Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

CES 2021 | Intel atualiza 11ª geração de CPUs para notebooks ultrafinos

Por| 11 de Janeiro de 2021 às 22h40

Link copiado!

Divulgação/Intel
Divulgação/Intel
Tudo sobre Intel

A Intel apresentou 11ª geração de processadores para notebooks ultraportáteis na Consumer Eletronic Show (CES) 2021 em diferentes setores. A empresa atualizou seus processadores voltados para laptops empresariais, educação, alto desempenho e gamers.

O ponto alto da apresentação foram os processadores de 11ª geração Tiger-Lake da série H da Intel, voltada especificamente para notebooks gamers. Aqui, a empresa anunciou dois diferentes modelos de CPUs.

Games

Continua após a publicidade

A primeira linha é a chamada H35, voltada para games com foco em aparelhos ultraportáteis. Por conta da arquitetura SuperFin em 10 nm, a Intel garante que parceiros como Acer, Asus, MSI e Vaio conseguem lançar notebooks de até 16 milímetros de espessura.

A CPU de destaque da apresentação foi o Core i7-11375H Special Edition, de quatro núcleos e oito threads, desenvolvido na arquitetura superfina de 10 nm da Intel. A companhia promete que a CPU é capaz de rodar a 5 GHz em clock turbo. Isso por conta da tecnologia Turbo Boost Max 3.0 que eleva o clock base de 3.3 Ghz até os 5.0 GHz. Segundo a companhia, este novo modelo entrega até 15% a mais desempenho no comparativo ao Core i7 de 10ª geração e é voltado para jogos em 4K.

Além disso, o Core i7-11375H Special Edition oferece compatibilidade com PCIe de 4ª geração, com transferência de dados em alta velocidade. A CPU também traz suporte integrado ao Thunderbolt 4, capaz de entregar até 40 Gbps de transferência de dados, tanto para telas quanto para acessórios de armazenamento.

Por fim, o modelo também é compatível com Wi-fi 6E, capaz de se conectar com redes em frequências de 6GHz. O Wi-Fi 6 traz um avanço significativo em velocidade, capaz de suportar conexão de 9,6 Gb/s, enquanto o seu antecessor era capaz de chegar até 3,5 Gb/s.

Continua após a publicidade

De acordo com a Intel, já há 40 diferentes modelos de notebooks sendo fabricados com processadores H35, com lançamento ainda na primeira metade de 2021.

Além do Core i7-11375H Special Edition de quatro núcleos, a Intel também anunciou outro processador de oito núcleos, chamado de H45. Este deve ser um sucessor do H35, também com velocidades de clock alcançando 5 GHz, contando com PCIe 4 Gen, wi-fi 6E e Thunderboldt 4. A expectativa é de que este modelo seja lançado entre maio e junho.

Setores menores

Continua após a publicidade

A Intel também apresentou novos modelos de CPUs voltadas para notebooks empresariais e com foco em educação. Vamos por partes. Para o setor empresarial, a companhia desenvolveu a linha 11ª geração Intel Core vPro. Estes modelos também são desenvolvidos sob a tecnologia SuperFin de 10 nm, para fabricação de aparelhos finos e leves.

A linha vPro foi criada para oferecer maior segurança, alto desempenho e facilidade de gerenciamento remoto. Com a nova linha, a Intel promete que os notebooks tenham até oito vezes melhor desempenho em processamento de IA e seja 2,3 mais veloz em criação e edição de vídeo, em comparação com a geração passada.

A Intel está trabalhando com parceiras para lançar 60 diferentes notebooks com processadores Core i5 e i7 vPro ainda este ano, incluindo modelos de Chromebooks.

Continua após a publicidade

Já para laptops voltados para estudantes, a Intel apresentou outros dois processadores: Intel Pentium Silver e Celeron. O foco aqui é que eles não sejam tão potentes, facilitando o acesso, em desempenhos balanceados. Segundo a Intel, os novos processadores entregam até 35% melhor desempenho em aplicativos, além de 78% em melhoria gráfica em comparação com a geração passada.

Futuro dos desktops

Embora a apresentação tivesse foco em notebooks, no final da apresentação, a companhia também ofereceu detalhes das novas gerações de processadores para desktop. A 11ª geração de CPUs chamada Rocket Lake-S promete 19% em melhoria de desempenho em instruções por ciclo (IPC) em relação à 10ª geração. A Intel deve lançar a linha ainda no primeiro trimestre de 2021, sendo que rumores recentes apontam a chegada em março.

Além disso, a empresa demonstrou sua CPU de 12ª geração, chamada Alder Lake-S, funcionando pela primeira vez em um computador. “O processador da próxima geração representa uma quebra de paradigma significante em arquitetura x86 e é o SoC mais escalável em potência da Intel”, informa comunicado da companhia.

Continua após a publicidade

A expectativa é de que a 12ª geração da Intel seja lançada na segunda metade de 2021.

Fonte: Intel