Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

10 jogos para explorar e conhecer o espaço

Por| Editado por Bruna Penilhas | 11 de Novembro de 2021 às 10h00

Link copiado!

Gerd Altmann/Pixabay
Gerd Altmann/Pixabay

A ideia de desbravar o espaço sempre foi fascinante para nós, humanos. Apesar de as viagens siderais a turismo já serem realidade, "pegar carona" numa nave espacial e ir para fora da Terra não é nada fácil, comum ou barato. Então, uma das formas mais acessíveis de explorar o espaço ainda é pela ficção.

Muitos jogos usam o fascínio da humanidade pelo desconhecido do universo e baseiam mecânicas e histórias nas viagens espaciais. Se você se imagina viajando pelo cosmos, mas não é amigo do Jeff Bezos, o Canaltech listou os melhores jogos para explorar o espaço com um controle na mão. Confira:

10. The Outer Worlds (PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series, Nintendo Switch, PC)

Continua após a publicidade

A desenvolvedora Obsidian utilizou o que aprendeu na criação de Pillars of Eternity e dos jogos mais recentes de South Park para criar The Outer Worlds. A aventura mistura fantasia com boas doses de bom humor, em uma história que tem um universo inteiro como pano de fundo.

The Outer Worlds coloca o jogador para explorar os confins do espaço, em mundos abertos, enquanto tenta colocar fim a uma conspiração que pode destruir os esforços de colonização das mais diversas formas de vida. Espere encontrar planetas desconhecidos, recursos a serem explorados e facções de alienígenas nem sempre bondosas neste jogo em primeira pessoa.

Além da riqueza de cenários, o que faz The Outer Worlds tão legal é a trama, que responde e muda de rumo, seguindo as decisões do jogador e como ele irá interagir com a vida de cada novo planeta. O jogo tem uma sequência confirmada, ainda sem uma janela de lançamento.

Continua após a publicidade

9. Outer Wilds (PS4, Xbox One, Nintendo Switch e PC)

Outer Wilds apresenta uma aventura espacial com visão única, desenvolvida pela equipe independente do estúdio Limited Run Games. Aqui, o jogador encarna o mais novo recruta do Outer Wilds Ventures, um programa espacial que busca respostas em um sistema solar estranho, preso em um loop temporal infinito de 22 minutos.

O jogador precisa encontrar respostas em áreas do espaço perigosas, antes que o tempo reinicie. Os mistérios compõem um clima de melancolia e suspense e, ao mesmo tempo, que fascina. Além de planetas que mudam com o avançar do tempo, Outer Wilds possui diferentes finais, prendendo a atenção de qualquer explorador.

Continua após a publicidade

8. Mass Effect: Legendary Edition (PS4, Xbox One e PC)

Em uma mistura de ação com tiros, narrativa interativa e cenas inspiradas em filmes de aventura, a franquia Mass Effect é uma verdadeira saga pelo espaço, tornando-se uma grande referência entre RPGs . A coletânea Legendary Edition, lançada em 2020, reúne todo o conteúdo básico e as mais de 40 DLCs da trilogia, tudo remasterizado e otimizado para os consoles mais recentes.

Continua após a publicidade

Nos três jogos da BioWare, o jogador irá decidir como a história vai se desenrolar. As escolhas em cada etapa são transportadas para o jogo seguinte, influenciando o resultado de cada missão, relacionamento e até o destino da galáxia. No controle, quem quiser desbravar o universo de Mass Effect ainda tem a opção de personalizar o (ou a) protagonista Comandante Shepard, optando pela aparência, gênero, habilidades e arsenal de armas.

7. Star Wars: Squadrons (PS4, Xbox One, Xbox Series e PC)

O combate de caça estelar é uma das partes mais presentes da saga Star Wars nos cinemas e também o foco de Squadrons, título multiplayer de ação online lançado pela EA Motive em 2020. O jogo tem a proposta de trazer a adrenalina das lutas espaciais, com visão em primeira pessoa e um convite para formar um esquadrão com amigos.

Continua após a publicidade

O controle faz o jogador assumir os motores de caças estelares, tanto da frota da Nova República, quanto da frota imperial. A bordo de um X-wing ou caça TIE, é possível se imaginar atravessando o espaço em alta velocidade. Uma opção que deixa a exploração e os combates mais frenéticos é o suporte a dispositivos de realidade aumentada, como o PlayStation VR. Squadrons ainda possui duas versões de uma campanha para um jogador, com eventos que se passam após “O Retorno de Jedi”.

6. Astroneer (PS4, Xbox One, Nintendo Switch e PC)

Continua após a publicidade

Astroneer é uma aventura em que jogadores precisam trabalhar em equipe para construir bases personalizadas e criar tudo que precisam para sobreviver. O jogo é um “Minecraft do espaço”, com trama ambientada durante a ainda fictícia era de descobrimento intergaláctico.

Para sobreviver aos ambientes extraterrestres do game, a equipe de astronautas precisa usar a criatividade e engenhosidade para ultrapassar desafios. Ao todo, são 7 planetas para visitar no jogo, cada um com camadas de cavernas, diferentes áreas e núcleos exploráveis.

5. Surviving Mars (PS4, Xbox One e PC)

Continua após a publicidade

Quando falamos de espaço, Marte é com certeza um dos planetas do nosso sistema solar que mais despertam curiosidade. Explorando essa ideia, Surviving Mars é um jogo independente que desafia o jogador a tomar conta do planeta vermelho e construir as primeiras colônias humanas funcionais por lá.

Para isso, o jogador vai precisar vencer desafios em uma jogabilidade de gerenciamento, coletando suprimentos como oxigênio, e tentando sair vivo de tempestades de areia. Em resumo, Surviving Mars é um jogo de construção e ficção-científica sobre colonizar Marte e sobreviver ao processo. Uma boa pedida para quem gosta de imaginar como seria manter uma colônia humana em outro planeta. No processo da aventura, o jogador precisará pesquisar novas possibilidades de estruturas, cultivar comida, buscar minerais e manter os colonos vivos.

4. Destiny 2 (PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series e PC)

Continua após a publicidade

Destiny 2 não possui apenas um universo com planetas deslumbrantes para descobrir, como uma história densa e capaz de prender o jogador. O título da Bungie é um FPS online com toques de MMORPG, modos PvP, lutas cooperativas contra chefes e arcos de história. O que não falta, é conteúdo para jogar. E o melhor: o jogo é gratuito para começar.

Para enfrentar os perigos de Destiny 2, o jogador conta com um arsenal de armas e habilidades elementares. Você e seus amigos encarnam um grupo de Guardiões, os defensores da última cidade da humanidade, em um sistema solar sitiado. É possível explorar corpos celestes como a Lua, Europa, Titã e Io. Em breve, o game receberá mais uma expansão paga, chamada de A Bruxa-Rainha.

3. EVE Online (PC)

Continua após a publicidade

Assim como Destiny 2, EVE Online é um MMO no espaço, gratuito para começar. O jogo, no entanto, foca mais no gerenciamento de recursos. São mais de 7.000 sistemas solares para explorar, em batalhas PvP ou PvE, ou ainda em missões de mineração e construção de base.

O jogador tem à disposição mais de 350 naves totalmente personalizáveis para pilotar. O objetivo é formar um poderoso império e conquistar novas fronteiras no universo, sozinho ou com amigos.

Continua após a publicidade

2. Observation (PS4, Xbox One e PC)

Observation é um jogo tenso, com uma diferente faceta de exploração espacial. O jogador não vai desbravar as fronteiras do universo, mas sim pensar nos perigos do desconhecido e no cotidiano de uma missão interplanetária.

A trama é um thriller psicológico. O jogador assume o papel de S.A.M, uma inteligência artificial de uma estação espacial, que precisa descobrir o que aconteceu com a Dra. Emma Fisher e a tripulação da missão. S.A.M. avança no mistério, operando os sistemas da nave, como as câmeras e as ferramentas da estação. O controle e a mobilidade são limitados, o que aumenta o clima de tensão e o mistério no ar rarefeito do espaço.

1. No Man's Sky (PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series e PC)

No Mans Sky é uma aventura de ficção científica e sobrevivência espacial em constante expansão. O jogo utiliza uma fórmula procedural para gerar mais de 18 quintilhões de planetas únicos, com solos, rochas, fauna, flora e até cidades inteiras para o jogador conhecer.

Os desenvolvedores de No Man’s Sky estimam que o jogador vai precisar de pelo menos 585 bilhões de anos para ver todos os mundos do jogo. Você pode tentar conhecer um número máximo deles sozinho ou com até 32 amigos no modo multiplayer.

Em cada mundo, é possível plantar, construir e interagir com vidas e vilas. Frontiers, o grande pacote de conteúdo lançado em setembro, incrementou o sistema de construção de bases e apresentou a mecânica das colônias. Com a funcionalidade, o jogador pode interagir e até se tornar uma espécie de prefeito de cidades extraterrestres. Conheça mais do universo de No Man’s Sky nessa reportagem do Canaltech.