Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Intel Alder Lake vaza em teste e mostra configurações e desempenho das GPUs Xe

Por| Editado por Wallace Moté | 25 de Junho de 2021 às 10h20

Link copiado!

Divulgação/Intel
Divulgação/Intel
Tudo sobre Intel

Com lançamento previsto para outubro, a 12ª geração de processadores Alder Lake da Intel promete ser uma revolução em desktops, e uma grande evolução em notebooks. A novidade utiliza a nova arquitetura híbrida da empresa, similar à utilizada por chips ARM, em que há uma combinação de núcleos de alto desempenho para tarefas pesadas com núcleos de baixo consumo para funções mais simples.

A companhia confirmou a existência da linha Alder Lake durante apresentação na CES 2021, mas não chegou a entregar muitos detalhes sobre a família, revelando apenas que os novos chips de fato tirarão proveito da arquitetura híbrida. No entanto, diversos vazamentos já nos deram uma ideia do que esperar, detalhando as mudanças drásticas que a Intel adotará.

Agora, dois modelos da 12ª geração acabam de ser encontrados no programa de testes Geekbench 5, confirmando algumas características dos processadores e mostrando um pouco do desempenho das GPUs integradas e até mesmo de um dos chips gráficos dedicados da linha Intel Xe HPG, focada em games.

Continua após a publicidade

Alder Lake-S com 16 núcleos e GPU Xe com 32 EUs

O primeiro resultado mostra um dos modelos da família Alder Lake-S para desktops, com 16 núcleos e 24 threads. A configuração conta com 8 núcleos Golden Cove de alto desempenho com hyperthreading e 8 núcleos Gracemont de baixo consumo sem hyperthreading, totalizando assim as 24 threads. Ainda que o Geekbench não esteja propriamente otimizado, mostrando dados incorretos, é possível tirar algumas informações do registro.

O soquete LGA 1700, em que deverão ser instaladas as CPUs Alder Lake, teve a existência reforçada, além da presença de 30 MB de cache L3. A GPU Intel Xe LP integrada deve chegar com 32 Unidades de Execução (EUs), para um total de 256 núcleos, rodando a 1.500 MHz. Nessas condições, o chip gráfico conseguiu atingir 8.647 pontos, um aumento de cerca de 8,5% em comparação à UHD Graphics 750 da atual família Rocket Lake, que marca 7.974 pontos.

Continua após a publicidade

É importante lembrar, porém, que a nova GPU integrada ainda não tem o mesmo nível de otimização entregue pelos drivers mais maduros da UHD Graphics 750, situação que deve mudar com o lançamento da família Alder Lake, ou mesmo com a aproximação da chegada dos novos processadores ao mercado.

Alder Lake-P com 14 núcleos e GPU Xe com 96 EUs

Um chip Alder Lake-P para notebooks protagoniza outros dois resultados encontrados, com um deles mostrando a GPU integrada e outro exibindo uma das configurações da nova DG2, placa de vídeo integrante da família Intel Xe HPG dedicada para games. O processador em questão conta com 14 núcleos e 20 threads, sendo 6 Golden Cove de alto desempenho com hyperthreading acompanhados de 8 Gracemont de baixo consumo.

Continua após a publicidade

O primeiro teste, com a GPU integrada, mostra um chip gráfico com 96 EUs, totalizando 768 núcleos. Trata-se de uma evolução em comparação às GPUs utilizadas na 11ª geração Tiger Lake H45, que chegavam a até 32 EUs. Curiosamente, apesar de ser mais robusta, a versão mobile entrega cerca de 32% menos desempenho que o modelo de desktop, com apenas 6.516 pontos.

O motivo mais uma vez é a falta de otimização, problema que deve ser corrigido conforme o lançamento dos chips se aproximar. Caso parecido acontece com a DG2, em uma variante intermediária com 256 EUs ou 2.048 núcleos e 6 GB de RAM. A placa dedicada da Intel atingiu 18.482 pontos, quase duas vezes mais performance que a GPU integrada do chip para desktops.

Fonte: WCCFTech