Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

ASUS ROG Ally | Novo PC portátil tem suposta ficha técnica vazada

Por| Editado por Wallace Moté | 18 de Abril de 2023 às 12h15

Link copiado!

(Imagem: Reprodução/ASUS)
(Imagem: Reprodução/ASUS)

Muito aguardado por ser o primeiro console/PC portátil a ser lançado globalmente (inclusive no Brasil), o ASUSROG Ally acaba de ter supostos novos detalhes de sua ficha técnica, além de possíveis números de modelo, vazados. As informações são conflituosas: enquanto um vazamento sugere que o aparelho não deve exatamente usar um chip customizado como se esperava, contando, na verdade, com um processador similar ao de concorrentes, o outro já entrega o nome diferenciado do componente.

Os detalhes foram encontrados em certificações emitidas por órgãos ao redor do mundo, que indicam que o dispositivo deve estrear equipado com um processador AMD Ryzen 7 7840U. Como o nome indica — e já foi confirmado pela ASUS —, a CPU possui 8 núcleos Zen 4 de última geração, com 16 threads, além da GPU Radeon 780M de 12 Unidades Computacionais RDNA 3, a arquitetura adotada nas placas RX 7000 recém-lançadas. A documentação indica ainda que o componente estará acompanhado de 16 GB de RAM.

Continua após a publicidade

O que surpreende nessas informações é o fato de um chip comum da linha ser mencionado, contrariando o que a fabricante taiwanesa havia apontado no anúncio. Esperava-se que o ROG Ally utiliza-se um "processador customizado", aos moldes do que seu principal concorrente, o Steam Deck, apresenta. Dito isso, é preciso ter em mente que há chances do modelo finalizado à venda trazer alguma modificação baseada nesse chip, como clocks mais altos ou alguma variação no consumo.

Reforçando essa teoria, o que parece ser o slide de uma apresentação oficial da gigante também foi vazado, apontando o uso do "AMD Ryzen Z1" — não se pode descartar a possibilidade deste chip ser baseado no Ryzen 7 7840U. O material em questão possui mais detalhes interessantes: o portátil deve ter suporte a Dolby Atmos, suportar cartões Micro SD no formato UHS-II mais veloz, apresentar uma versão especial do Armoury Crate, o app de gerenciamento da linha ROG, e ser compatível com outros acessórios da família gamer da ASUS.

Um dos pontos que mais chamam atenção é seu peso de 608 gramas, valor abaixo dos 669 gramas do Steam Deck, mas que ainda deve causar alguns problemas para quem gosta de segurar o dispositivo sem apoio. O "design ergonômico" poderia salvar o dia nesse caso, mas é preciso aguardar por testes mais aprofundados, depois que o aparelho for oficialmente apresentado.

Independente do conflito, as certificações apontam os números de modelo da novidade, que deve atender por RC71L e RC71X. Não há detalhes de como essas variantes se diferenciariam uma da outra, mas a expectativa é que haja apenas modificações no armazenamento ou mesmo de região, considerando o funcionamento de outros notebooks da fabricante. O ASUS ROG Ally ainda não possui uma data definida de lançamento, mas a marca já confirmou que a estreia ocorrerá "antes do que esperamos", com "preço competitivo" frente ao Steam Deck.

Fonte: via VideoCardz