Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Como ativar e jogar o cross-play em Destiny 2

Por| Editado por Guadalupe Carniel | 04 de Outubro de 2021 às 14h00

Link copiado!

Divulgação/Bungie
Divulgação/Bungie

Destiny 2 é um jogo de tiro em primeira pessoa desenvolvido pela Bungie e que é gratuito para PCs e consoles. Desde agosto de 2021, o game ganhou a função de cross-play, que permite que jogadores se adicionem para jogar o título juntos, mesmo em plataformas diferentes.

Apesar de ser um recurso dentro do próprio game, pode ser que alguns jogadores ainda não saibam como utilizá-lo, principalmente depois que a Bungie implementou um sistema de tags junto ao nome dos jogadores. A seguir, veja como usar o cross-play em Destiny 2.

O que é Destiny 2?

Continua após a publicidade

Destiny 2 é a sequência do jogo original lançado em 2014 para consoles PlayStation e Xbox. Desenvolvido pela Bungie, a mesma responsável por criar a franquia Halo, o game tem visão de tiro em primeira pessoa (First Person Shooter ou FPS, no inglês) e possui elementos de MMORPG (Massive Multiplayer Online Role-Playing Game), em que você pode evoluir o nível do seu personagem e atribuir habilidades e poderes específicos a eles.

Com um pano de fundo em ficção científica, a trama de Destiny 2 se passa 800 anos no futuro, após um evento apocalíptico dizimar quase toda a humanidade. Você assume o papel de um Guardião, que deve enfrentar forças alienígenas para recuperar os planetas do sistema solar e descobrir mistérios de milhões de anos.

Destiny 2 pode ser jogado no PC, PS4, PS5, Xbox One e Xbox Series X|S. O jogo base é gratuito, porém expansões e passes de temporada pagos são lançados a cada quatro ou cinco meses.

O que é e como funciona o cross-play em Destiny 2?

O sistema de cross-play em Destiny 2 funciona por meio de um nome nos servidores da Bungie, o "Apelido Bungie" (Bungie Name, no inglês). Esse nome é como se fosse uma identidade de uso único para todas as plataformas em que o jogo está disponível, e é por ele que as outras pessoas poderão te encontrar no game.

O nome é composto pelo seu nome de usuário e um código composto por jogo da velha (#) e quatro números. Essa combinação é gerada aleatoriamente na primeira plataforma em que você fizer login em Destiny 2 a partir da Temporada 15, que teve início em agosto de 2021. Portanto, se você abrir o jogo pela primeira vez no PS5, por exemplo, seu nome de usuário da PSN será usado para gerar seu Apelido Bungie.

Continua após a publicidade

Não são aceitos nomes com palavras ou expressões ofensivas. Até o momento, não é possível alterar essa tag única para cada jogador, mas a Bungie já afirmou que essa possibilidade deverá estar disponível até o final de 2021.

Sobre o cross-play propriamente dito, a Bungie separou o matchmaking (busca por partidas online) em duas frentes. A primeira é no multiplayer competitivo: neste caso, o cross-play não é habilitado, o que significa que jogadores de console só formarão esquadrões com quem jogando console e não serão cruzados com jogadores de PC, e vice-versa.

Enquanto isso, a segunda frente é para atividades Player versus environment (PvE), ou seja, missões que os jogadores enfrentam a inteligência artificial do game, e não outras pessoas. Para esses modos em específico, o cross-play abrange todas as plataformas. E com a vantagem de que os jogadores podem usar o chat in-game de Destiny 2 para conversarem entre si.

Como ativar e jogar o cross-play em Destiny 2

Continua após a publicidade

No PC ou console

Passo 1: abra o jogo no console ou PC e selecione seu personagem.

Note que, acima dos emblemas de jogador, à direita da tela, fica o seu Apelido Bungie. Aqui no exemplo, o meu fica "caiocrvo#4172". Você pode compartilhar seu apelido com outras pessoas para que elas te adicionem no sistema da Bungie.

Continua após a publicidade

Passo 2: quando seu personagem estiver na órbita do jogo, vá na opção “Abrir navegador”.

Passo 3: selecione “Elenco”.

Continua após a publicidade

Passo 4: no pequeno menu à esquerda da tela, vá em “Gerenciar convites”. É a opção com o ícone de um envelope.

Passo 5: na barra de busca, digitei nome do amigo que você quer adicionar ou enviar um convite. Lembrando que, além do primeiro nome, é necessário colocar jogo da velha (#) mais os quatro números do Apelido Bungie.

Continua após a publicidade

Passo 6: ao encontrar o jogador, clique em cima do nome dele e selecione “Enviar Pedido de Amizade Bungie” ou “Convidar para o esquadrão”.

No site da Bungie

Passo 1: acesse o site Bungie.net.

Continua após a publicidade

Passo 2: no canto superior direito da tela, e vá em “Minha conta” e selecione uma plataforma para acessar seu perfil. Se for o seu primeiro acesso, clique em “Junte-se" e siga as instruções para completar o cadastro.

Passo 3: após se logar no site, ainda no canto superior direito da tela, selecione a barra de busca (com o ícone de uma lupa).

Continua após a publicidade

Passo 4: digite o Apelido Bungie da pessoa que você quer adicionar. Se ela jogar em mais de uma plataforma, esceolha a que você preferir.

Passo 5: no perfil do outro jogador, no menu à esquerda da tela, clique em “Enviar pedido de amizade”.

Continua após a publicidade

Passo 6: para aceitar novos pedidos de amizade, clique no ícone com dois bonecos, no canto superior direito da tela, para abrir a seção "Amizades Bungie". Todas as solicitações pendentes ficam agrupadas aqui.

No celular

Passo 1: baixe o aplicativo Destiny 2 Companion no Android ou iOS.

Continua após a publicidade

Passo 2: após fazer login com seus dados pessoais, toque em “Mais”, no menu inferior.

Passo 3: selecione a opção "Amigos".

Passo 4: no canto superior direito da tela, toque em "Adicionar amigos".

Passo 5: você tem a opção de importar sua lista de amigos de outras plataformas, como também pesquisar por novos amigos. Ao encontrá-los, toque em "Adicionar amigo", independentemente se eles jogam em um dispositivo diferente do seu.

Pronto! Agora você e aquele jogador podem explorar os mundos de Destiny 2 mesmo jogando de diferentes plataformas.

Fonte: Bungie