Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Deu tudo certo! Jeff Bezos voa ao espaço em foguete da Blue Origin

Por| Editado por Patricia Gnipper | 20 de Julho de 2021 às 10h50

Link copiado!

Blue Origin
Blue Origin

Na manhã desta terça-feira (20), dia marcado pelo 52º aniversário do pouso da missão Apollo 11 na Lua, Jeff Bezos, fundador da Blue Origin, inaugurou o turismo espacial de sua empresa. O bilionário, acompanhado por seu irmão Mark Bezos, a aviadora Wally Funk e o jovem Oliver Daemen, realizou o primeiro voo comercial totalmente tripulado do sistema New Shepard, que faz voos suborbitais.

O veículo, cujo nome homenageia Alan Shepard, o primeiro norte-americano a ir ao espaço, é um sistema reutilizável composto por uma cápsula e um foguete, criado espacialmente para levar pessoas e cargas úteis ao espaço. Até então, já foram feitos 15 voos suborbitais de testes, sendo que hoje foi a primeira vez que uma tripulação voou ao espaço a bordo do foguete. Assim, às 9h17, no horário de Brasília, um carro foi ao centro de treinamento para buscar os astronautas e levá-los à base de lançamentos.

Continua após a publicidade

Eles chegaram ao local após cerca de 10 minutos e, liderados por Wally Funk, subiram pela torre de lançamentos às 9h26. Dez minutos depois, os irmãos Bezos, Funk e Daemen avançaram para entrar na cápsula do sistema. A escotilha foi fechada por volta das 9h40, seguida das checagens finais de vedação para que os astronautas pudessem finalmente voar rumo ao espaço.

O foguete decolou às 10h12, no horário de Brasília. Após ser acelerado até alcançar a velocidade de 3.700 km/h, a cápsula foi liberada acima da Linha de Kárman aos três minutos de voo. Trata-se da fronteira imaginária que determina o limite entre a Terra e o espaço, a 100 km de altitude, e foi neste momento que os astronautas deixaram seus assentos e experimentarem quatro minutos de sensação de ausência de peso.

Já aos sete minutos de voo, o foguete voltou para um pouso suave no solo, sendo seguido da cápsula, que foi desacelerada por paraquedas. O voo foi finalizado por volta das 10h20 com um pouso seguro, enquanto os astronautas comemoravam a experiência e o sucesso da empreitada. Eles deixaram a cápsula cerca de dez minutos depois, enquanto familiares e membros da empresa os aguardavam.

Conheça a tripulação

O voo de hoje contou com Jeff Bezos, fundador da Amazon e da Blue Origin — mas que, recentemente, deixou o comando da gigante de vendas para se dedicar a outros negócios, incluindo as empreitadas espaciais. Bezos sonhava em ir ao espaço desde a adolescência e convidou Mark Bezos, seu irmão, para acompanhá-lo neste dia. Mark tem algumas ações na Amazon, é co-fundador da HighPost Capital e integra o conselho de liderança da Robin Hood, uma organização sem fins lucrativos que luta contra a pobreza

Além deles, a tripulação conta também com a piloto Wally Funk. Ela foi uma das 13 mulheres do grupo Mercury 13, que, embora tivessem todas as competências para se tornarem astronautas, foram impedidas pela NASA e não puderam seguir adiante nos anos 1960. Agora, aos 82 anos, ela foi convidada por Bezos para se juntar à tripulação, cruzando a fronteira do espaço e tornando-se hoje a pessoa mais velha a sair do planeta — o recorde anterior era de John Glenn, quebrado em 1998.

Continua após a publicidade

Por fim, o último tripulante é Oliver Daemen, um jovem de 18 anos que pretende estudar física na Universidade de Utrecht, na Holanda. Na verdade, o assento dele a bordo do voo inaugural seria ocupado pelo vencedor anônimo do leilão realizado pela Blue Origin, mas, devido a conflitos na agenda, a pessoa precisou adiar seu voo. Assim, Daemen tornou- se o primeiro cliente pagante da Blue Origin, sendo também a pessoa mais jovem a chegar ao espaço.

Você pode assistir à reprise do voo completo na transmissão abaixo, realizada pela Blue Origin nesta terça-feira (20):