Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Intel Arc A750 é até 5% melhor que Nvidia RTX 3060 em novos testes

Por| Editado por Wallace Moté | 11 de Agosto de 2022 às 11h14

Link copiado!

Reprodução/Intel
Reprodução/Intel
Tudo sobre Intel

Seguindo sua jornada de divulgação, a Intel publicou nesta quinta (11) uma série de novos testes realizados com a Arc A750, placa de vídeo gamer intermediária da marca. A solução foi testada em quase 50 games utilizando as APIs gráficas DirectX 12 e Vulkan — pontos fortes da família de GPUs da empresa — e comparada com a Nvidia GeForce RTX 3060, mostrando resultados satisfatórios.

Os testes foram divulgados no site oficial da Intel dedicado à linha Arc e cobrem um total de 48 jogos rodando em DX12 e Vulkan. A gigante faz questão de destacar que os games avaliados não foram selecionados para exibir o melhor desempenho, sendo uma coletânea de títulos mais utilizados em reviews e mais populares na Steam, e divulgou as especificações da bancada utilizada, bem como as configurações in-game.

Continua após a publicidade

A máquina contava com uma placa-mãe ASUS ROG Maximus Z690 Hero, processador Intel Core i9 12900K, 32 GB de RAM DDR5-5200 em dual channel, 4 TB de armazenamento SSD Corsair MP600 Pro XT, Windows 11 Pro e "drivers de desenvolvimento" para a A750.

O mesmo PC foi utilizado para os números da RTX 3060, em um modelo customizado — a EVGA RTX 3060 XC Gaming — com driver 516.59. Os games foram executados em 1080p no preset do ultra, e em 1440p no preset do alto, e incluem nomes como Cyberpunk 2077, Horizon: Zero Dawn, Fortnite e outros. A lista completa pode ser encontrada no site da Intel.

Em média, a Arc A750 se mostra de 3% a 5% mais potente que a RTX 3060 em ambas as resoluções, com uma vantagem mais pronunciada em 1440P.

Continua após a publicidade

O resultado mostra diferenças significativas em comparação aos primeiros testes exibidos pela Intel, que indicavam uma diferença maior, de até 15% em favor da solução do time azul, e servem como lembrete de que é necessário testar um grande número de jogos para se avaliar a performance.

Outro ponto importante a ser levado em conta é o suporte de software — apesar de entregar desempenho competitivo nos títulos testados, a Arc A750 sofre em jogos que utilizem APIs gráficas mais antigas, como DirectX 11, problema que a concorrente da Nvidia não enfrenta.

Placa é modelo intermediário com 24 Xe-Cores

Esperada para ser lançada globalmente no último trimestre de 2022, ainda sem uma data precisa, a Intel Arc A750 é a solução intermediária da empresa equipada com uma versão simplificada do chip ACM-G10. O modelo conta com 24 Xe-Cores, compostos por 384 Vector Engines para um total de 3.072 núcleos, trazendo ainda 8 GB de VRAM GDDR6 e consumo referência estabelecido em 225 W.

Continua após a publicidade

Especificações mais detalhadas sobre aspectos da memória, clocks e núcleos complementares não foram divulgadas, mas a Intel confirmou alguns dos recursos que podemos esperar da placa, começando pelo suporte a taxas de atualização variável (VRR) — a empresa revelou que estabelecerá um programa para certificar monitores compatíveis.

O componente também suportará HDR em games e adotará uma solução curiosa para comportar portas HDMI 2.1: por padrão, as GPUs trarão apenas portas HDMI 2.0, mas fabricantes parceiras interessadas em oferecer o protocolo mais recente podem instalar um chip dedicado a converter o sinal DisplayPort 2.0, presente nativamente.

Fonte: Intel, VideoCardz