 núcleos Cortex-A78AE da ARM, focados em automação, além de uma GPU Ampere com 2.048 núcleos CUDA e 64 Tensor Cores, e 32GB de RAM LPDDR5, em interface de 256-bit com largura de banda de 204,8 GB/s.

O AGX Orin já está confirmado para alimentar a Clara Holoscan, plataforma de computação para indústria da saúde que pretende entregar alta performance para aplicações que dependem de streaming de baixa latência, como exames de endoscopia, cirurgias robóticas e outros procedimentos mais complexos com diagnóstico de imagem.

Continua após a publicidade

Nvidia Jetson AGX Orin promete desempenho de servidor em PC compacto

Outra novidade é o Nvidia Jetson AGX Orin, focado em oferecer o poder de processamento do SoC Orin em um pacote super compacto. Segundo a Nvidia, o conjunto é compatível com o ecossistema do Jetson AGX Xavier, solução de automação da geração anterior, utilizando os mesmos formato e interface, mas oferece 6 vezes mais desempenho, com 200 TOPs (Trilhões de Operações por Segundo) — poder de processamento "equivalente a um servidor em um kit que cabe na palma da sua mão".

O Jetson AGX Orin é compatível com os principais recursos de software para processamento de IA da Nvidia, incluindo o CUDA-X para computação acelerada, o JetPack para workflows de computação na nuvem e o conjunto do Nvidia NGC e Nvidia TAO toolkit, com modelos de IA pré-treinados e possibilidade de ajustes finos para conjuntos de dados customizados.

Continua após a publicidade

A empresa também confirmou a aplicação do SoC Orin em outros módulos de processamento para automação, como o DRIVE Orin, para direção autônoma. Todos os módulos e kits de desenvolvimento baseados no AGX Orin serão disponibilizados no primeiro trimestre de 2022, e desenvolvedores interessados podem se cadastrar para receber novidades através deste link.

Fonte: Nvidia (1, 2), WCCFTech