Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Turismo espacial: conheça todas as pessoas comuns que já foram ao espaço

Por| Editado por Patricia Gnipper | 15 de Setembro de 2021 às 16h23

Link copiado!

Gerd Altmann/Pixabay
Gerd Altmann/Pixabay

Gente, hoje tenho uma novidade incrível pra contar! Nesta quarta-feira (15), a SpaceX vai realizar a missão espacial Inspiration4. Ela será a primeira formada apenas por pessoas comuns, sem a companhia de astronautas profissionais a bordo. Assim, o lançamento do foguete Falcon 9 levando o grupo está programado para acontecer hoje às 21h (horário de Brasília). E você vai poder acompanhar as principais novidades da missão aqui no Canaltech!

Os turistas espaciais Jared Isaacman, Hayley Arceneaux, Sian Proctor e Chris Sembroski vão viajar na nave Crew Dragon, da SpaceX, para chegar à órbita da Terra. Então, esse será oficialmente o começo da “era do turismo espacial”!

É verdade que a Virgin Galactic e Blue Origin fizeram voos com civis neste ano, mas, tem uma pegadinha aí: elas fizeram voos suborbitais e rapidinhos, de apenas alguns minutos, enquanto a Inspiration4 vai ser uma missão orbital de verdade — as quatro pessoas vão passar cerca de 3 dias orbitando nosso planeta. Isso é demais! Já imaginou passar alguns dias ao redor da Terra, admirando a beleza do nosso mundo lá do alto?

Mas olha só: você sabia que, no passado, outras pessoas comuns já tiveram o privilégio de ir pro espaço? Nesta matéria, você vai descobrir quem são esses felizardos, quando eles fizeram esse passeio incrível e vai ficar por dentro de tudo sobre as pessoas que semearam o caminho do turismo espacial, que está começando a se concretizar agora. Veja nas próximas linhas!

Conheça as pessoas comuns que já foram para o espaço

Dennis Tito

Em 2001, Dennis Anthony Tito, engenheiro e empresário americano, se tornou o primeiro turista espacial financiando sua própria viagem, quando passou 8 dias em órbita como membro da tripulação da missão ISS EP-1, que viajou à Estação Espacial Internacional (ISS). Essa missão foi lançada pela espaçonave russa Soyuz TM-32 em 28 de abrir de 2001.

Mark Shuttleworth

Em 2002, Mark Richard Shuttleworth empresário sul-africano-britânico fundador e CEO da Canonical, empresa responsável pelo desenvolvimento do sistema Ubuntu baseado em Linux, se tornou o primeiro sul-africano a viajar para o espaço como turista espacial. Ele viajou a bordo da espaçonave russa Soyuz TM-34 em 25 de abril de 2002 com destino à ISS, onde passou 10 dias em órbita.

Gregory Olsen

Em 2005, Gregory Hammond Olsen, engenheiro, empresário e cientista norte-americano, foi a terceira pessoa a participar do turismo espacial em uma viagem para ISS, a bordo da espaçonave Soyuz TMA-7 em 1 de outubro de 2005. Durante a viagem, ele passou 10 dias na órbita terrestre, através da empresa Space Adventures.

Anousheh Ansari

Em 2006, Anousheh Ansari, engenheira e co-fundadora da Prodea Systems, se tornou a primeira iraniana no espaço, e também a primeira mulher a participar do turismo espacial autofinanciado. Assim, com destino à ISS, ela foi tripulante da missão Soyuz TMA-9 em 20 de setembro de 2006, quando passou 10 dias em órbita terrestre, também através da companhia Space Adventures.

Charles Simonyi

Em 2007, Charles Simonyi, programador húngaro líder do grupo de aplicativos da Microsoft, se tornou a quinta pessoa a participar do turismo espacial, e o segundo húngaro no espaço. Com destino à ISS, ele foi tripulante da espaçonave Soyuz TMA-10 em 7 de abril de 2007, passando 10 dias em órbita terrestre.

Dois anos mais tarde, ele fez uma segunda viagem espacial com a Space Adventures, a bordo da Soyuz TMA-14 em 26 de março de 2009, quando passou 14 dias em órbita terrestre. Acho que ele gostou de ir para o espaço, né?

Richard Garriott

Em 2008, Richard Allen Garriott de Cayeux, empresário e desenvolvedor de games americano, se tornou a sexta pessoa a participar do turismo espacial privado. Ele fez parte da tripulação do Soyuz TMA-13 com destino à ISS em 12 de outubro de 2008, passando 12 dias fora da Terra. Durante sua estadia na ISS, ele gravou um filme de ficção científica chamado Apogee of Fear.

Guy Laliberté

Em 2009, Guy Laliberté, empresário canadense e co-fundador do Cirque du Soleil, foi a sétima pessoa a participar do turismo espacial privado. Ele fez parte da tripulação do Soyuz TMA-16 através da Space Adventures com destino à ISS em 30 de setembro de 2009, onde ele passou 12 dias.

Seu voo espacial foi dedicado à conscientização sobre as questões hídricas enfrentadas pela humanidade. O evento foi acompanhado por um programa de webcast de 120 minutos com várias apresentações artísticas em 14 cidades dos cinco continentes.

Depois disso, vieram os voos suborbitais mencionados no início desta matéria, com as equipes a bordo da viagem da Virgin Galactic e da Blue Origin. Agora, chega a hora dos passageiros da Inspiration4 com a SpaceX, e fica a pergunta: quem serão os próximos turistas espaciais a fazerem parte desta lista? Será que as férias do futuro próximo terão como destino comum a órbita da Terra? Parece que sim, hein!

Gostou dessa matéria? Compartilhe essa curiosidade com seus amigos!