SAIU O RESULTADO DO SORTEIO DO PRÊMIO CANALTECH!CONFERIR
Publicidade
EA

EA

Fundação

28 de maio de 1982 em Estados Unidos

A Electronic Arts, conhecida mundialmente pela sigla EA, é uma empresa que desenvolve e distribui jogos eletrônicos, fundada nos Estados Unidos, em 1982, por Trip Hawkins, Bing Gordon e Tim Mott.

A empresa cresceu radicalmente desde o lançamento de seus primeiros jogos, que chegaram ao mercado em maio de 1983. A Electronic Arts mirava as plataformas da época, como Apple II, Commodore 64, Amiga, Macintosh e IBM PC, além do Atari 800.

Atualmente, a empresa se estabeleceu como um dos nomes mais importantes da indústria de videogames. A EA controla algumas das franquias mais aclamadas da história, como Need for Speed, The Sims, Battlefield, Dead Space, Mass Effect, Dragon Age, Medal of Honor e muitas outras.

A companhia também se estabeleceu com o selo EA Sports, que desenvolve alguns dos games esportivos mais importantes do mercado. Por décadas, a companhia teve os direitos de uso da marca Fifa, mas Fifa 23 foi o último game da franquia. A partir de 2023, os jogos de futebol ganham o nome da própria empresa.

Além disso, a empresa desenvolve e distribui jogos de UFC; Madden NFL, de futebol americano; PGA Tour, de golfe; NHL, de hóquei no gelo; e F1, de automobilismo.

A empresa também conta com sua plataforma própria de venda de jogos para PC, antigamente chamada de Origin, mas que se transformou em EA App. 

A Electronic Arts também desenvolveu o serviço por assinatura EA Play, com o qual jogadores têm acesso a um catálogo com vários jogos da empresa com pagamentos recorrentes.