Publicidade

O que é um bit?

Por  • Editado por Douglas Ciriaco | 

Compartilhe:
Alexander Sinn/Unsplash
Alexander Sinn/Unsplash

Quando se mencionam aspectos técnicos de componentes internos de um dispositivo, como capacidade de armazenamento ou disponibilidade de memória RAM, tudo gira em torno do bit, acrônimo de "binary digits". Afinal, você sabe o que isso significa?

Um bit é a menor unidade de informação para transmissão e armazenamento de dados e forma a base de toda a computação moderna. Isso possibilitou o desenvolvimento da informática para criação de máquinas capazes de lidar com informações digitais.

Como o bit surgiu?

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Em 1948, o termo "bit" se popularizou graças ao artigo A Mathematical Theory of Communication, do engenheiro estadunidense Claude Shannon. Nesse documento, Shannon empregou a palavra para definir o digito binário, ou a combinação de dois dígitos que se juntam com outros para elaborarem uma determinada informação.

Uma variação desse conceito foi utilizada anos antes pelo método de cartões perfurados, que carregavam bit de informação pela coleta das posições de cada furo. Os "bits de informação" propriamente ditos, inventados pelo engenheiro estadunidense Vannevar Bush, em 1936, eram amplamente utilizados por computadores mecânicos para interpretar os dados e gerar cálculos a partir deles.

Como o bit é representado?

É possível representar bits por padrões em um sistema binário composto por 0s (zeros) e 1s (uns). Cada bit assume um valor para representar um único estado lógico, como o estado de "ligado" ou "desligado" em um circuito eletrônico. Logo, a quantidade de bits necessários para formar um dado depende do tamanho da informação e do sistema de codificação.

BitsPadrões binários
10 1
200 01 10 11
3000 001 010 011
100 101 110 111

Bit ou byte?

Os bits são agrupados em conjuntos maiores para tornar o processamento e armazenamento de dados mais fáceis. Um conjunto de 8 bits é conhecido como byte, unidade básica de armazenamento em um computador.

Continua após a publicidade

Se você já ouviu falar nesse termo, pode ter notado que a sigla para byte é o "B", enquanto do bit é "b" — o que explica a diferença entre megabit (Mb) e megabyte (MB). Um exemplo comum são os planos de internet comercializados pelas operadoras de telefonia: vendidos em megabits por segundo, a velocidade em MB é a divisão do plano contratado por oito.

O conjunto de bytes formam terminologias como:

  • Kilobytes (KB): mil bytes;
  • Megabytes (MB): um milhão de bytes;
  • Gigabytes (GB): um bilhão de bytes;
  • Terabytes (TB): um trilhão de bytes.

Assim, um minuto de gravação de vídeo 4K a 30 fps pode gerar 190 MB de dados, enquanto uma hora gera aproximadamente 20 GB, por exemplo. Além disso, a leitura dos bytes ainda pode ser interpretada por diferentes sistemas de linguagens de programação, como Javascript, Python e HTML.

Continua após a publicidade

Agora, ao entender como os dados são formados, agora você tem ideia de como esse conceito funciona nas diversas áreas da tecnologia da informação.