Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Intel Core i9 12900 surge em primeiro teste com nova placa-mãe Z690 da ASUS

Por| Editado por Wallace Moté | 29 de Setembro de 2021 às 10h21

Link copiado!

Divulgação/Intel
Divulgação/Intel
Tudo sobre Intel

Estrela da próxima geração de processadores da Intel, o Core i9 12900K foi vazado por múltiplas vezes nas últimas semanas, indicando um cenário animador para a nova família Alder Lake. A maior parte dos testes em que foi encontrado revela que a aposta da empresa em uma abordagem híbrida pode trazer bons resultados, com saltos marcantes de desempenho mesmo em comparação aos robustos Ryzen 5000 da AMD.

Nesta quarta (29), foi a vez do Core i9 12900, sem suporte a overclocking, exibir suas características em testes vazados. A novidade é interessante por se tratar do primeiro benchmark de um modelo não K registrado até o momento, indicando assim as possíveis diferenças que podem existir em comparação à série K.

Core i9 12900 sem overclocking surge em primeiro teste

Continua após a publicidade

Possível cortesia de um dos engenheiros da Asus, considerando que o processador estava equipado em uma placa-mãe ROG Maximus Z690 Extreme, o registro foi realizado no site UserBenchmark, cujos testes avaliam o conjunto de hardware da máquina por completo. Segundo a listagem, o Core i9 12900 deve manter as especificações vistas na variante K, mas com clocks mais baixos.

A novidade terá 16 núcleos e 24 threads, sendo 8 P-Cores de alto desempenho com Hyper-Threading e 8 E-Cores de baixo consumo, com clock base de 2,4 GHz e boost de 4,25 GHz em média, velocidades que coincidem com o consumo de 65 W aguardado para a série sem overclocking.

Acompanhavam a solução 16 GB de RAM DDR5 a 4.800 MHz, curiosamente configurados em single-channel, pelo menos de acordo com a listagem, o que pode ter limitado em parte o desempenho da CPU.

Continua após a publicidade

Mesmo assim, os resultados mostram boa evolução em comparação ao Core i9 11900K: o novo processador atingiu os 214 pontos no teste Normal (1-Core) e os 2.510 pontos no teste Server (64-Core), resultados 13% e 36% maiores que o topo de linha da geração passada, respectivamente. Vale destacar que o novo Core i9 12900 traz clocks mais baixos, estava acompanhado de RAM em single-channel e operava no Windows 10, não otimizado para a arquitetura híbrida.

Linha Alder Lake estreia em outubro com ganho respeitável de desempenho

Segundo os rumores, a 12ª geração Intel Alder Lake deve ser anunciada no final de outubro, com início das vendas em novembro. Essa janela de lançamento foi reforçada nesta semana pela MSI, que revelou uma ação promocional pela qual atualizará os encaixes de alguns de seus coolers para o novo soquete LGA1700, munido de espaçamento e furações diferentes, a partir de 4 de novembro.

Continua após a publicidade

Ainda de acordo com os vazamentos, a nova família de processadores deve entregar saltos significativos de desempenho graças à combinação do design híbrido com uma nova microarquitetura — as soluções podem se estabelecer em um novo patamar em virtude do aumento de performance, com o Core i9 12900K concorrendo com o Ryzen 9 5950X, e o Core i7 12700K enfrentando o Ryzen 9 5900X, por exemplo.

Fonte: UserBenchmark, WCCFTech, Tom's Hardware