Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Intel divulga ficha técnica completa das GPUs da linha Arc

Por| Editado por Wallace Moté | 09 de Setembro de 2022 às 09h20

Link copiado!

Reprodução/Intel
Reprodução/Intel
Tudo sobre Intel

A Intel divulgou nesta quinta-feira (9) uma sessão de perguntas e respostas no site da linha Intel Arc detalhando modelos e especificações técnicas das placas de vídeo que irão compor a família no lançamento. A gigante também esclareceu algumas das dúvidas sobre características das GPUs, incluindo a maneira como a companhia calcula a frequência e o motivo pelo qual as versões desenvolvidas pela própria marca são chamadas de "Limited Edition".

Executivos da empresa que têm liderado os esforços de divulgação da linha Arc, Tom Petersen e Ryan Shrout esclareceram questionamentos enviados à fabricante nas últimas semanas, começando pelo sistema de nomenclatura das GPUs. Conforme explicado no anúncio original, as placas de vídeo da Intel seguirão um esquema similar aos processadores, adotando três categorias de desempenho: Arc 7 (como um Core i7), Arc 5 (Core i5) e Arc 3 (Core i3).

O nome embarca ainda a arquitetura utilizada (A de Alchemist nesta geração), e um número que representa o nível de desempenho da placa. Tomando como exemplo a topo de linha desta geração, a Arc A770, temos: A (Alchemist) + 7 (linha Arc 7 de alto desempenho) + 70 (modelo mais potente). Os especialistas divulgaram então as fichas técnicas dos quatro modelos de lançamento.

Continua após a publicidade

Linha Intel Arc estreia com 4 modelos

Equivalente da série Core i7, a Arc 7 terá dois modelos, com destaque para a mais avançada Arc A770. A solução terá chip ACM-G10 totalmente habilitado, com 32 Xe-Cores, compostos por 512 Vector Engines para totalizar 4.096 núcleos. Há ainda 512 XMX Engines para IA, responsáveis por tecnologias como o upscaling com XeSS, e Graphics Clock de 2.100 MHz.

Aqui cabe a segunda dúvida esclarecida — o chamado Graphics Clock é uma média da frequência de operação da placa de vídeo. Na prática, esse clock pode ser mais alto ou mais baixo, já que é ajustado dinamicamente de acordo com as temperaturas e a energia disponível. Acompanhando o chip, há 8 GB ou 16 GB de RAM GDDR6, a depender do modelo, com velocidade de 17,5 Gbps em uma interface de 256-bit para oferecer largura de banda de 560 GB/s.

Continua após a publicidade

Logo abaixo está a Arc A750, com o mesmo chip ACM-G10 do modelo mais avançado, mas com apenas 28 Xe-Cores habilitados. O componente terá 448 Vector Engines, compostos por 3.584 núcleos, bem como 448 XMX Engines e Graphics Clock de 2.050 MHz. A VRAM contará com 8 GB GDDR6, trabalhando a 16 Gbps em uma interface de 256-bit para atingir largura de banda de 512 GB/s.

A série intermediária Arc 5 apresenta modelo único, a Intel Arc A580. Pouco comentada até o momento, a placa tem especificações razoavelmente similares à A750, mas com cortes em certas características para que haja melhor segmentação — a GPU utiliza o chip ACM-G10, mas em uma configuração com 24 Xe-Cores habilitados.

Assim sendo, há 384 Vector Engines, munidos de 3.072 núcleos, 384 XMX Engines e Graphics Clock modesto de 1.700 MHz. Completa as especificações os 8 GB de VRAM GDDR6, operando a 16 Gbps em interface de 256-bit para proporcionar largura de banda de 512 GB/s.

Continua após a publicidade

Por fim, a série de entrada Arc 3 traz apenas a Arc A380 no momento. Única a já estar disponível para compra, a placa utiliza o chip mais modesto ACM-G11 completamente habilitado, apresentando 8 Xe-Cores, munidos de 128 Vector Engines, 1.024 núcleos e 128 XMX Engines. O Graphics Clock é de 2.000 MHz, enquanto a memória embarca 6 GB GDDR6, com velocidade de 15,5 Gbps, interface de 96-bit e largura de banda de 186 GB/s.

Série "Intel Arc Limited Edition" é linha de referência

Um ponto destacado por Tom Petersen é a variação na configuração de memória da Arc A770, que poderá ser encontrada com 8 GB ou 16 GB de VRAM — as fabricantes parceiras, como a ASRock ou MSI, terão liberdade para decidir a configuração ideal, ainda que o executivo dê a entender que uma parte significativa das variantes tragam 8 GB.

Continua após a publicidade

Dentro desse aspecto, a dupla de especialistas esclarece o "Limited Edition" visto no nome dos modelos de referência durante o anúncio. Ao que tudo indica, a função do termo é sinalizar exatamente que a placa em questão é um modelo de referência, desenvolvida em parceria com fornecedores. Essas versões terão a configuração máxima de 16 GB e serão disponilizadas globalmente.

A sessão termina com o esclarecimento do termo "IBC", utilizado pela Intel em alguns materiais divulgados. A sigla significa "Intel Branded Card" e é outra forma de se referir aos modelos de referência. Apesar de todas as respostas, a família Intel Arc não teve uma data de lançamento precisa anunciada, sabendo-se apenas que as soluções devem chegar ao mercado ainda em 2022.

Fonte: Intel