Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

TEAMGROUP anuncia memórias DDR5-4800 compatíveis com Intel Alder Lake

Por| Editado por Wallace Moté | 18 de Junho de 2021 às 09h30

Link copiado!

Divulgação/Jiahe Jinwei
Divulgação/Jiahe Jinwei

Após anos de muitas discussões e um longo desenvolvimento, o novo padrão de memória RAM DDR5 está finalmente prestes a chegar aos consumidores. A SK Hynix foi uma das primeiras companhias a anunciar módulos no formato no final do ano passado, seguida pela Samsung, em março deste ano. Hoje, é a vez da TEAMGROUP mostrar as próprias novidades baseadas em DDR5.

A empresa anunciou nesta sexta (18) os módulos TEAMGROUP Elite DDR5, primeiros do tipo voltados para desktops comuns. A novidade promete maior velocidade, graças às características do novo padrão, além de consumir menos energia que os atuais módulos DDR4 disponíveis no mercado.

TEAMGROUP Elite é primeiro módulo DDR5 da marca

Continua após a publicidade

Os novos módulos DDR5 da TEAMGROUP chegarão com capacidade de 16 GB cada, sendo compatíveis com configurações em dual-channel de até 32 GB. As memórias são configuradas para sair de fábrica rodando a 4.800 MHz, velocidade já atingida por módulos DDR4, mas apenas em modelos mais premium selecionados.

Segundo a fabricante, os timings da memória serão de CL40-40-40-77, também mais altos do que da atual geração de RAM, mas supostamente compensados pelos clocks maiores. Uma vantagem do DDR5 está na redução do consumo: enquanto módulos DDR4 costumam operar com voltagem de 1,2 V, o novo padrão funcionará com 1,1 V.

A TEAMGROUP também destaca a presença de tecnologia ECC on-die, a Error Correction Code, ou Código de Correção de Erros, em tradução livre. Comum em servidores, o recurso analisa as informações retidas nas memórias constantemente em busca de erros que possam causar falhas críticas, corrigindo-os em seguida. No entanto, é necessário cautela quanto a esse ponto em específico.

Continua após a publicidade

Como aponta o editor sênior do site AnandTech, Dr. Ian Cutress, a tecnologia ECC on-die é diferente da ECC utilizada em servidores. Há de fato correção de erros em cada chip de memória, mas no final das contas isso permite apenas melhorar a quantidade de chips de boa qualidade produzidos.

Para ter um efeito de correção completa que realmente aumente a estabilidade do computador, é necessário haver ECC em todas as etapas do funcionamento do módulo de memória, o chamado module-wide ECC, não apenas nos chips em si. Essa informação não é válida apenas para os modelos anunciados pela TEAMGROUP hoje, como também para lançamentos futuros de outras fabricantes.

Memórias são compatíveis com a família Intel Alder Lake

Continua após a publicidade

A companhia revelou que o novo kit de memória será lançado já no final de junho, estando disponível em lojas como a Amazon EUA, a Newegg, a Amazon Japão e outras revendas por todo o território europeu. Ainda não há informações sobre a disponibilidade do componente em território brasileiro.

Um ponto interessante revelado pelo anúncio é que as memórias DDR5 da TEAMGROUP serão compatíveis com as placas-mãe da série 600 da Intel, ainda não anunciadas. Espera-se que a família 600 seja revelada junto à 12ª geração Alder Lake da empresa, em algum momento do terceiro trimestre de 2021. Isso praticamente confirma os rumores de que a linha Alder Lake será a primeira do mercado com suporte ao padrão DDR5.

Fonte: NeoWin, TEAMGROUP, AnandTech, Dr. Ian Cutress