10 jogos para explorar e conhecer o espaço
Por Lucas Arraz • Editado por Bruna Penilhas |

A ideia de desbravar o espaço sempre foi fascinante para nós, humanos. Apesar de as viagens siderais a turismo já serem realidade, "pegar carona" numa nave espacial e ir para fora da Terra não é nada fácil, comum ou barato. Então, uma das formas mais acessíveis de explorar o espaço ainda é pela ficção.
Para enfrentar os perigos de Destiny 2, o jogador conta com um arsenal de armas e habilidades elementares. Você e seus amigos encarnam um grupo de Guardiões, os defensores da última cidade da humanidade, em um sistema solar sitiado. É possível explorar corpos celestes como a Lua, Europa, Titã e Io. Em breve, o game receberá mais uma expansão paga, chamada de A Bruxa-Rainha.
3. EVE Online (PC)
Assim como Destiny 2, EVE Online é um MMO no espaço, gratuito para começar. O jogo, no entanto, foca mais no gerenciamento de recursos. São mais de 7.000 sistemas solares para explorar, em batalhas PvP ou PvE, ou ainda em missões de mineração e construção de base.
O jogador tem à disposição mais de 350 naves totalmente personalizáveis para pilotar. O objetivo é formar um poderoso império e conquistar novas fronteiras no universo, sozinho ou com amigos.
2. Observation (PS4, Xbox One e PC)
Observation é um jogo tenso, com uma diferente faceta de exploração espacial. O jogador não vai desbravar as fronteiras do universo, mas sim pensar nos perigos do desconhecido e no cotidiano de uma missão interplanetária.
A trama é um thriller psicológico. O jogador assume o papel de S.A.M, uma inteligência artificial de uma estação espacial, que precisa descobrir o que aconteceu com a Dra. Emma Fisher e a tripulação da missão. S.A.M. avança no mistério, operando os sistemas da nave, como as câmeras e as ferramentas da estação. O controle e a mobilidade são limitados, o que aumenta o clima de tensão e o mistério no ar rarefeito do espaço.
1. No Man's Sky (PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series e PC)
No Mans Sky é uma aventura de ficção científica e sobrevivência espacial em constante expansão. O jogo utiliza uma fórmula procedural para gerar mais de 18 quintilhões de planetas únicos, com solos, rochas, fauna, flora e até cidades inteiras para o jogador conhecer.
Os desenvolvedores de No Man’s Sky estimam que o jogador vai precisar de pelo menos 585 bilhões de anos para ver todos os mundos do jogo. Você pode tentar conhecer um número máximo deles sozinho ou com até 32 amigos no modo multiplayer.
Em cada mundo, é possível plantar, construir e interagir com vidas e vilas. Frontiers, o grande pacote de conteúdo lançado em setembro, incrementou o sistema de construção de bases e apresentou a mecânica das colônias. Com a funcionalidade, o jogador pode interagir e até se tornar uma espécie de prefeito de cidades extraterrestres. Conheça mais do universo de No Man’s Sky nessa reportagem do Canaltech.