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Intel Arc A770 ganha preços oficiais e data de lançamento em outubro

Por| Editado por Wallace Moté | 27 de Setembro de 2022 às 18h45

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Intel/YouTube
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Após meses de adiamentos, a Intel revelou durante o evento Innovation realizado neste terça (27) que as placas de vídeo gamer Intel Arc finalmente terão a linha completa lançada em outubro. As primeiras novidades a chegar ao mercado globalmente incluem a topo de linha Arc A770 e a intermediária avançada Arc A750, que estrearão buscando conquistar o público oferecendo desempenho sólido em uma faixa de preço abaixo da Nvidia GeForce RTX 3060.

As novas GPUs gamer da Intel já tiveram recursos e configurações divulgadas por inúmeras vezes, e agora recebem a data de lançamento. Estão confirmadas para a estreia os dois modelos mais avançados da família, com destaque para a Arc A770. Munida de chip ACM-G10 totalmente habilitado, a solução embarca 32 Xe-Cores, compostos por 512 Vector Engines para totalizar 4.096 núcleos, 32 RT Units para Ray Tracing e 512 XMX Engines, dedicadas ao processamento de IA para tarefas como o upscaling com XeSS.

A solução traz ainda Graphics Clock — uma média das frequências de operação — de 2.100 MHz, 8 GB ou 16 GB de VRAM GDDR6 (a depender do modelo), com velocidade de 17,5 Gbps e interface de 256-bit para apresentar largura de banda de 560 GB/s, e consumo total da placa (TGP) de 225 W. Enquanto isso, a Arc A750 é um modelo ligeiramente mais simples, também equipado com chip ACM-G10, mas em uma configuração reduzida.

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No total são 28 Xe-Cores, trazendo 448 Vector Engines divididos em 3.584 núcleos, 28 RT Units e 448 XMX Engines, com Graphics Clock de 2.050 MHz. Complementam a ficha técnica 8 GB de VRAM GDDR6, trabalhando a 16 Gbps em interface de 256-bit para entregar largura de banda de 512 GB/s, e consumo total (TGP) de 225 W. Testes da Intel mostram que ambas são competitivas contra a RTX 3060, com vantagem especial da A770 em Ray Tracing.

A gigante garante que, em média, sua GPU topo de linha seria até 14% mais rápida que a concorrente da Nvidia nesses cenários, graças ao uso de um novo tipo de estrutura, a Thread Sorting Unit (TSU). Em explicação básica, esse núcleo combina dados coletados pelos raios utilizados em Ray Tracing para tirar melhor proveito do poder de paralelismo dos chips gráficos — normalmente, essas informações são inconstantes e atrasam o processamento da placa.

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Essa tecnologia é muito similar ao Shader Executing Reordering (SER) implementado pelo time verde com a família GeForce RTX 4000, e ao que tudo indica pode ser essencial para vermos ganhos marcantes no desempenho das GPUs modernas em Ray Tracing. Outro destaque é o XeSS, que em jogos compatíveis e bem otimizados poderia duplicar a performance da família Arc.

As novas Intel Arc A770 e Arc A750 serão lançadas globalmente em 12 de outubro, mas apenas o preço do modelo mais avançado foi confirmado até o momento — US$ 329, ou cerca de R$ 1.775 em conversão direta e sem impostos, mesmo valor de lançamento da RTX 3060, que deixou de ser praticado diante da escassez que assolou o mercado nos últimos 2 anos.

Intel XeSS é disponibilizado para desenvolvedores

Outra notícia importante para usuários interessados em apostar nas GPUs da Intel é a disponibilização do software de desenvolvimento do XeSS (Xe Super Sampling). Concorrente direto do DLSS da Nvidia e do FSR 2.0 da AMD, a novidade promete unir o melhor dos rivais ao contar com uma versão dedicada acelerada por hardware nas placas Arc, e outra de código aberto munido de algoritmos avançados de IA no formato DP4a compatível com qualquer GPU mais encorpada do mercado.

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A etapa é importante por permitir que os desenvolvedores comecem a integrar a tecnologia nos games e, considerando a natureza de código aberto da tecnologia, possibilitar que qualquer usuário que tenha conhecimentos técnicos de programação desenvolva modificações que poderiam ser implementadas a jogos específicos.

De acordo com o portal Phoronix, que já realizou uma investigação inicial no material publicado, os códigos ainda atendem apenas o Windows e a API DirectX 12, ainda que versões para Linux com a API Vulkan estejam nos planos. Além disso, o kit seria focado na produção de plugins para motores de games, como Unreal e Unity. De toda forma, a publicação desse conjunto, preparado para o XeSS 1.0, indica um começo um pouco mais estável para as placas avançadas da linha Arc.

Fonte: WCCFTech, Phoronix